Devolvido a abrigo de animais por ser 'medroso demais', cachorro mix de labrador espera há 450 dias por novo lar

Por
em Cães

Há mais de 450 dias, após ser entregue ao abrigo, Peanut está sob os cuidados da The Vanderpump Dog Foundation, localizada em Los Angeles, Califórnia, nos Estados Unidos.

A fundação tem como objetivo resgatar cães em situação de risco, incentivar a adoção responsável e conscientizar sobre práticas cruéis envolvendo cães.

Com o amor e o cuidado dos funcionários e voluntários do abrigo, Peanut aprendeu a confiar novamente.

Hoje, é um cão leal, brincalhão e carinhoso com quem conquista sua confiança; caso contrário, pode se mostrar bastante medroso.

Sobre Peanut

Peanut é um cão mestiço de labrador, tem cinco anos, pesa cerca de 22 kg e chegou ao abrigo ainda filhote.

Esse doguinho adora rotina, e seu tutor precisa ter pulso firme, pois ele respeita e se sente mais seguro ao lado de um líder confiante e consistente.

Ele tem boas maneiras ao andar com a guia, conhece comandos básicos e é motivado por petiscos.

Sua coisa favorita? Tomar banho de sol.

Esse lindinho chegou a ser adotado, mas devido ao seu temperamento - ele ficava nervoso perto de estranhos e demonstrava comportamento de proteção de recursos -, acabou sendo devolvido ao abrigo três vezes.

O que significa “proteger recursos”?

Esse comportamento, chamado de resource guarding, ocorre quando o cão reage defensivamente para proteger algo que considera valioso (como comida, brinquedos, local de descanso ou até pessoas).

Segundo o Preventive Vet, pode envolver postura rígida, rosnar, mostrar os dentes, avançar ou morder ao se sentir ameaçado.

É um instinto natural, mas em um ambiente doméstico precisa de atenção e manejo apropriado

Por isso, o abrigo procura um tutor que possa oferecer um ambiente estruturado e uma rotina previsível, esse é o tipo de cenário em que ele se sente mais seguro e feliz.

Viralizou

O abrigo compartilhou a história de Peanut no perfil do TikTok @savethedogs no dia 12 de junho.

"Dizem que ele é inadotável. Mas, na verdade... ele está esperando há 5 anos por alguém em quem possa confiar. Peanut merece uma chance — ele está esperando sozinho que alguém venha salvá-lo", diz a legenda.

A publicação acumulou milhares de visualizações e centenas de comentários comovidos.

"Ele não é inadotável, apenas institucionalizado. Assim como nós, eles também sofrem de angústia mental. Que vergonha dos adotantes que não se deram ao trabalho de tentar", escreveu uma internauta.

Assista ao vídeo:

Que Peanut finalmente encontre uma família que o ame do jeitinho que ele é, com paciência, respeito e muito carinho.

Redatora e apresentadora do Canal Amo Meu Pet.

Com formação em Design de Produtos e especialização em Design de Interiores pela Universidade de Passo Fundo, a Ana encontrou sua verdadeira paixão ao unir criatividade, comunicação e o amor pelos animais.

Apaixonada por contar histórias que tocam o coração, ela estudou Escrita Criativa com o escritor Samer Agi e participa do programa JournalismAI Discovery, organizado pela Escola de Economia e Ciências Políticas de Londres e a Iniciativa de Notícias do Google, buscando se aprofundar no universo digital.

Hoje, dedica-se a produção de conteúdos que informam, emocionam, conscientizam e arrancam sorrisos.