Família encontra animal inesperado dormindo na varanda de residência

Por
em Notícias

Recentemente, moradores de Wellington, uma cidade da Nova Zelândia, acordaram e viram um ‘intruso’ dormindo na varanda da casa.

O sujeito desconhecido parecia relaxado e em paz por enfim poder descansar em um local limpo, confortável e amoroso.

O animal que ninguém conhecia, podia ser visto através das portas de vidro, enrolado próximo ao carpete.

Em um primeiro momento ninguém quis incomodá-lo e acordá-lo porque possivelmente ele teve que pular e escalar para subir até ali, então precisava descansar.

Tudo fica mais compreensível ainda quando percebemos que na verdade o pet é uma foca, ou seja, o trajeto que percorreu foi muito mais cansativo do que imaginamos, ela estava muito longe do mar.

A explicação foi dada pelo Departamento de Conservação da Nova Zelândia, que posteriormente foi chamado pela família, para que o animal pudesse ser ajudado.

“A foca estava em uma espécie de missão: subindo as escadas do paredão, atravessando uma estrada, subindo uma trilha, uma entrada de automóveis e, finalmente, outro lance de escadas , antes de chegar ao local da soneca”. A ONG compartilhou um relato no facebook em 26 de setembro.

Posteriormente ao resgate o animal foi realocado em um local próprio para sua sobrevivência.

A pequena foca foi deixada em um local seguro, longe de cães e do trânsito.

O departamento ressaltou que, na Nova Zelândia, é frequente avistarem-se focas jovens ao ar livre entre maio e setembro, e aconselhou a não perturbar ou interferir com esses animais.

Se alguém deparar-se com uma foca em situação de risco, seja por estar enredada em redes de pesca, ameaçada por carros, cães, pessoas ou até mesmo em sua propriedade, a agência aconselha os habitantes da Nova Zelândia a contatarem sua linha direta para obter assistência.

A foca da Nova Zelândia, também conhecida como kekeno, pode ser avistada ao longo da costa do país e em ilhas próximas. Esses mamíferos marinhos foram quase levados à extinção em séculos passados devido à caça, mas tiveram uma notável recuperação, com sua população agora ultrapassando os 200.000 indivíduos, conforme relatado pelo The Guardian no ano passado.

Esses incidentes que acontecem entre maio e setembro são conhecidos como ‘temporada boba das focas’. Focas que já desmamaram parte rumo ao desconhecido para desbravar novas aventuras. Por isso, é comum os moradores se depararem com algumas delas, até mesmo na varanda das residências.

As focas da Nova Zelândia desempenham um papel significativo na vida marinha do país. Elas são reconhecidas por sua destreza na água e pela habilidade de mergulhar em busca de alimento.

Sua dieta consiste principalmente de peixes e lulas, e são nadadoras excepcionais, capazes de atingir notáveis velocidades durante a caça. No entanto, quando estão fora da água, como a foca que foi descoberta na propriedade da família em Wellington, podem parecer menos ágeis e até mesmo frágeis, mas o departamento enfatizou que esses animais são muito resistentes. Ainda assim são criaturas impressionantes.

Estudante de jornalismo na Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.