Coelhos tímidos resgatados de laboratório emocionam web ao ver o sol pela primeira vez

Por
em Proteção Animal

Donna e Figaro, dois coelhos que passaram toda a vida em um laboratório, tornaram-se fonte de inspiração ao vivenciarem a liberdade e a alegria de explorar o mundo exterior pela primeira vez.

Resgatados pela organização Save the Buns e agora sob os cuidados amorosos do Woodstock Farm Sanctuary, esses amigos inseparáveis estão encantando a web com sua jornada emocionante.

Ambos utilizados para testes e reprodução, Donna e Figaro nunca haviam tocado a grama e respirado o ar fresco antes de serem resgatados.

Transferidos para o Woodstock Farm Sanctuary, receberam a promessa de compensar todo o tempo perdido em que não puderam viver como coelhinhos.

"Eles eram tímidos [e] não haviam sido tratados como indivíduos até aquele ponto", compartilhou Riki Higgins, membro da equipe do santuário, ao The Dodo.

Ao chegarem à sua nova casa, Donna e Figaro estavam assustados e confusos, mas gradualmente começaram a se adaptar.

O momento mais esperado chegou quando a porta de suas gaiolas foi aberta, permitindo que experimentassem a grama e o ar livre pela primeira vez.

Figaro, o mais ousado, foi o primeiro a se aventurar. Saltando lentamente, ele absorveu todos os novos cheiros e sensações.

O coelho retornou gentilmente para encorajar Donna, que, mais hesitante, eventualmente juntou-se a ele.

Juntos, exploraram a grama, pulando e desfrutando de sua liberdade recém-descoberta.

"Eles estavam curiosos, ansiosos para explorar [e] se encorajavam mutuamente", disse Higgins.

Veja o vídeo dos coelhinhos conhecendo a grama:

Donna e Figaro agora desfrutam de cada momento de sua nova vida.

Adoram passar o tempo ao ar livre, pulando e, em seguida, se aconchegam juntos em suas casinhas.

Após uma longa jornada, Donna e Figaro têm tudo o que poderiam desejar em sua nova casa no Woodstock Farm Sanctuary.

A web se comove com a história inspiradora desses coelhos corajosos que aprenderam a apreciar a vida em sua plenitude.

A organização Save the Buns, responsável pelo resgate, expressou sua gratidão pelos esforços coletivos e continua buscando apoio para cobrir os custos de cuidados veterinários e hospedagem.

Confira o momento em que os coelhinhos chegaram na casa nova:

Testes em animais no Brasil

Desde o dia 1º de março de 2023, o teste em animais vertebrados, como os cães, ratos e coelhos, está proibido no Brasil.

A medida vale para o uso de animais em pesquisa, desenvolvimento e controle de cosméticos, produtos de higiene pessoal e perfumes.

O Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), publicou a resolução no Diário Oficial da União, com vigência imediata.

No caso das fórmulas novas que não tenham evidências de segurança ou eficácia, a norma estabelece a obrigatoriedade do uso de métodos alternativos reconhecidos pelo órgão.

Redatora.