Cachorro ‘gigante’ impressiona internet com seu tamanho: 'Que cavalo é esse?'

Por
em Cães

Um cachorro enorme, de apenas oito meses e meio, tornou-se sensação na internet ao aparecer em um vídeo brincando com sua tutora no TikTok.

O vídeo, que foi postado pela primeira vez em 3 de dezembro na rede social, mostrou o cachorro chamado Ivar saltando alegremente em direção à mulher, que comparada a ele parecia frágil.

A tutora, que administra o perfil de Ivar, criou a conta com o user @the_ivar1 e revelou em outra postagem que seu cão é um Mastim Tibetano, uma raça rara e antiga que tem origem nos povos nômades do Tibete, Índia, China e Nepal.

Confira abaixo o vídeo:

Muitos internautas ficaram impressionados com o tamanho do animal. Eu, particularmente, também fiquei, pois não conhecia essa raça.

No Brasil, o mastim não é muito popular, pois requer muito espaço, cuidados e treinamento adequados.

Além disso, é uma raça rara e cara, podendo custar entre R$ 15 mil e R$ 20 mil por filhote.

O vídeo de Ivar já foi visto mais de 9 milhões de vezes no TikTok e recebeu mais de 94 mil curtidas e mais de 900 comentários.

Muitos usuários do TikTok expressaram sua surpresa com o tamanho do cachorro nos comentários.

“Qual o nome do leão?” perguntou um usuário.
“Eu amo essa raça”, disse um usuário diferente.
“Você não tem medo de brincar com um urso?” brincou um quarto usuário.

Veja outro vídeo que apresenta o tamanho do cão. Ele ocupa toda a banheira do pet shop:

Uma curiosidade: de acordo com fontes inseridas no Wikipedia, afirmam que o Mastim Tibetano é uma raça de cães molossóide do tipo mastim, que é considerada uma das mais próximas do extinto cão Molossus, que provavelmente deu origem a todos os cães do tipo molosso do mundo.

O portal WebCachorros explica o que é molosso: é um cão de grande porte, com pelos grossos e volumosos, que se adapta melhor a regiões frias.

Originalmente usado como cão guardião de gado, hoje é mais popular como cão de companhia e símbolo de status.

Já o site Hypescience afirma que a personalidade da raça é de um cão muito calmo, corajoso, inteligente e protetor com seu tutor, mas também muito independente e difícil de treinar.

Na China, é considerado um símbolo de prestígio e pode custar milhares ou até milhões de dólares.

Veja outro registro de Ivar, agora com o tutor:

Esses cães podem viver, em média, por até 14 anos e, no geral, possuem menos problemas genéticos e de saúde do que outras raças mais conhecidas.

Atualmente, existem poucas espécies puras (sem cruzamento), o que justifica o alto preço que deve ser pago por cães da raça.

Estudante de jornalismo na Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.