Como está o gato que caiu de um penhasco de 20 metros de altura?

Por
em Gatos

Que os gatos têm 7 vidas, a gente sabe - ou acredita -, o problema é que um bichano muito maluquinho decidiu testar a teoria e gastar todas elas ao cair de um penhasco de 20 metros. Por mais inacreditável, ele sobreviveu e parece ocupar seu tempo com um novo desafio.

Ainda sem nome, o gato saltador virou notícia em boa parte do mundo com sua travessura épica. O incidente com desfecho inacreditável ocorreu na quarta-feira (30), na enseada Cala Del Pinets, em Benissa, na Espanha.

Após a queda, a polícia local foi chamada, e alguns agentes desceram cautelosamente o penhasco.

Segundo o meio de comunicação Información, apesar do grande susto, o gatinho tinha poucos ferimentos ao considerar o tamanho da queda.

Nem os policiais e os banhistas que curtiam o dia na praia acreditavam que ele poderia ter sobrevivido a uma queda de 20 metros.

No entanto, alguns miados e movimentos lentos revelaram que o gato ainda estava vivo e precisava de atendimento médico.

Rapidamente, os agentes levaram o bichano até uma clínica local, onde ele se recupera do grande susto. Enquanto isso, ele aguarda que sua família apareça e o leve para casa.

Caramba, parece inacreditável, não é? Acredite ou não, gatos caírem de alturas impressionantes e sobreviverem é bem comum. Até esse fenômeno é conhecido como síndrome do gato paraquedista e já ganhou a atenção de grandes estudiosos.

Síndrome do gato paraquedista

A síndrome do gato parequedista descreve o fenômeno em que gatos caem de alturas consideráveis, muitas vezes de edifícios altos ou penhascos, e surpreendentemente sobrevivem com lesões relativamente menores ou, às vezes, sem lesões graves.Um estudo publicado ainda em 2004 pelo Journal of Feline Medicine and Surgery avaliou 119 casos de gatos que caíram de alturas impressionantes, e, acredite ou não, 96,5% dos bichanos sobreviveram aos 'pulos gigantes'. Mas, como isso é possível?

De acordo com o portal Cats, isso se deve ao fato de os gatos possuírem um reflexo de endireitamento que lhes permite cair de pé. No entanto, isso não garante que um gato sobreviva a uma queda do Empire State Building.

Para entender melhor, quando os bichanos caem, eles se endireitam ao cair e tentam ficar de pé. As pernas estendidas funcionam como um paraquedas e minimizam o trauma no corpo.

Mas calma lá, isso não significa que os gatos sejam invulneráveis a quedas de alturas elevadas. Mesmo que eles tenham essa habilidade natural, lesões graves ainda podem ocorrer, por isso, os tutores devem investir em medidas preventivas principalmente em áreas elevadas, como varandas ou janelas.

Redatora.