Dois cachorros se esbarram no parque – mas apenas um deles é real

Por
em Cães

O trabalho de Łukasz Puczko é tão bom que ele criou um personagem de marionete de cachorro que até mesmo chegou a ser confundido como um de verdade. E detalhe, por outro cachorro.

Tudo começou há cerca de 15 anos, quando Łukasz Puczko estudava marionetes em uma academia de teatro na Polônia.

Na ocasião, o marionetista teve a ideia de criar o seu próprio personagem: um cachorro.

Com personalidade alegre e saltitante, o personagem foi denominado por Łukasz de Burek.

Usando apenas madeira, barbante e pele artificial, o artista levou alguns meses para criar o seu pupilo.

Com Burek em mãos, veio o maior desafio, que foi estudar as complexidades do comportamento de um cão, até porque, sabemos que isso não é singular.

E assim nasceu a estrela de Łukasz, o Burek.

Acredita-se que o teatro de marionetes teve sua origem na Grécia, mas também ficou conhecido na cultura japonesa pelo nome de bunkaru, que eram apresentações de fantoches manipulados por varinhas.

Esse tipo de utilização das marionetes pelos japoneses teve início no ano de 1684 na província de Osaka. Outro local onde as marionetes eram bastante populares é na Sicília, Itália.

“Durante a construção, observei o comportamento dos cães para descobrir quais movimentos seriam necessários em um boneco. Eu estava aprendendo com os erros. Burek, para mim, representa minha determinação”, disse Łukasz ao The Dodo.

Desde então, o artista deixou a escola e passou a se apresentar com o cão caseiro pelas ruas de vários países.

A performance de Burek ficou tão boa, com movimentos e interações realistas e convincentes, que ele chega a ser confundido com um cão de verdade. Tanto por pessoas quanto por cães.

“Durante cerca de 15 anos atuando com todas as versões do Burek, conheci milhares de cães com reações diferentes. Com cada um, eu aprendia e praticava cada vez mais.”

Recentemente, o marionetista compartilhou imagens de um dia em que ele e Burek estavam se apresentando em um parque local, em que uma pequena multidão parou para assisti-los.

Entre o público presente, estava um cão de verdade, semelhante ao tamanho e aparência de Burek.

Como prova das habilidades do artista, o cachorro real parecia convencido de que Burek também era um dos seus.

Confira:

“Comecei a conhecer crianças e adultos que tinham medo de cachorros e trabalhava com eles”, disse Łukasz. “Eles sabiam que [Burek] era uma marionete, mas o movimento era muito real. Mas como estou decidindo o que o boneco fará, aos poucos posso acostumá-los com [os cães]. Eventualmente, eles conseguiram acariciar Burek, quebrando o medo. Para alguns deles, foi a primeira vez que acariciaram um cachorro.”

E é justamente em momentos como esse, que Łukasz percebeu que o seu trabalho ia além do que mero entretenimento. De certa forma, Burek tornou-se um embaixador amigável de várias situações.

“Estou muito orgulhoso desses momentos. Eu amo animais. Há quatro anos, tenho uma cadela de resgate incrível chamada Miya. Ela adora brincar com Burek e o trata como um brinquedo”, completou o marionetista.

Histórias como essa demonstram o poder da marionete e entre o que é real e o que é imaginado. Viva o Burek!

Veja também este vídeo:

Pets da geração Z: Cachorros e gatos que não valorizam a vida boa que tem - Jornalzinho Amo Meu Pet