Gato é hospitalizado após estresse com ida da filha dos donos para a faculdade

Por
em Gatos

Quem tem gato em casa sabe: apesar da fama de independentes, eles criam laços profundos com os humanos que amam.

E um felino nos Estados Unidos deixou isso claro quando foi parar no hospital veterinário de tanto sofrer com a partida da sua irmã humana para a faculdade.

A história, compartilhada no TikTok pela usuária @minitrr, viralizou rapidamente.

No vídeo, o gatinho aparece recebendo cuidados enquanto se recupera do estresse — tudo porque a jovem com quem ele era extremamente apegado precisou se mudar para estudar.

"Tínhamos uma conexão tão forte que ele foi hospitalizado devido ao estresse de ficar longe de mim depois que me mudei para a universidade", escreveu ela. "E paguei milhares em contas de veterinário para mantê-lo comigo."

Felizmente, o gatinho está bem agora — e os reencontros com a tutora, que volta todo fim de semana para vê-lo, têm sido essenciais na sua recuperação.

Segundo a veterinária Catherine Swinsky, que atua em um abrigo de animais na Virgínia e é membro da Associação Médica Veterinária Felina, esse tipo de reação é mais comum do que se imagina.

“Gatos com síndrome de ansiedade de separação podem apresentar sinais como xixi fora do lugar, excesso de miado, destruição de objetos ou até limpeza compulsiva”, explicou à Newsweek.

Para ajudar felinos ansiosos, feromônios artificiais (encontrados em sprays, coleiras ou difusores) podem ser grandes aliados, assim como brinquedos interativos e jogos de caça.

Outro caso parecido

Esse não foi o único caso de um gato com o coração partido pela distância universitária.

No ano passado, outra gatinha, chamada Winnie, também viralizou nas redes sociais após ser flagrada implorando para a tutora voltar... pela câmera de monitoramento da casa!

A jovem Alyssa havia acabado de se mudar para a faculdade, e sua mãe decidiu instalar uma câmera na cozinha para que a filha pudesse matar a saudade da felina sempre que quisesse.

A câmera tem microfone e quando Winne ouviu a voz da tutora pela primeira vez, ela ficou confusa. Mas logo entendeu o poder daquele aparelhinho.

Agora, sempre que sente falta, ela mia para o alto-falante, se esfrega na câmera e até chama a tutora com as patinhas, como se estivesse dizendo: "Volta pra casa, vai..."

O vídeo desse momento comovente — registrado pela mãe de Alyssa apenas um dia após a mudança — viralizou e deixou muita gente com os olhos marejados.

Para ajudar um gatinho a lidar com a ausência de um membro querido da família, especialistas recomendam manter a rotina o mais estável possível.

Oferecer estímulo mental com brinquedos e deixar a casa mais divertida para o gato, com arranhadores, toquinhas e lugares altos para observar o ambiente e, claro, visitas regulares, ajudam muito.

Redatora.