Cachorro de aparência marcante gera curiosidade online: Que raça é essa?

Por
em Cães

Que cada animal é único, nós já sabemos, mas o cãozinho SP, uma mistura de dachshund colorpoint, que vive em Wyoming, nos Estados Unidos, se destaca ainda mais devido à coloração dos seus pelos.

O cãozinho possui uma coloração rara, que se assemelha a um gato siamês, lhe dando uma aparência realmente marcante.

Esse tom é resultante de uma forma parcial de albinismo devido a uma mutação que afeta a enzima tirosinase, envolvida na produção de melanina.

A enzima mutada é termolábil e, como resultado, não funciona em temperaturas normais do corpo, restringindo o pigmento escuro às partes mais frias do corpo, como rosto, orelhas, pés, cauda e escroto.

A tutora de SP publicou uma imagem do seu cão na rede social Reddit, que acabou chamando a atenção dos usuários devido a sua aparência singular.

“Ele é lindo”
“Nunca vi um cachorro como ele antes.”
“Que filhote lindo e extremamente raro! Isso é super fascinante e nunca ouvi falar de colorpoint em cães antes!”, foram alguns dos comentários deixados na publicação.

Com a relevância de SP, veículos de comunicação como o Newsweek entraram em contato com a proprietária, que concedeu entrevista, mas não quis se identificar.

A tutora conta que o fato de SP se ‘parecer’ com um siamês é uma grata surpresa, já que ela havia perdido recentemente o seu gato, que era exatamente dessa raça, quando teve a oportunidade de adotar o cão e inseri-lo em sua família.

“Parecia que era para ser. Eles têm exatamente a mesma personalidade, eu gostaria que eles tivessem se conhecido, eles teriam sido grandes amigos”, disse ela.

Embora seja rara, essa coloração de pelos também pode acontecer com outras espécies, como coelhos, ratos, ovelhas, porquinhos-da-índia e até mesmo cavalos.

Além de lindo, SP é dono de uma personalidade cativante, meiga, pateta e um pouco desajeitada, como destaca a sua tutora.

O cãozinho também é o responsável por trazer ainda mais alegria e aconchego para a sua casa.

“Você não pode ter um dia ruim com ele por perto. Ele também é muito macio, geralmente uma das primeiras coisas que as pessoas notam depois de acariciá-lo”, diz.

Quando não está fazendo sucesso por aí, SP só quer se aconchegar ao lado da sua tutora e tirar uma soneca, tanto que foi apelidado por ela de cochilo.

“Quando ele era um cachorrinho, durante o treinamento para usar o penico, ele ficava tão ofendido quando eu o acordava de manhã para sair que ele preferia dormir até tarde!”, contou a tutora à Newsweek.

Os cães podem ser albinos?

Sim, eles existem. Os cães albinos têm pelo creme claro a branco e olhos azuis-claros, quase brancos. Eles também podem ser confundidos com “double merle”, ou com cães de pelagem creme clara, ou branca, como explica o American Kennel Club.

No entanto, não existe raça de cão albino, mas eles são encontrados com mais frequência em algumas raças do que outras, como pinschers, pugs, lhasa apsos, lulus da Pomerânia, dachshund, entre outros.

Como você sabe se seu cachorro é albino? Cães albinos nunca apresentam manchas de pigmento em nenhum lugar do cabelo ou da pele e têm olhos azulados, contornos dos olhos rosados, lábios rosados, almofadas das patas rosadas e narizes rosados.

Cães albinos são incomuns porque a maioria dos criadores se preocupam com a boa saúde e evita produzi-los. Os cães albinos necessitam de cuidados especiais para evitar problemas de saúde decorrentes da falta de pigmentação.

Veja também este vídeo:

O que aconteceu com a Gangue dos Caramelos do NORTE?