Autoridade avista urso enorme passeando com um improvável 'colega de trabalho'
Por Larissa Soares em Mundo Animal
Os moradores de Altadena, na Califórnia, EUA, já estão acostumados a ver a vida selvagem passeando pelas ruas de vez em quando.
Mas, na última semana, até os policiais se surpreenderam com o que viram.
Chamados para verificar a presença de um urso em um bairro residencial, os policiais da delegacia do xerife chegaram prontos para conter o grandalhão… e encontraram o animal muito bem acompanhado.
“Recebemos chamadas de ursos com frequência”, contou o sargento David Salazar ao The Dodo. “Mas esse foi especial por causa do colega de caminhada que estava com ele.”
O urso estava acompanhado de um coiote.
A cena foi comparada a dois colegas de trabalho saindo para o almoço. E, bem, pode não ser tão longe da verdade assim.
Uma aliança improvável
De acordo com o Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia, é relativamente comum que coiotes sigam ursos.
Não porque sejam amigos íntimos, mas porque os ursos costumam deixar para trás restos de comida. E o coiote, sempre oportunista, sabe muito bem como tirar proveito disso.
“Essa parceria, por mais curiosa que pareça, pode ser uma questão de sobrevivência”, explicou Steve Gonzalez ao The Dodo.
Com os incêndios florestais devastando o habitat de muitos animais na região, alianças inusitadas como essa têm se tornado mais frequentes.
A dupla foi vista caminhando tranquilamente, como se o passeio em dupla fosse parte da rotina.
“O lado selvagem de Altadena nunca decepciona!”, brincou a delegacia do xerife, ao compartilhar as imagens nas redes sociais.
Coiote esperto
Apesar da imagem ameaçadora que alguns ainda têm dos ursos, a dieta do urso pardo é majoritariamente vegetariana.
Segundo a organização Four Paws, cerca de 80% da alimentação dos ursos pardos é composta por frutas, raízes, folhas, cogumelos, nozes e bagas.
Eles também comem pequenos animais, peixes, carniça e, claro, não dispensam um bom mel, com direito a invasão de colmeia e tudo.
Por serem onívoros e muito adaptáveis, os ursos podem percorrer longas distâncias em busca de alimento, chegando a andar até 40 km por dia.
E, quando a comida é escassa, eles expandem ainda mais seus territórios. Ah, e apesar do tamanho, são excelentes nadadores!
Já os coiotes, embora muitas vezes vistos como vilões urbanos, têm uma dieta surpreendentemente discreta.
De acordo com o Projeto de Pesquisa sobre Coiotes Urbanos do Condado de Cook, a base da alimentação desses animais é composta por roedores e outros animais pequenos.
Ao contrário do que muitos pensam, eles não vivem de lixo nem de atacar animais de estimação. Na verdade, só recorrem a isso em situações extremas.
O que eles realmente dominam é a arte de aproveitar oportunidades.
E, agora que você já sabe o quanto um urso pardo é bom em encontrar comida, seguir esse grandão por aí é uma estratégia bastante inteligente para outro animal, não concorda?
Larissa é jornalista e escreve para o Amo Meu Pet desde 2023. Mora no Rio Grande do Sul, tem hobbies intermináveis e acha que todos os animais são fofos e abraçáveis. Ela se formou em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo e é “mãe” de duas gatas.