Animal preso nas enchentes fica aliviado ao ver os bombeiros chegarem na hora certa

Por
em Mundo Animal

Comprometidos em combater situações emergenciais, o Corpo de Bombeiros de Bakersfield, na Califórnia, recebeu um chamado para resgatar alguém que estava em apuros.

Tratava-se de um animal que estava preso em uma enchente, com a cabeça quase submersa nas águas, consequência das fortes chuvas que o estado enfrentou nos primeiros meses de 2024.

Devido às fortes enchentes, a corporação recebeu dezenas de chamados de socorro, mas esse acabou chamando a atenção dos bombeiros, pois foi o primeiro envolvendo um guaxinim ilhado.

E, claro, recebeu a mesma atenção e urgência como qualquer outro chamado envolvendo um humano.

Quando chegaram ao local, os bombeiros constataram a gravidade do caso do bichinho, cuja situação acabou partindo o coração dos profissionais, que agiram rapidamente para salvá-lo.

Sem dúvidas, o pequeno guaxinim não esperava tanta chuva assim, acabando por ficar preso em um bueiro enquanto a água não parava de subir ao seu redor.

Nesse caso, o tempo de socorro foi determinante para salvar a vida do guaxinim.

Para libertá-lo, os bombeiros abriram o ralo da calçada, verificando como e no que ele havia ficado preso.

Felizmente, a equipe conseguiu libertá-lo com cuidado e encontrou um lugar seguro e seco para ele ir.

Mesmo assustado, o guaxinim não poderia estar mais grato pela ajuda que literalmente salvou a sua vida.

"Alguns dias tudo o que você pode fazer é manter a cabeça acima da água, e alguns dias você só precisa de uma ajudinha”, escreveu o Corpo de Bombeiros de Bakersfield no Facebook.

Graças ao socorro dos bombeiros, o guaxinim foi libertado são e salvo.

Agora, esperamos que ele se mantenha longe de bueiros, pois como vimos, eles podem ser muito perigosos, especialmente em períodos de enchentes. Todo cuidado é pouco!

Além disso, a ação dos bombeiros demonstra que eles desempenham um papel muito importante não só para as pessoas, mas também para os animais, que são uma parte importante da nossa sociedade.

Como proteger os animais em enchentes

Em situações de desastres naturais é recomendado, especialmente para cães e gatos, usar coleira e guia, além de transportar os gatos em caixas apropriadas ou sacos de linhagem, com reserva de ração, como sugere o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro (CRMV-RJ), com base nas recomendações do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Animais de grande porte, como cavalos e bois, devem ser levados para áreas altas e seguras durante alagamentos. As aves, como galinhas, devem ser retiradas dos galinheiros para um ambiente seguro ou, se necessário, deixadas soltas com acesso à alimentação adequada.

O Grupo de Resgate de Animais em Desastres (Grad) oferece suporte especializado nessas situações, promovendo ajuda humanitária aos animais com uma equipe capacitada para atuar em diversas circunstâncias.

Veja também este vídeo:

Gatos e cachorros que invadiram residências em busca de uma adoção forçada