Cachorro sente saudade? Dicas de especialista em comportamento canino para identificar se seu cão sente sua falta

Por
em Comportamento

Você já se questionou se o seu cachorro sente realmente a sua falta quando você está longe? A especialista em comportamento canino, Kait Hembree, que atua na cidade de Boston, Massachusetts, nos Estados Unidos, compartilha maneiras de identificar quando o seu cão demonstra saudade.

Que os cães fazem parte da família, isso é certo. Há tempos eles deixaram de ser coadjuvantes, vivendo no quintal de casa, para se tornarem peças centrais nas vidas dos tutores, não é verdade?

Mas será que seus tutores são o centro do mundo para esses cãezinhos?

Segundo o portal de notícias Newsweek, uma pesquisa realizada com norte-americanos revela que 42% deles admitem sentir mais falta dos cães do que dos filhos, após voltarem ao trabalho presencial pós-pandemia (acho que com os brasileiros não é diferente). Será que esse sentimento se aplica aos pets?

Assim como nós, os cães usam diferentes tipos de vocalizações, como latidos, ganidos, resmungos, arrulhos e até uivos, para expressar seus sentimentos.

A especialista Kait explicou ao tabloide americano: “O volume e a frequência da vocalização escolhida muitas vezes indicam o quão entusiasmados eles estão por você estar em casa e podem ser interpretados como uma indicação de quanto eles também sentiram sua falta”.

Ou seja, os filhinhos de quatro patas sentem falta dos papais humanos, sim!

Agora, vamos conferir os três sinais de que o cão está sentindo a sua falta.

1#

Alguns cães demonstram sua alegria com a volta do dono por meio da linguagem corporal, como abanando o rabo vigorosamente, movimentando o corpo de forma relaxada e sinuosa.

Eles também podem dar leves batidinhas com as patas nas pessoas ou inclinar a cabeça com a boca formando uma expressão semelhante a um sorriso em forma de 'C'. Esses sinais indicam claramente que sentiram a falta do dono durante sua ausência.

2#

Os cães são naturalmente seres sociais, e essa característica é uma das razões pelas quais nos atraem e vice-versa.

Quando seu cachorro fica do lado de fora da porta esperando por você ou vem de outro lugar em busca de sua presença assim que ouve sua chegada, isso é um indicativo claro de que ele está feliz por tê-lo de volta em casa e que sentiu saudades da sua companhia.

3#

Se o seu cão busca interação física assim que você chega, como encostar o corpo em você, tentar tocar sua mão ou até mesmo pular em você, isso indica claramente que ele estava ansioso por contato físico e sentiu falta do seu toque.

Seu pet faz algumas dessas coisas? Deixe nos comentários.

Quanto tempo um cachorro pode ficar sozinho?

Você sabia que não é recomendável deixar seu pet sozinho por mais de oito horas? Ao sair de casa, opte por locais pet friendly sempre que possível.

No entanto, quando não é possível levá-los conosco, como no trabalho, é importante garantir que eles tenham estímulos mentais suficientes para se manterem ocupados.

Dicas para combater o tédio dos cães

Manter nossos amigos de quatro patas entretidos e felizes é uma parte essencial de ser um tutor responsável. Quando os cães ficam entediados, podem desenvolver comportamentos indesejados e até mesmo problemas de saúde.

Nesta seção, compartilhamos dicas valiosas para ajudar você a manter seu cão entretido e satisfeito, independentemente de estar em casa ou fora.

1#

Atividades e jogos que estimulam mentalmente os cães são ótimas para o enriquecimento doméstico. Elas não precisam ser complicadas ou demoradas. Brinquedos de mastigar de longa duração, como ossos de medula e Kongs congelados, podem ser comprados e recheados com antecedência, mantidos no freezer para uso posterior.

2#

Há muitos brinquedos DIY simples disponíveis online. Você pode esconder petiscos em caixas de cereal ou recipientes reciclados. Outra ideia é criar uma caixa/caça ao tesouro enchendo uma grande caixa de papelão com papel amassado e esconder petiscos para o seu cão encontrar usando seu instinto natural de farejar.

3#

Além disso, a hora da refeição pode ser transformada em uma aventura simplesmente espalhando ou escondendo pedaços da ração do seu cão em áreas seguras da casa. Isso proporcionará estimulação mental e diversão para o seu companheiro peludo.

Confira alguns brinquedos na nossa loja online parceira da Petz

Brinquedo Chalesco Bola Multicor para Cães

Compre clicando aqui.

Brinquedo Macaco Petz

Compre clicando aqui.

Brinquedo e comedouro

Compre clicando aqui.

Ganhe 10% de desconto nos brinquedos do seu pet usando nosso cupom 10PARCEIROPETZ

Cupom válido para toda a loja, acesse: https://amomeupetorg.parceiropetz.com.br/

Veja também este vídeo:

Quem é o Doberman por trás do massacre aos ursos de pelúcia raros de museu

Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube