Gata grávida se preparava para dar à luz — e seu companheiro não saiu do seu lado

Por
em Gatos

Em junho, a gatinha de Sophia Senchi, que é manicure e vive em Greenville, Carolina do Sul, nos Estados Unidos, deu à luz três filhotes.

Nesse momento, a felina não estava sozinha...

Além do cuidado da tutora, ela também contou com o apoio do pai dos filhotes, que permaneceu ao seu lado, como se entendesse a importância daquele instante.

Esse gatinho foi mais pai do que muitos pais humanos, sempre presente, atencioso e ao lado da família.

O dia especial

Sophia preparou uma caixa de papelão, forrada com um cobertor, para que a gatinha pudesse dar à luz com conforto e segurança.

Quando começou a sentir as dores das contrações, a felina pulou para dentro de seu ninho improvisado, buscando um lugar acolhedor para trazer seus filhotes ao mundo.

Esse comportamento é natural nas gatas, que instintivamente procuram um lugar seguro para o parto, assim como faziam seus ancestrais para proteger os filhotes de possíveis ameaças.

E não só isso, a gatinha também encontrou segurança na presença do pai dos filhotes, que permaneceu por perto, ao redor da caixa, como se quisesse garantir que tudo correria bem.

Viralizou

Sophia filmou o momento e compartilhou em seu perfil do TikTok, @sophiasenchi, no dia 12 de junho. Na legenda, escreveu:

"Ele continuou chorando por ela."

A publicação acumulou mais de 4,3 milhões de visualizações e milhares de comentários emocionados.

"Se os gatos não abandonam suas esposas quando estão grávidas, nós também não deveríamos", escreveu um internauta.
"Quando a natureza lhe dá um bom exemplo", comentou outro.
"Precisamos de mais homens assim", declarou uma terceira.

Assista:

Esse aí tem tudo pra ser um paizão, né?

Agora aposto que você ficou curioso para ver a carinha do trio, confira abaixo:

São lindinhos demais!

Vale lembrar que, embora essa história seja linda, a reprodução de animais deve ser sempre planejada e responsável.

A castração é um ato de amor que ajuda a prevenir doenças, reduz o abandono e evita ninhadas indesejadas.

Antes de permitir que seu pet tenha filhotes, é importante refletir sobre os cuidados envolvidos e garantir que todos terão um lar seguro e cheio de amor.

Comportamento paternal

Comprovado por estudos e especialistas, sim: gatos machos podem sim apresentar comportamento paternal e afeto intenso pelos filhotes e pela parceira.

A organização Cats Protection aponta que:

“em certas circunstâncias, gatos domésticos machos que têm vínculo com a mãe podem também desenvolver laços com os filhotes, demonstrando cuidados como limpeza, proteção e brincadeiras”.

Além disso, uma pesquisa publicada pela Coziwow ressalta que felinos machos podem assumir o papel de guardiões do ninho, protegendo e até oferecendo calor aos filhotes além do cuidado materno.

Esses comportamentos são mais frequentes em gatos castrados ou com vínculo familiar forte, em contraste com machos não castrados, que tendem a ser mais territoriais ou agressivos .

Redatora e apresentadora do Canal Amo Meu Pet.

Com formação em Design de Produtos e especialização em Design de Interiores pela Universidade de Passo Fundo, a Ana encontrou sua verdadeira paixão ao unir criatividade, comunicação e o amor pelos animais.

Apaixonada por contar histórias que tocam o coração, ela estudou Escrita Criativa com o escritor Samer Agi e participa do programa JournalismAI Discovery, organizado pela Escola de Economia e Ciências Políticas de Londres e a Iniciativa de Notícias do Google, buscando se aprofundar no universo digital.

Hoje, dedica-se a produção de conteúdos que informam, emocionam, conscientizam e arrancam sorrisos.