Quais são os alimentos perigosos para cachorros?

Por Redação Amo Meu PET
em Dicas

Quem pode resistir àqueles grandes olhos e sorriso fofo de cachorrinho? Pode uma pequena recompensa da mesa realmente machucar seu cão? Bem, isso depende do que é e do que está nele. Se ele contém o xilitol adoçante, pode causar alguns problemas reais ao seu cão. Na verdade, há muita comida que seu cachorro nunca deve comer. E não é só por causa do peso. Alguns alimentos são absolutamente perigosos para os cães - e alguns desses alimentos comuns podem surpreendê-lo.

Xilitol

Doces, goma, creme dental, assados e alguns alimentos dietéticos são adoçados com xilitol. Pode causar queda de açúcar no sangue do seu cão e também pode causar insuficiência hepática. Os primeiros sintomas incluem vômitos, letargia e problemas de coordenação. Eventualmente, seu cão pode ter convulsões. Insuficiência hepática pode acontecer em poucos dias.

Abacate

Abacates, por exemplo, têm algo chamado persin. Tudo bem para pessoas que não são alérgicas a ele. Mas pode ocasionar vômitos ou diarréia em cachorros. Se você cultivar abacate em casa, mantenha seu cão longe das plantas. O persin está nas folhas, na semente e na casca, assim como na fruta. Além disso, a semente do abacate pode ficar presa no intestino ou no estômago, e a obstrução pode ser fatal.

Cebola e Alho

Mantenha as cebolas e os alhos - em pó, crus, cozidos ou desidratados - longe do seu cão. Eles podem matar seus glóbulos vermelhos, causando anemia. Uma pequena dose, provavelmente, não faz mal. Mas comer muito só uma vez pode causar envenenamento. Procure sinais como fraqueza, vômitos e problemas respiratórios.

Café, chá e outras cafeínas

Dê brinquedos ao seu cão se você quer que ele seja alegre. A cafeína pode ser fatal. Fique atento para o café e chá, até mesmo os grãos. Mantenha seu cão longe de cacau, chocolate, refrigerantes e bebidas energéticas. A cafeína também está presente em alguns remédios para resfriados e analgésicos. Acha que seu cachorro comeu cafeína? Leve o seu cão ao veterinário o mais rápido possível.

Uvas e Passas

Uvas e passas podem causar insuficiência renal em cães. E apenas uma pequena quantidade pode deixar um cachorro doente. Vomitar repetidamente é um sinal precoce. Dentro de um dia, seu cão ficará lento e deprimido.

Leite e outros produtos lácteos

Em um dia quente, pode ser tentador compartilhar seu sorvete com seu cachorro. Em vez disso, dê-lhe um pouco de água fria. Leite e produtos à base de leite podem causar diarréia e outros problemas digestivos para o filhote. Eles também podem desencadear alergias alimentares, que podem causar coceira.

Nozes de macadâmia

Mantenha seu cão longe de nozes de macadâmia e alimentos que têm nozes de macadâmia neles. Apenas seis macadâmias cruas ou torradas podem deixar um cão doente. Procure por sintomas como tremores musculares, vômitos, temperatura alta e fraqueza nas pernas traseiras. Comer chocolate com nozes vai piorar os sintomas, talvez até levando à morte.

Caquis, pêssegos e ameixas

O problema com essas frutas são as sementes ou caroços. Sementes de caqui podem causar problemas no intestino delgado de um cão. Eles também podem bloquear seus intestinos. Isso também pode acontecer se um cachorro come o caroço de um pêssego ou ameixa. Pêssego e ameixa também têm cianeto, que é venenoso para pessoas e cães.

Ovos Crus

Algumas pessoas alimentam seus cães com uma "dieta crua" que inclui ovos crus. Mas as principais associações médicas veterinárias não acham que seja uma boa ideia. Há a possibilidade de intoxicação alimentar por bactérias como a salmonela ou a E. coli. Fale com o seu veterinário se tiver dúvidas.

Carne Crua e Peixe

Como ovos crus, carne crua e peixe podem ter bactérias que causam intoxicação alimentar. Alguns peixes, como salmão, truta, sável ou esturjão, também podem ter um parasita que causa "doença de peixe" ou "doença de envenenamento por salmão". É tratável, mas obtenha ajuda imediatamente. Os primeiros sinais são vômitos, febre e grandes linfonodos. Cozinhe completamente o peixe para matar o parasita.

Armário de cozinha: não são permitidos cães

Muitas outras coisas freqüentemente encontradas nas prateleiras da cozinha podem fazer mal para o seu cão. Fermento em pó e bicarbonato de sódio são altamente tóxicos. Assim como são noz-moscada e outras especiarias. Mantenha a comida alta o suficiente para ficar fora do alcance do seu cão e mantenha as portas da despensa fechadas.

Existem outros alimentos que também podem ser perigosos para o seu cachorro. Em caso de dúvidas, procure sempre a orientação de seu veterinário de confiança!

Traduzido de: pets.webmd.com

Redação Amo Meu PET