'Muito inteligente': Cão shih-tzu com limitação física tem ideia genial para descer do sofá sem se machucar

Por
em Comportamento

Ester Carvalho groomer (banhista e tosadora) tem viralizado no Tik Tok ao postar conteúdos relacionados a humor, rotina e trabalho. Uma publicação realizada em 20 de setembro não foi diferente, neste dia Ester postou um vídeo sobre Cleitinho, um shih-tzu especial. Cleitinho não tem uma das patas dianteiras e deixou todo mundo impressionado com sua habilidade de caminhar nas patas traseiras.

Neste vídeo em questão, Ester mostra cada etapa do banho, como limpar a cera do ouvido do cão, primeira enxaguada para molhar o pelo e receber o shampoo, esfregar as patas (até mesmo a pata da deficiência). De acordo com Ester ele tem a patinha, é pequena mas existe. Apesar disso, não tem a estrutura correta para que Cleitinho possa se apoiar para caminhar, por isso ele aprendeu a se equilibrar nas patas traseiras.

Se um cão normal e sem nenhuma deficiência acaba se sujando, imagina o Cleitinho que tem pelo longo e muitas vezes acaba se arrastando pelo chão por conta de não conseguir se apoiar em todas as patas. Por isso, cada etapa do vídeo é importante para garantir que o shih-tzu vai voltar para casa limpinho e cheiroso, e claro, pronto para se brincar e se sujar novamente.

Você deve estar pensando em como deve ser difícil a locomoção de Cleitinho, não é? Mas deixa eu te contar um segredo que Ester compartilhou com os internautas: o shih-tzu inventou uma maneira muito inteligente para descer do sofá sem se machucar já que não consegue pular e se apoiar no chão. O cãozinho inteligente joga no chão uma almofada que fica disponível em cima do sofá, para posteriormente se jogar em cima da almofada.

Desta forma Cleitinho tem uma certa liberdade para transitar pela casa onde vive, sem necessidade do(a) tutor(a) estar supervisionando o tempo todo. A almofada também é muito importante para amortecer essa queda, visto que o cão não poderá se equilibrar. Não há dúvidas que o vídeo foi um sucesso né? Em apenas seis dias, a publicação já recebeu mais de um milhão de visualizações, 279 mil curtidas e 2664 comentários.

“Faz a rifa, ou uma vaquinha pra gente ajudar com uma cadeirinha pra ele”, sugeriu Anna Carolina.
“A postura dele é melhor que a minha”, brincou Sidilene.
“Que fofo”, acrescentou Fabíola.

Inclusive uma internauta ofereceu uma cadeirinha que era para seu cachorro, mas infelizmente ele faleceu antes de usar, e por esse motivo sugeriu que fosse entregue ao Cleitinho, se a sua condição física permitir o uso. Esperamos que dê tudo certo!

De acordo com a PetFisio existem cadeiras de rodas para cachorro paraplégicos, tetraplégicos e também para aqueles que não tem um ou ambos os membros dianteiros ou traseiros, cada uma com uma estrutura e benefícios específicos para os pets. Dentre tantos benefícios do uso correto da cadeira de rodas para cães, o aumento da qualidade de vida é o mais flagrante. Isso porque os cachorros adoram se movimentar, explorar ambientes, sentir odores e brincar, e a cadeira de rodas pode devolver tudo isso a um cão que perdeu sua capacidade de andar.

Importante: a cadeira de rodas canina é útil para cães com problemas neurológicos ou que perderam duas ou mais patas. Para problemas como artrose, o tratamento ideal é analgésico e reabilitação. Sempre consulte um veterinário para avaliar a viabilidade da cadeira de rodas para seu cão e adaptá-la à sua rotina.

Assista abaixo o vídeo de Cleitinho e siga a groomer no Tik Tok:

Você tem uma história fofa, engraçada ou emocionante sobre o seu animal de estimação? Envie para nós! Ele pode virar matéria aqui no nosso site e até ficar famoso!

Enviar história do meu pet!

Estudante de jornalismo na Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.