Durante caminhada, mulher fica frente a frente com animal selvagem que parece ter saído de um conto de fadas

Por
em Mundo Animal

Dias atrás, a gerente de e-commerce e growth Amanda Murakami caminhava por um parque na região do ABC Paulista quando se deparou com um animal selvagem que mais parecia ter saído de um conto de fadas.

Admirada com a criaturinha, ela fez apenas uma coisa: sentou-se e ficou observando, encantada, tamanha beleza.

Amanda não poderia ter ficado mais surpresa e grata, por viver um momento tão mágico e inesperado em meio à rotina agitada da cidade.

Qual era o bichinho?

Era uma manhã ensolarada quando Amanda se deparou com nada menos que um veado caminhando tranquilamente pelas ruas do Parque Ecológico Guapituba, em Mauá.

O parque, um dos maiores refúgios de Mata Atlântica na Grande São Paulo, ocupa mais de 500 mil m² e abriga uma rica diversidade de fauna e flora, com espécies como tucanos, teiús e até veados-catingueiros, como o que Amanda viu.

O mais bonito no encontro foi a reação de Amanda: ao perceber o animal, ela imediatamente abriu espaço para que ele passasse com tranquilidade.

E o veado, sem demonstrar qualquer medo, seguiu seu caminho sereno, como se soubesse que ali estava em segurança.

Encantada com a cena, Amanda pegou o celular e registrou o momento.

Repercussão

Amanda compartilhou o vídeo em seu perfil no TikTok, @amandamurakamy, no dia 19 de junho. A publicação viralizou rapidamente, acumulando mais de 264 mil visualizações e centenas de comentários.

“Gente, eu ia me sentir a própria Branca de Neve de tão privilegiada”, escreveu uma internauta.
“Iti malia, você foi muito respeitosa também, adorei”, comentou outra.

Amanda respondeu:

“Precisamos sempre, né? Sentar ou agachar para não assustar os animais, fazer silêncio... a gente quer observar, não provocar medo.”

Uma terceira, estudante de Biologia na UNESP Ana Baffini, deixou um comentário cheio de informação:

“Eu trabalho com cervídeos e nós temos 9 espécies brasileiras, além do maior cervídeo da América Latina ser nosso também — o cervo-do-pantanal! Vi que muita gente não sabia que temos cervos no Brasil, mas o maior Núcleo de Pesquisa e Conservação de Cervídeos fica justamente aqui, na UNESP de Jaboticabal, no interior de São Paulo!”

Assista:

A natureza é mesmo incrível! E você? Já ficou frente a frente com um animal selvagem? Conta pra gente como foi essa experiência!

Curiosidades sobre os veados

Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o veado‑catingueiro (Mazama gouazoubira) é uma das espécies mais adaptáveis de cervídeos da fauna brasileira:

  • Apresenta pelagem que varia de cinza‑marrom a avermelhada, com ventre mais claro e, às vezes, manchas discretas.
  • Mede cerca de 85–105cm de comprimento, atinge até 65cm de altura na cernelha e pesa até 25kg, sendo de porte médio.
  • Seus chifres simples, não ramificados e com até 12cm, são menores que os de outras espécies de cervídeos.
  • Espécie de comportamento solitário ou em pequenos grupos, com reprodução ao longo de todo o ano e forte adaptabilidade a habitats modificados, como fragmentos de Mata Atlântica e áreas de cultivo.

Redatora e apresentadora do Canal Amo Meu Pet.

Com formação em Design de Produtos e especialização em Design de Interiores pela Universidade de Passo Fundo, a Ana encontrou sua verdadeira paixão ao unir criatividade, comunicação e o amor pelos animais.

Apaixonada por contar histórias que tocam o coração, ela estudou Escrita Criativa com o escritor Samer Agi e participa do programa JournalismAI Discovery, organizado pela Escola de Economia e Ciências Políticas de Londres e a Iniciativa de Notícias do Google, buscando se aprofundar no universo digital.

Hoje, dedica-se a produção de conteúdos que informam, emocionam, conscientizam e arrancam sorrisos.