Resgate começa após funcionário se deparar com dois olhos brilhantes dentro de duto do elevador
Por Ana Carolina Câmara em Gatos
Lua, Maruja e Francisca são três gatinhas lindas e muito amadas por sua tutora.
Elas vivem como verdadeiras princesas, com todo o conforto e carinho que merecem. Mas, de vez em quando, uma delas sente que nasceu para viver grandes aventuras.
E qual das três seria a aventureira? A Maruja.
Com seu instinto curioso e espírito destemido, essa lindinha acabou se metendo onde não devia e quase matou de susto sua tutora!
Que bom que, no final, tudo acabou bem, e Maruja voltou para casa sã e salva, pronta para um lanche (e, quem sabe, outra travessura no dia seguinte).
A travessura
Segundo a tutora, que vive em um apartamento, o triozinho é muito tranquilo, e Maruja nunca havia se aventurado para fora de casa.
Ela sequer tinha descido as escadas sozinha, muito menos ido até a cobertura.
Por ser tranquila, a tutora nunca imaginou que Maruja fosse capaz de protagonizar uma escapada tão ousada.
"Sempre foi muito medrosa mas isso nao a impediu de aprontar hoje!", comentou a tutora.
Isso porque, em meados de junho, a querida desapareceu de casa, deixando a tutora desesperada. Ela a procurou por todos os cantos, chegou a mobilizar vizinhos e até alertou os porteiros dos prédios ao redor.
Foram mais de três horas de busca incansável pela vizinhança, numa verdadeira varredura... até que um miado distante começou a ser ouvido dentro do elevador do prédio.
Sim, Maruja fez jus ao seu nome e se aventurou em cima do elevador.
Com muita paciência e a ajuda de Churu, um petisco cremoso que os gatos adoram, a tutora, junto com outros voluntários, conseguiu resgatá-la em segurança.
Mas até trazê-la de volta para os braços de sua dona, pensa em quanto nervosismo, miados aflitos e tentativas frustradas fizeram parte do resgate.
Repercussão
O resgate foi filmado e compartilhado no perfil do Instagram @luamaruja, dedicado às gatinhas, no dia 14 de junho.
Na legenda, a tutora deixou um importante alerta:
"Quem tem gato, esteja de olho, pois o instinto de curiosidade deles é enorme — e situações perigosas acabam acontecendo!"
A publicação acumulou mais de 366 mil visualizações e milhares de comentários.
"Aquele momento em que o ódio se mistura com o alívio, vontade de esganar e ao mesmo tempo abraçar," comentou uma internauta.
"CHURU sempre patrocinando os resgates," brincou outra.
"Meu Deus, que perigo... muito levada!" escreveu uma terceira.
Confira:
A Maruja é arteira!
E o seu pet, também já te deu um susto desses? Conte pra gente!
Como evitar fugas?
Segundo a especialista em comportamento felino AdrienneLegault, a chave para evitar fugas é entender e respeitar os instintos do gato.
Como eles têm um forte impulso de caça e exploratório, é essencial canalizar essa energia dentro de casa.
Uma tática eficaz é treinar o gato a respeitar “limites de porta”: ao abrir a saída, use um comando como “espera” e recompense-o com petiscos caso ele não tente escapar.
A consistência é fundamental, quanto mais o gato associar ficar perto da porta com algo positivo, menor será o risco de fuga.
Além disso, a Dra. Legault destaca a importância de oferecer alternativas seguras e atraentes ao explorar, como arranjos perto de janelas com prateleiras, árvores para gatos ou mesmo um “catio” (patio seguro e cercado).
Essas opções reduzem a curiosidade perigosa, dando ao animal estímulos sem ele precisar sair de casa.
Por fim, ela reforça que a castração também é fundamental, pois reduz drasticamente o impulso de sair à procura de parceiros ou de demarcar território.
Redatora e apresentadora do Canal Amo Meu Pet.
Com formação em Design de Produtos e especialização em Design de Interiores pela Universidade de Passo Fundo, a Ana encontrou sua verdadeira paixão ao unir criatividade, comunicação e o amor pelos animais.
Apaixonada por contar histórias que tocam o coração, ela estudou Escrita Criativa com o escritor Samer Agi e participa do programa JournalismAI Discovery, organizado pela Escola de Economia e Ciências Políticas de Londres e a Iniciativa de Notícias do Google, buscando se aprofundar no universo digital.
Hoje, dedica-se a produção de conteúdos que informam, emocionam, conscientizam e arrancam sorrisos.