Prestativo demais! Rottweiler 'gigante' faz questão de ajudar a carregar sacolas de mercado

Por
em Cães

Você já imaginou ter um cão que te ajuda nas tarefas domésticas, como carregar as compras do supermercado, guardar os brinquedos e até fazer truques divertidos?

Pois é exatamente isso que Hoss, um rottweiler faz para sua tutora, Lúcia Franco, uma adestradora de cães e veterinária com pós em comportamento animal.

Lúcia compartilhou no Instagram pessoal, em parceria com a conta Dog Show Chapecó, no Rio Grande do Sul, os truques mais difíceis que ensinou ao Hoss. No vídeo, o que ganhou destaque foi o fato do grandão ajudar a carregar sacolas de supermercado.

Ele pega as sacolas pela boca, que são alcançadas pela tutora, que as tira do carro e dá ao animal. Então Hoss sobe dois lances de escada e deixa a mercadoria na cozinha. Em todo o momento ele vai abanando o rabo, feliz em ajudar nessa tarefa doméstica.

Claro que ela dá ao cão uma sacola leve e que não traga problemas em sua arcada dentária e não force seu maxilar. Em seguida Lúcia sobe atrás com o restante das compras.

Em seguida vem o segundo truque, girar e rolar, posteriormente deitar de barriga pra cima. Esse ele também gosta muito, sabe que vai ganhar carinho.

E, por fim, mas não menos importante, é guardar os seus brinquedos. Para gastar energia, o cãozinho e sua irmã canina, de nome Meg, têm muitas maneiras de se divertir, e tudo é liberado, mas, claro, com moderação.

Entre os limites estabelecidos está a tarefa de guardar os brinquedos em uma caixa específica para eles.

Hoss faz a mesma coisa ao carregar as sacolas, pega suas pelúcias pela boca e leva até a caixa sob o comando da tutora. Internautas adoraram saber que é possível ensinar os cães a fazer esses pequenos truques mas que são de grande ajuda.

No vídeo publicado em 24 de janeiro, seguidores deixaram suas contribuições sobre a inteligência desse rott.

“Com meu rot o truque mais difícil seria soltar a sacola do mercado! Kkk”, contou Paula.
“Que coisinha mais gostosa ele levando a sacola todo feliz”, ressaltou Jussara.
“E eu tentando ensinar apenas a não pular em mim quando chego de algum lugar”, confessou uma terceira.

Confira o vídeo abaixo:

Mas será que Hoss é um cão de serviço? Segundo especialistas, os cães de serviço são aqueles que são treinados para auxiliar pessoas com alguma deficiência ou doença, como cegueira, surdez, diabetes, autismo, entre outras.

Existem 10 tipos de cães de serviço, que podem exercer funções muito variadas, desde alertar sobre uma convulsão até fazer terapia com pacientes em hospitais e asilos.

Os cães de serviço passam por um treinamento rigoroso, que dura cerca de dois anos, e são entregues sem custo algum para as pessoas que irão assisti-los. Eles também recebem acompanhamento vitalício e têm direito a uma aposentadoria saudável.

É o que explica o portal Cão Inclusão, especializado em treinar animais para essa função.

Hoss, por sua vez, não é um cão de serviço, mas sim um cão de companhia, que aprendeu alguns truques com sua tutora, que é adestradora e veterinária. Ele não tem uma função específica, mas sim uma relação de amor e parceria com sua família.

No entanto, isso não diminui em nada o valor e a importância de Hoss, que é um exemplo de inteligência, obediência e fofura. Ele mostra que os cães podem aprender muitas coisas, desde que sejam tratados com respeito, carinho e reforço positivo.

E você, o que achou do Hoss? Você tem ou gostaria de ter um cão como ele? Conte para nós nos comentários!

Veja também este vídeo:

O que o FBI não te conta sobre os cães golden retrievers

Jornalista formada pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.