Fotógrafa voluntária faz ensaio para divulgar animais sem tutores após as enchentes no RS

Por
em Proteção Animal

No início do mês de maio, o Rio Grande do Sul foi atingido por fortes chuvas que sobrecarregaram os níveis dos rios, causando um dos maiores impactos ambientais da história do estado.

Desde então, centenas de milhares de pessoas estão desabrigadas e desalojadas, muitos não tiveram tempo para se preparar, muito menos salvar cães e gatos.

Com o objetivo de ajudar animais resgatados das enchentes, a fotógrafa Rafaela Siqueira, moradora de Pelotas, preparou um ensaio fotográfico de cães e gatos que não foram reivindicados por tutores.

Em entrevista ao Amo Meu Pet, a jovem contou um pouco da rotina de voluntária. Como algumas cidades foram atingidas antes, Pelotas ganhou um alerta. “A gente teve o ‘privilégio’ de poder se preparar um pouco antes”.

A academia Fit 2k disponibilizou um galpão que está passando por obras para que os animais da cidade pudessem ser abrigados.

Com um grupo de mais de 600 membros, como voluntários, protetores de animais e veterinários, a equipe faz o possível para dar um destino mais confortável para cada pet do local.

Entre os engajados na ação está Rafa Siqueira. Cerca de 70 animais já passaram pelo galpão, muitos foram disponibilizados para lares temporários.

“O ensaio já era algo que eu tinha em mente. Mas é preciso muita organização, saber quais realmente não tem dono e quais podemos colocar para adoção. A gente tinha uma lista daqueles que não tinha responsáveis que não conseguimos contatos com ninguém”.

Além dos cães para os quais não foi identificado um possível tutor, o abrigo também acolhe aqueles que já eram comunitários antes das enchentes. Todos estão disponíveis para adoção.

Segundo Rafaela os animais ganharam roupas quentinhas, camas confortáveis, banho e tosa, vacinas e antipulgas.

Em relação à preparação para o ensaio, todos contribuíram para garantir que tudo ocorresse da melhor maneira possível.

“A ideia era fazer na rua, levar cada um por vez e fazer uma foto para divulgar”, esclareceu Rafa.

Mas com o tempo chuvoso, foi improvisado um cenário com um pano e lanternas. Com tudo pronto, um mutirão se formou para levar um cãozinho por vez.

“Eles estavam muito eufóricos, alguns assustados, outros faceiros querendo festa e carinho”, relembrou a fotógrafa.

O resultado foi extremamente positivo! As fotos chamaram atenção tanto na comunidade de Pelotas, quanto no Tik Tok da voluntária. Um vídeo publicado em 15 de maio, mostrando bastidores e resultados já conta com 60 mil visualizações.

“Quanto neném lindo”.
“Meu Deus como eu queria poder adotar TODOS”.
“Parabéns pelo trabalho”.

Comentaram alguns internautas.

Assista:

Rafa disse que decidiu compartilhar no Tik Tok para comover as pessoas após a grande repercussão que teve na região de Pelotas.

Graças ao compartilhamento, muitos animais do abrigo já foram adotados.

“Animaizinhos de rua tem em tudo que é cidade e estado precisando de lar. Então se eles querem adotar um cachorrinho daqui, é pra pensar que também tem cachorrinho sofrendo mais próximos. É uma forma de incentivar a adoção”.

Saiba mais sobre o trabalho de Rafa Siqueira pelo Instagram profissional.

Veja também este vídeo:

Cenas emocionantes de animais de estimação sendo salvos de enchente histórica no RS

Jornalista formada pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.