Homem muda sua rotina de treino para que cão adotado o acompanhe

Por
em Cães

A paixão de Rafael Soares, que vive em Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, é correr!

E nos últimos quatro anos, a corrida se tornou ainda mais prazerosa por conta da companhia. Mas não é outro corredor que o acompanha, e sim, Zeus, seu cachorro.

Rafael adotou Zeus da amiga de sua irmã, quando o pet tinha apenas dois meses. Ele viu a foto do vira-latinha, se apaixonou e decidiu adotá-lo.

Desde então, o filhote se tornou o parceiro em tudo de Rafael, até nas corridas!

Treino

Zeus foi adotado em 2020, mas antes, Rafael já praticava corrida de rua. Ele não é profissional, mas a disciplina pulsa em suas veias!

De três a quatro vezes por semana, depois do trabalho, ao chegar em casa, se preparava para correr. A constância dos treinos é pensada na sua saúde.

"Logo no mesmo mês que peguei ele [Zeus], levei ele comigo e corremos nossos primeiros 700 metros sem parar", contou Rafael ao Amo Meu Pet.

Um pouco desengonçado, mas determinado a acompanhar o tutor, Zeus corria atrás.

Veja:

"Até então, eu continuava com minha meta de três vezes por semana, e de vez em quando eu o levava junto. No entanto, nesses momentos, precisava reduzir meu ritmo e distância, pois ele estava aprendendo a correr comigo".

Rafael começou a reduzir seus objetivos de distância e tempo por causa do pet. Além disso, correr sem seu companheiro não era uma opção, optando por levá-lo sempre junto.

"Fomos correndo gradativamente, muito tempo 1,5km, depois 3 km, depois 4, 5, 6, 7, até que um dia conseguimos correr 8, 9 km lado a lado sem parar".

Conforme corria, Rafael percebeu que não precisava ir mais longe, que o que valia era a companhia do Zeus e o bem que aquele exercício estava - e está - fazendo à sua saúde.

"Aí reduzi para uma média de 6 km em 30 min, na média de 2 a 3 vezes na semana quando dá", disse.

Zeus é o melhor amigo de Rafael e companheiro de corrida, por isso ele declara:

"Em agosto de 2024 fará 4 anos que corremos juntos, e pretendo sempre sair para correr com ele, e quando ele não puder mais correr, acredito eu que será pela idade, aí irei parar de correr em respeito a ele, mas terei a lembrança de que eu tive um grande cachorro amigo que correu a maior parte de sua vida comigo".

Que essa dupla por muitos anos faça juntos o que amam fazer: correr!

Conheça Bob, o 'cãorredor'

O corredor Ivo Luthi, residente de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, encontra motivação em seu cachorro vira-lata, Bob, para alcançar o pódio.

Bob, seu fiel companheiro de três anos, não apenas assiste às corridas, mas também corre ao lado de Ivo até a linha de chegada, independentemente das condições da pista.

A dupla já conquistou o primeiro lugar várias vezes em suas categorias, mostrando uma incrível parceria.

Bob foi adotado em 2020 após a filha de Ivo vê-lo em um anúncio no Facebook.

Desde então, eles se tornaram inseparáveis, com Bob aprendendo a respeitar o trânsito e a correr em corridas de rua.

Juntos, eles inspiram muitos com sua dedicação e amizade.

Veja também este vídeo:

Cenas emocionantes de animais de estimação sendo salvos de enchente histórica no RS

Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube