Homem decide abrir caixa que foi levada até a costa – e acaba salvando 7 vidas

Por
em Mundo Animal

Acostumado a encontrar e recolher quilos de lixo em praias próximas à sua casa na Flórida (EUA), o ecoativista e influenciador Caulin foi surpreendido recentemente com um item específico.

O ativista, que assumiu a importante missão de limpar os lixos deixados nas praias por banhistas, compartilha vídeos de mutirões de limpeza em seu perfil no TikTok (@trashcaulin).

Lá, ele mostra os mais variados objetos encontrados, como uma caixa que compartilhou recentemente, que havia aparecido entre as ondas.

Naturalmente, o ativista se aproximou para recolher o objeto, mas não imaginava o que havia dentro da caixa.

Para a sua surpresa, ao abri-la, Caulin se deparou com caranguejos que estavam presos na caixa.

Um simples ato, que já fazia parte da sua rotina de limpeza, acabou por salvar a vida de sete animais que provavelmente morreriam lá dentro sem alimento.

Com muita calma e cuidado, o ativista libertou um a um da caixa, devolvendo-os à sua liberdade marinha.

“Quando percebi que os caranguejos presos ainda estavam vivos, senti alívio ao saber que poderia libertá-los. Meu foco então mudou para libertar cada caranguejo com segurança”, disse Caulin ao The Dodo.

Todos os anos, inúmeros animais marinhos perdem a vida devido à poluição, como a ingestão de plásticos levados para o mar ou o enredamento em instrumentos de pesca descartados indevidamente.

De acordo com o NOAA, os efeitos da poluição marinha vão além das questões ambientais, resultando em uma ampla gama de impactos, incluindo econômicos, de saúde mental e física, culturais, sociais e governamentais.

A poluição marinha pode até afetar comunidades inteiras – alterando o seu comportamento social, modificando a economia local e ameaçando os seus recursos naturais e culturais.

Pode até representar uma ameaça na forma de degradação do patrimônio natural, interrupção de atividades, perda de identidade, violação, danos, destruição de locais culturais e mudança de valores.

Veja o vídeo:

A postagem, compartilhada em janeiro deste ano, não demorou para se espalhar e se tornar viral na rede social.

Até o momento, o vídeo teve mais de 1,2 milhões de visualizações, 90 mil curtidas e milhares de comentários.

Confira alguns que foram deixados na publicação:

"O caranguejo queria te dar um abraço por salvá-lo!"

"Obrigado por salvar os caranguejos"

Até mesmo Caulin brincou com a situação em um dos comentários:

"Eu sei que os caranguejos fariam o mesmo por mim se eu alguma vez fosse parar em uma armadilha".

“Quando criança, as pessoas me diziam o quanto amam essas praias e como adoram trazer suas famílias para cá, mas então eu via essas mesmas pessoas deixarem lixo por toda parte e voltarem para casa”, disse Caulin, que continuou: “Queria sensibilizar para a saúde das nossas praias e com isso começou a minha missão de limpeza!”.

Ao fazer a limpeza das praias, Caulin não contribui apenas com um ambiente mais limpo, mas também em salvar direta e indiretamente a vida de tantos animais.

“Espero que todos ainda estejam seguros e livres. Saber que dei uma segunda chance àqueles caranguejos parece certo”, completou Caulin.

Veja também este vídeo:

Pets da geração Z: Cachorros e gatos que não valorizam a vida boa que tem - Jornalzinho Amo Meu Pet