Conheça Casper, finalista do prêmio “Cão do Ano” que lutou contra 11 coiotes para proteger ovelhas

Por
em Cães

Casper é um cão da raça Grande Pirineu que está concorrendo ao prêmio de “Cão do Ano”. A indicação é merecida, já que Casper se destacou no final do ano passado por lutar contra um bando de coiotes, para proteger um rebanho de ovelhas.

O cão é um dos cinco finalistas do concurso realizado pela American Farm Bureau.

O vencedor do “People's Choice Pup” será determinado pelos resultados da votação pública online. A votação, que pode ser feita no site da Farm Bureau, termina em 20 de dezembro.

O orgulhoso tutor de Casper é John Wierwille, de 56 anos. Em entrevista ao Newsweek, ele contou que o Grande Pirineu de 3 anos adora hambúrgueres e é excelente em patrulhar e guardar. "Ele ama seu povo e suas ovelhas", disse John.

"Ele é maravilhosamente bobo. Sua energia é contagiante e ilimitada. Até as ovelhas se sentem invencíveis quando Casper está por perto, o que é algo raro, pois as ovelhas geralmente não se sentem invencíveis."

O homem que mora em Decatur, Geórgia, nos Estados Unidos, disse que Casper não é apenas um cão grande e forte, mas também inteligente e muito afetuoso.

"Casper é realmente um cão comum de muitas maneiras, mas é extraordinário quando se trata de proteger seu rebanho", disse John.

A batalha de Casper

Em novembro de 2022, Casper ganhou reconhecimento internacional, com mídias de todo o mundo chamando o cão de "herói".

John Wierwille usa um rebanho de ovelhas para limpar vinhas e arbustos, principalmente em ambientes urbanos.

Casper era o cão guardião responsável por proteger o rebanho contra ameaças, como coiotes, raposas e corujas.

Em entrevista à Newsweek, John disse que eles movem as ovelhas de lugar e montam cercas, com cães patrulhando os limites para protegê-las.

Quando as ovelhas pastam demais em uma área, o rebanho e seus cães são movidos para o próximo local.

No dia da famosa batalha com coiotes, o Grande Pirineu e sua companheira canina, Daisy, trabalhavam juntos ao lado da residência dos Wierwilles.

Foi então que 11 coiotes apareceram, com três deles dentro do cercado.

Enquanto Daisy ficou ao lado das ovelhas, Casper enfrentou a ameaça e derrubou os coiotes, um por um, em uma série de ataques, que durou dois dias.

Wierwille disse que encontrou um total de oito corpos de coiotes e observou que não viu Casper em ação.

"Ele voltou para nós em péssimo estado depois de dois dias fora, provavelmente ainda perseguindo outros coiotes, mas sua recuperação está completa", disse ele.

A recuperação de Casper

Casper passou mais de seis semanas se recuperando na LifeLine Animal Clinic, incluindo duas semanas de cuidados de emergência.

John se sente extremamente grato pela ajuda da Dra. Susan Brosman e afirma que todos os presentes e prêmios ganhados sempre serão para ela e para a equipe, como forma de agradecimento.

“Eles acreditaram em mim quando eu disse ao telefone que Casper tinha vontade de viver e que ele valia cada centavo", disse John.

Ele disse que sua família acredita que seu cão deve vencer porque Casper provou que vai "dar tudo de si" pelos animais que guarda.

"Achamos que Casper merece melhorar porque ele estava, e está, tão disposto a dar tudo de si pelos animais que protege."

"Ele é um sujeito adorável e gentil na maior parte do tempo, mas fará o que for preciso para realizar seu trabalho e acho que as pessoas admiram esse tipo de lealdade e determinação."

Se Casper melhorar, Wierwille disse que sua família pendurará uma placa na casa do cão e o levará para comer seu lanche favorito - hambúrgueres do Wendy's.

Você pode votar nele clicando aqui.

Redatora.