De morador de rua a empresário no ramo pet: Homem muda de vida após conhecer cachorro

Cleber agradece a Deus e ao cãozinho Grafiti por terem mudado o seu destino.

Por
em Notícias

Cleber Santos, de 33 anos, passou dois anos dormindo na Praça da Sé, em São Paulo, sem ter onde morar nem o que comer. Mas tudo mudou quando ele encontrou um cãozinho abandonado e resolveu adotá-lo.

Essa foi a motivação que ele precisava para sair das ruas e buscar uma nova vida. Hoje, ele é o cofundador de uma das maiores empresas de cuidados e adestramento de animais do país, que fatura cerca de R$ 8 milhões por ano.

Cleber contou sua trajetória de superação no programa Balanço Geral, da Record TV. O rapaz nasceu em uma família pobre do interior de São Paulo, saiu de casa aos 14 anos e viveu na Praça da Sé até os 16.

Assista à reportagem:

Ele foi para a capital em busca de oportunidades, mas acabou desamparado. Nesse período, ele conheceu um cãozinho vira-lata, que batizou de Grafiti.

O animal estava machucado e faminto, e Cleber decidiu cuidar dele. Ele conta que o cão foi o seu anjo da guarda, que o ajudou a se reerguer na vida.

“Ele que insistiu em ficar perto de mim, e quando vi estava dividindo minha comida com ele”, contou em entrevista para a Record Tv.

Com a companhia de Grafiti, Cleber passou a buscar condições melhores de trabalho, então conseguiu um trabalho em pet shop.

Logo que saiu das ruas, se alistou no quartel e lá trabalhou no canil onde aprendeu sobre adestramento, isso foi o diferencial para sua carreira.

O empresário diz que Grafiti foi o seu primeiro cliente e que ele o ensinou tudo o que sabe sobre o universo dos pets.

Infelizmente não há nenhuma fotografia de Grafiti, mas o Cleber fez uma ilustração que lembra o cão, veja abaixo:

Após um tempo, conheceu sua esposa, que também trabalhava no ramo, e juntos eles decidiram abrir o próprio negócio.

Em 2014, eles fundaram a ComportPet, uma empresa que oferece serviços de adestramento, hospedagem, creche, passeio e transporte de animais.

“Nunca imaginei que a gente estaria onde estamos hoje. Mas a gente sempre fez com muito amor e muito profissionalismo, e aí o resultado sempre vem”, disse na reportagem.

A empresa cresceu rapidamente e hoje atende mais de mil clientes por mês, em São Paulo e em outras cidades. Cleber diz que seu diferencial é o amor pelos animais e o respeito pelos tutores.

Ele afirma que seu objetivo é melhorar a qualidade de vida dos pets e de seus donos, promovendo uma convivência harmoniosa e saudável.

Cleber agradece a Deus e a Grafiti por terem mudado o seu destino. Ele conta que Grafiti morreu em 2018, aos 14 anos, mas que ele sempre estará em seu coração. Ele diz que Grafiti foi o seu melhor amigo e o seu maior incentivador.

Cleber também diz que nunca se esqueceu de suas origens e que sempre ajuda os moradores de rua e os cachorros deles. Ele diz que faz questão de doar ração, cobertores, água e medicamentos para essas pessoas e seus animais.

Acrescenta que sabe o que eles passam e que quer retribuir o bem que recebeu.

Veja abaixo um reels sobre uma ação de Natal da ONG Moradores De Rua e Seus Cães junto com a ComportPet:

Cleber é um exemplo de empreendedorismo e de superação. Ele mostra que o amor pelos animais pode transformar vidas e gerar oportunidades. “Eu não sei se estaria aqui se não fosse ele, ele me abriu várias portas”, finaliza.

Para acompanhar mais da empresa de Cleber e sua história, siga o Instagram da empresa.

Estudante de jornalismo na Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.