Após um ano de adoção, cachorrinha é devolvida a abrigo com o rabinho entre as pernas

Por
em Cães

Uma das voluntárias do Abrigo Toca do Bicho, localizado em Itaboraí, Rio de Janeiro, lamentou a devolução de uma canina ao local.

Em um vídeo publicado no TikTok em novembro de 2023, a mulher demonstra revolta com o caso de uma das cachorrinhas que foi adotada ainda filhote por uma mulher através do abrigo e que, após um ano, decidiu devolvê-la.

Mostrando a canina, que aparece visivelmente assustada, a voluntária do Abrigo Toca do Bicho dá detalhes da situação.

Ela relembra que a cachorrinha havia sido resgatada de um morador de rua juntamente de outros dois filhotes que foram levados para o abrigo.

Após seguir todos os trâmites burocráticos necessários para adoção, a mulher em questão levou para casa os três cãezinhos ainda filhotes.

“Por isso que a gente fica tão inseguro com adoção. Tem umas que dão super certo, mas tem outras que a pessoa surta e devolve, como se fosse um objeto que não coube na casa nova”, diz a voluntária.

Enquanto fala, a mulher filma a cachorrinha que aparece com o ‘rabo entre as pernas’. Uma situação de cortar o coração!

“Se não tem a capacidade de adotar, não adota, cria um bicho de pelúcia. A minha vontade é denunciar, mas infelizmente as leis do Brasil não ‘pegam’ isso, tinha que ser crime”, ressalta.

A voluntária destacou ainda que a adotante não foi pessoalmente até o abrigo para devolver a cachorrinha e que pediu para outra pessoa levá-la, o que a deixou ainda mais chateada com a situação.

"Não teve nem a decência de trazer aqui para olhar na minha cara porque sabia que eu ia engrossar. Porque não admito isso. Para mim isso é falta de caráter!”

A voluntária do Abrigo Toca do Bicho disse ainda que não teve notícias sobre o paradeiro dos outros cães que também foram adotados. Após o desabafo, ela pediu ajuda dos internautas para divulgar o caso e ajudar a encontrar um novo, e permanente, lar para a cachorrinha.

Confira o vídeo:

A situação, naturalmente, indignou centenas de internautas que não pouparam críticas à mulher responsável pela adoção e devolução da canina.

Confira alguns dos comentários deixados na publicação:

“Acho muita maldade, realmente já aconteceu com um dos filhotes da minha cachorra, a mulher queria jogar na rua eu e minha mãe tivemos que buscar.”
“Penso igual. A pessoa precisa pensar muito, ter consciência de custos e atenção.”
“Eu tenho uma aqui em casa que foi devolvida por 3 vezes, jurei 'não vai mais para adoção, vai ser minha pretinha agora'.”

Realmente, é uma situação de cortar o coração, mas torcemos para que esse anjinho encontre um lar para ser amada como ela de fato merece!

Responsabilidades ao adotar um pet

Ativista da causa animal, o delegado Bruno Lima destaca que, por melhores que sejam as intenções de uma pessoa ao adotar um cão, ela deve ter também a consciência da responsabilidade que isso traz.

Por isso, ele lista alguns cuidados importantes antes de adotar um animal:

Espaço físico — O animal terá espaço suficiente para andar, correr, brincar e se exercitar conforme o porte dele?

Aceitação da família – Todos os moradores da casa gostam de animais e concordam com a vinda de um novo integrante? Algum dos moradores possuí alergia a pelos? E outros fatores.

Custos (alimentação, saúde e bem-estar) – Você está ciente que é uma vida que precisa se alimentar, precisa garantir o bem-estar e poderá ser necessário ter gastos com a saúde do pet?

Idade do animal – É importante levar isso em consideração, pois muitos animais vivem, em média, 15 anos. Além disso, ao considerar a adoção de um animal idoso, é preciso considerar a partida prematura do pet e ter psicológico para isso.

Tempo para se dedicar ao animal – Deve-se considerar que é uma vida e que ela precisa de atenção. Se você é uma pessoa que fica muito tempo fora de casa e viaja com frequência, terá pouco tempo para se dedicar ao animal.