Veterinária ensina a identificar sinais de estresse em cães e como evitar mordidas

Por
em Cães

Já se perguntou que tipo de sinal um cão emite quando está estressado ou prestes a morder alguém? Pensando nisso, a médica veterinária Marcela Barbieri listou, por meio de um vídeo no TikTok, possíveis movimentos dos cachorros que indicam desconforto e até mesmo um ataque.

No vídeo, Marcela destaca a importância de conhecer o comportamento canino para manter uma relação saudável com os cães.

Assim, com a ajuda de Maria, sua vira-lata que não gosta de ser acariciada na região da garupa próxima do quadril, ela exemplifica a possível reação.

"Vocês vão ver que quando eu tento fazer carinho nela nessa região, ela já mostra o licking, que é essa expressão corporal em que o animal fica como se estivesse lambendo os lábios", explica a veterinária.

Marcela ressalta que o "licking" (lambedura de lábios) não deve ser confundido com uma expressão de prazer.

Na verdade, é um sinal de desconforto e tensão, e se insistirmos no carinho indesejado ou privarmos o cão de sair dessa situação, ele pode demonstrar outra expressão corporal de estresse.

“E se eu insistir nesse carinho ou privá-la de sair dessa situação, ela começa inclusive a demonstrar outra expressão corporal de estresse, que é o bocejo”, explica.

De acordo com Marcela, o bocejo em cães não é apenas um ato involuntário relacionado ao sono; pode ser um sinal claro de que o animal está se sentindo estressado e desconfortável.

"Tanto o licking quanto o bocejo são sinais de estresse quando o cão não está se sentindo bem", enfatiza a veterinária.

Tais sinais podem sim anteceder um ataque ou mordida do cão, não porque ele planejou esse comportamento, mas sim como reflexo de defesa do corpo.

Para evitar conflitos e garantir que seu cão esteja sempre confortável e seguro em sua presença, é fundamental entender seus sinais de comunicação.

O licking pode ser positivo?

Marcela também esclarece que, em alguns casos, os cães podem realizar o licking no momento em que estão recebendo carinho de seus tutores. Isso não necessariamente indica que o animal não está gostando do afeto.

“O licking nessa situação é uma forma de extravasar a tensão de precisar se controlar para não encher o tutor de lambeijos”, aponta.

Conclusão

Identificar os sinais de estresse e desconforto em cães é essencial para manter um ambiente seguro e saudável para eles. Além disso, é preciso compreender que cada cão tem suas preferências individuais e que isso fortalece interações positivas entre tutor e filhote.

Portanto, da próxima vez que você acariciar seu cão, lembre-se de observar os sinais e assegurar-se de que seu amigo esteja se sentindo confortável e amado.

Redatora.