Conheça Polaco, o gato frajola que não pode ver ninguém rindo que já quer 'pesar o clima'
Por Beatriz Menezes em GatosQuem disse que gatos não têm senso de humor? Polaco, um gato frajola de personalidade forte, está conquistando a internet com sua reação hilária (e rabugenta) ao ouvir risadas dentro de casa.
Conhecido por seu jeito emburrado, o felino “não tolera” alegria ao seu redor e mostra isso com suas “patadas de desaprovação”.
O vídeo, publicado no perfil @pitucosss, mostra o momento em que a tutora não consegue conter as gargalhadas e acaba levando bofetadas do gato.
A cena rapidamente viralizou no Instagram, com mais de 4,5 milhões de visualizações, além de repercussão no TikTok e outras plataformas.
Polaco vive com sua família em Vitória, Espírito Santo. Ele faz parte dos “Pitucos”, grupo formado por outros três gatos: Peruca, Pitica e Pepita.
Os humanos por trás da conta são o casal Gabriel e Mayara, que estão juntos há oito anos.
O Amo Meu Pet entrou em contato por e-mail para entender a personalidade do felino.
“Adotamos o Tuco que hoje chamamos de Polaco quando ele tinha apenas 45 dias. Ele nasceu em 05 de março de 2018”, contam.
O apelido surgiu como uma brincadeira entre os seguidores. Além de Polaco, o felino também atende por nomes como Pernambuco e Pituco. Já a página nas redes leva o nome do grupo de gatos: os Pitucos.
Segundo os tutores, Polaco tem mesmo um comportamento peculiar.
“No geral, ele é mau humorado, tem a cara fechada e não gosta de barulhos, gritaria ou risadas altas. Mas nesse dia ele estava especialmente estressado”, explicam.
“Ele começou a ameaçar pular na humana dele e logo deu as bofetadas. Foi aí que gravamos o vídeo.”
A expressão sempre fechada do gato chama atenção do público. “Parece um senhor de idade. É muito expressivo e parece entender tudo o que está acontecendo”, brincam.

Apesar das ‘patadas’, a convivência com ele e os outros gatos é repleta de carinho.
“Eles são tudo para nós. Nos fazem companhia, nos divertem e enchem nossa casa de amor.”
O sucesso do vídeo pegou todos de surpresa.
“Não esperávamos essa repercussão. Recebemos mensagens, e-mails, entrevistas... Tudo por um vídeo simples que gravamos de forma espontânea.”
A família aproveita a fama para incentivar a adoção responsável.
“Muitas pessoas acham que gatos não são carinhosos, como vimos em poucos comentários nos vídeos, mas nós que temos contato diário sabemos o quanto os gatos são grudados nos tutores e gostam de carinho e afeto. Por outro lado, a adoção de um animal é algo que envolve responsabilidade, de manter uma boa alimentação, água, ambiente amplo e higienizado, acesso à veterinário e entretenimento. Neste caso, é bom analisar bem sua situação atual antes de adotar, mas ao fazer, será uma felicidade imensa. Para nossos seguidores, a gente só sabe agradecer por todo carinho de sempre e pelos comentários hilários que nos deixam. Eles fazem nossos dias melhores e em troca nós entregamos as peripécias do Pituco.”
Confira o vídeo:
De acordo com o site PetCare Rx, os gatos são animais imprevisíveis, com mudanças de humor que podem confundir os tutores.
Barulhos altos, mudanças na rotina ou excesso de estímulos podem estressar os bichanos. Por isso, respeitar os sinais e limites do seu pet é essencial para o bem-estar do animal.
E você, conseguiria segurar o riso perto do Polaco ou também levaria umas patadas?