Mãe preguiça ensina seu bebê o que fazer quando ele ficar com sede

Por
em Mundo Animal

Um registro feito pela cientista Rebecca Cliffende mostra um bebê preguiça aprendendo com a mãe como beber água de um lago. Basta a mãe fazer os movimentos somente uma vez que ele repete.

Sendo o animal mais lento e preguiçoso do mundo, o bicho-preguiça aprende rápido apesar do ritmo em que leva a vida.

De acordo com o site World Animal Protection a natureza da preguiça permite que ela conserve energia, movendo-se mais devagar do que qualquer outro mamífero do planeta.

Esse ritmo lento significa que as preguiças, geralmente, não viajam mais de 38 metros em um dia e, nas raras ocasiões em que se encontram no nível do chão, rastejam apenas 30 centímetros por minuto, ou até menos.

Nessa história, a mãe desce o galho a passos demorados e largos, enquanto o bebê está agarrado ao seu colo e descansando.

Ao chegar próximo da água, estica a cabeça e ingere poucos goles de água com uma paciência invejável.

Quando percebe o que sua mãe está fazendo, o bebê-preguiça se solta um pouco, apenas o suficiente para imitar a mãe. Então toma seus primeiros goles de água após o nascimento.

“Os bebês preguiças passam muito tempo com a mãe, imitando cada movimento dela, até aprendendo o momento perfeito para tomar uma bebida refrescante! Basta olhar para a linguinha dele e o focinho no final”, escreveu a cientista na descrição.

Ainda de acordo com o site citado acima, por ter uma dieta feita principalmente de botões de flores, folhas e brotos tenros esse animal pode levar até 30 dias para digerir uma folha.

Segundo a National Geographic Brasil a dieta possui pouquíssimas calorias e é pobre em nutrientes. Por isso elas se movem lentamente.

Esse filhote precisa aprender tudo o que puder enquanto está com a mãe, pois, de acordo com o Mundo Ecologia, com uma gestação que dura 11 meses e meio, a fêmea dá à luz apenas um filho.

Após 25 dias começa a lenta separação, então aos 8 meses de vida o filhote precisa passar a cuidar de si próprio.

Confira abaixo:

Claro que ter um lago próximo a árvore em que estavam facilita muito esse consumo. Mas nem todos habitats das preguiças oferecem esse privilégio.

De acordo com a Dra, isso seria de suma importância visto que esses animais levam 5 minutos para ir de um lado para o outro.

O vídeo publicado no Instagram encantou internautas que não sabiam dessa peculiaridade nas preguiças.

“Os melhores trapezistas! Beber de cabeça para baixo não é fácil (eu tentei)”, comentou Mara.

O WAP diz que a preguiça pode passar 90% de sua vida pendurada de cabeça para baixo. Isso só é possível porque seus órgãos estão presos às costelas, o que significa que não fazem pressão sobre os pulmões.

Ao contrário dos humanos, uma preguiça pode ficar pendurada de cabeça para baixo sem afetar sua respiração.

Veja também este vídeo:

Quais foram os pets que ganharam o Oscar Pet, o 'AUscar'

Jornalista formada pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.