Logomarca Amo Meu Pet

Groomer apresenta filhote de cachorro mistura de chow-chow com pug

"Só identificamos a prenhes quando ela ficou 'gordinha'".

Por
em Cães

Você já viu um filhote de cachorro mistura das raças chow-chow com pug? O groomer Jefferson Carvalho, que reside em Feira de Santana, Bahia, apresentou essas lindezas em suas redes sociais. Jefferson até brinca, dizendo que devido ao cruzamento, nasceram os 'pugshows'.

No vídeo que compartilhou em seu perfil do TikTok no dia 18 de agosto, Jefferson primeiramente apresenta a  cachorrinha mãe, da raça pug. Depois, o pai chow-chow, e em seguida o filhote (a mãe deu à luz a seis filhotes; o groomer ficou com um e doou os outros).

O pug, reconhecido pelo American Kennel Club (AKC), é um cão pequeno de temperamento adorável. Possui cabeça arredondada, olhos expressivos e pelagem curta em tons de prata a fulvo. Sua personalidade é carinhosa e sociável, adorando a companhia de pessoas e outros animais.

Embora não sejam os mais obedientes, são aprendizes capazes com treinamento positivo. Porém, problemas de saúde, como dificuldades respiratórias devido ao focinho achatado e questões oculares, podem surgir.

Com níveis moderados de energia, apreciam brincadeiras e cochilos, tornando-os excelentes companheiros de vida.

Já o chow-chow, conforme o AKC é distinto e poderoso. Com tamanho médio, possui uma pelagem densa e ereta que pode ser de várias cores. Seu semblante peculiar inclui olhos profundos e língua azul-preta. Essa raça é conhecida por sua independência e lealdade à família, mas também pode ser reservada com estranhos.

Sua personalidade única pode resultar em temperamento dominante, exigindo socialização e treinamento desde cedo.

É essencial garantir exercícios regulares e atenção à saúde bucal. O chow-chow é um companheiro orgulhoso, enigmático e, com manejo adequado, pode ser um membro carinhoso da família.

Dadas as características dos pais, como será que ficaram os filhotes? A aparência resultou em uma adorável mistura!

O focinho é semelhante ao do chow-chow; os internautas até brincaram, dizendo que essa 'versão' melhorou, corrigindo a respiração do pug.

Ao Amo Meu Pet, Jefferson compartilhou que a cruza aconteceu quando saiu para trabalhar.

“Ela estava no cio, mas não demonstrou que estava. Na minha frente ela não se oferecia. Só identificamos a prenhes quando ela ficou 'gordinha'. A trouxe aqui na clínica para fazer exame e ver o que estava acontecendo.”

“Foi um choque. Chorei, ri e entrei em desespero. Mas aqui tem um hospital onde cuido do meu pet e me orientaram que estava tudo bem, era só observar caso ela não conseguisse parir”, relatou. “Aí fariam uma intervenção cirúrgica para evitar o sofrimento. O parto dela foi assistido, pois começou normalmente e os veterinários acompanharam”.

O groomer contou que há anos possui os cães. Eles servem de modelos nos cursos que oferece, e ele não via a necessidade de castrá-los. No entanto, após esse incidente, ele passou a fazer a esterilização nas fêmeas.

“Meus cães significam tudo. Foi por causa deles que decidi empreender no ramo pet e me tornar um profissional de banho e tosa, um groomer”.

Jefferson mencionou que não ficou com todos os filhotes devido a já possuir oito cães. Para cobrir as despesas do parto, afirmou que os vendeu a pessoas responsáveis, já que, na época, estava passando por dificuldades financeiras.

Confira o vídeo.

O que achou dos pugshows? Deixe nos comentários.

A importância da castração

Segundo o centro de resgate Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals (RSPCA), a castração é fundamental para o cuidado dos animais de estimação. Além de controlar a reprodução indesejada, ela previne doenças e melhora comportamentos. Reduzir a superpopulação evita animais abandonados e alivia abrigos.

A cirurgia reduz riscos de tumores e infecções em fêmeas, e problemas de próstata em machos. Comportamentalmente, diminui agressividade, marcação de território e fugas. Conversar com um veterinário é essencial para determinar o momento adequado da castração e entender seus possíveis impactos na saúde. 

Veja também este vídeo:

Notícias engraçadas de cachorros e gatos no Jornalzinho Amo Meu Pet desta semana

Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube