Qual a raça deste cachorro? Conheça um cão tão grande que chega a ser confundido com um urso

Por
em Cães

Yogi é um ‘cachorrinho’ de 4 anos que chama atenção por onde passa. Não apenas pela sua beleza, mas também porque ele é, muitas vezes, confundido com um urso pardo, um leão ou, como disse um internauta, um “bebê mamute”.

"Todo mundo sempre para para tirar uma foto de Yogi. Alguns até param seus carros para perguntar nervosamente se estamos passeando com um urso ou um leão", disse a tutora, Laura Murphy, ao Newsweek.

A raça ovcharka caucasiano, ou pastor-do-cáucaso, não é muito fácil de ser vista no ocidente.

O país de origem desses cães é a Rússia, onde eles são utilizados para guardar prisões de segurança máxima, proteger propriedades e até mesmo caçar ursos e lobos.

Aliás, coitado do lobo que cruzar o caminho desse cara. Segundo a tutora, a mordida do pastor-do-cáucaso pode ser três vezes mais forte do que a do PitBull.

“Eles são uma raça muito perigosa, especialmente se não forem adestrados adequadamente. Devem ter um proprietário experiente”, escreveu a tutora nas redes sociais.

Embora a raça seja potencialmente perigosa, o pastor-do-cáucaso é um cão extremamente dócil com a família.

O American Kennel Club (AKC) define o caucasiano como:

“Ousado, destemido, autoconfiante e feroz quando uma ameaça está presente, mas suave, dedicado, gentil e carinhoso com sua família, incluindo outros animais de estimação.”

Além disso, a aparência da raça é de um bichinho, ou melhor, ‘bichão’ de pelúcia.

“Infelizmente, por que as raças de cães mais agressivas tem que ser as mais fofas? Ele é adorável e estou feliz por ele ter um dono tão responsável”, comentou um internauta em um vídeo.

A tutora respondeu:

“Eu sinto o mesmo em relação aos ursos e leões! Tipo POR QUEEEE. Se é perigoso, por que tão fofo?”

Yogi filhote

Laura e seu marido Brayden receberam Yogi quando ele tinha apenas dez semanas de idade. Eles queriam um cão de guarda para proteger sua propriedade, sua pequena fazenda e seus filhos.

"Desde filhote, ele era enorme! Com dez semanas, ele pesava 31 libras (aproximadamente 14 kg), e aos 3,5 meses, ele pesava 50,5 libras (aproximadamente 23 kg). Aos dez meses, ele já pesava quase 140 libras (aproximadamente 64 kg)", conta Laura ao site.

Aos 2 anos, Yogi pesava mais de 80 kg. Já a altura do ombro ao chão era de 80 cm. Quando de pé, ele media mais de 1,80 de altura, um pouquinho a mais do que a média da raça.

Nesse vídeo, Yogi tinha apenas 9 semanas e estava prestes a embarcar em um avião da Romênia para Massachusetts, nos Estados Unidos, onde a família mora.

Desafios e responsabilidades

O cão enorme traz grandes responsabilidades — e a família de Yogi sabe muito bem disso.

“Por segurança, por serem uma raça inteligente e independente, devem ser mantidos contidos quando exercitados, como em um quintal cercado e na coleira ao sair de casa”, recomenda o AKC.

Além disso, o site alerta que a raça é extremamente protetora, por isso, pode ser um pouco difícil de receber visitas em casa.

Yogi recebe treinamento desde cedo, por mais que seja difícil encontrar profissionais dispostos a atendê-lo.

“Eles são muito raros, especialmente nos EUA. A maioria das pessoas nunca ouviu falar da raça”, disse Laura na entrevista.

Por isso ela enfatiza a importância de procurar veterinários e treinadores que já conheçam o temperamento dos caucasianos.

Já a rotina de cuidados com o cão é feita em casa mesmo, com escovação diária e banhos ocasionais.

“Eles não precisam ser lavados regularmente porque vai mexer com a oleosidade natural da pele, sua pelagem dupla desvia a sujeira. [...] Algumas pessoas não os lavam, apenas enxáguam”, conta a tutora.

Veja também:

Cães e gatos golpistas: Picaretagem ou apenas pura sem-vergonhice? hahah | Jornalzinho Amo Meu Pet

O Jornalzinho Amo Meu Pet é um quadro do canal apresentado pelo nosso mascote Pépe Bonner.

Trazemos algumas das histórias e notícias que foram destaque em nosso site, tudo apresentado de uma forma divertida, leve e com muitos memes!

Inscreva-se no nosso canal: Amo Meu Pet Org

Redatora.