Gato espertinho prega peça em lojista e faz rapaz questionar sua saúde mental
Por Larissa Soares em Gatos
Era para ser mais um dia comum de trabalho no pequeno mercado de Sinan Akbiyik, em Hopa, na Turquia.
Ele estava sozinho no caixa, concentrado na rotina tranquila do negócio, quando algo completamente inesperado e ligeiramente assustador aconteceu.
No chão, uma caixa de papelão começou a se mover... sozinha!
“Verifiquei se a caixa estava mesmo se movendo sozinha”, contou ele ao The Dodo. “Quando não vi nada, entrei em pânico.”

Assustado, Akbiyik até pensou estar tendo uma experiência sobrenatural. Ele saiu da loja, completamente confuso, tentando entender o que tinha acabado de testemunhar.
Fantasma? Terremoto? Alucinação?
Só havia uma forma de tirar essa dúvida: checar as imagens da câmera de segurança. E foi aí que a verdade apareceu:
Um gato sorrateiro havia empurrado a caixa, fazendo-a deslizar misteriosamente e logo em seguida, sumiu da cena, como se nunca tivesse estado ali.
O responsável pela “atividade paranormal” já era um velho conhecido da região. O gato espertinho costumava circular pela loja em busca de carinho e petiscos.
No fim, o susto se transformou em boas risadas.
“Foi um momento agradável”, disse Akbiyik. “Não consegui conter o riso.
“A maioria das assombrações são gatos”
As imagens rapidamente viralizaram no Reddit e provocaram uma enxurrada de comentários divertidos.
“A melhor parte foi ver o gato se escondendo atrás da caixa, do lado de fora, observando a reação dele”, disse um internauta.
“Agora quero um remake de Atividade Paranormal, mas que na verdade são apenas alguns gatos causando o caos”, brincou outro.
“Quando moro sozinho e ouço um barulho no outro cômodo: é o fim. Quando moro com gatos e o sofá levita: eh, gatos brincando de novo”, comentou mais um.
Por que os gatos amam tanto as caixas de papelão?
De acordo com a veterinária comportamentalista Alison Gerken, o fascínio dos gatos por caixas de papelão tem vários motivos:
- Caixas são tocas perfeitas
Gatos são animais de toca. Uma caixa oferece o esconderijo ideal, onde se sentem protegidos de predadores e podem descansar com segurança.
- São ótimos esconderijos de caça
Mesmo domesticados, os gatos continuam sendo predadores de emboscada. Eles adoram se esconder para “atacar” brinquedos, outros gatos... ou o seu tornozelo.
- Caixas são quentinhas
O papelão ajuda a reter o calor do corpo felino, um detalhe importante para animais que se sentem confortáveis em temperaturas entre 30 e 36°C (bem acima da média das casas humanas).
- Elas aliviam o estresse
Um estudo da Universidade de Utrecht mostrou que gatos recém-chegados a abrigos que tinham acesso a caixas se adaptavam mais rápido e ficavam menos estressados.
- É um território pessoal
Gatos têm glândulas odoríferas no rosto. Quando esfregam o focinho nas bordas da caixa, estão marcando aquele espaço como “seu”.
Moral da história?
Se você vir uma caixa se mexendo misteriosamente em sua casa, mesmo que seja obra de um espírito, provavelmente será o espírito de um gato.
Larissa é jornalista e escreve para o Amo Meu Pet desde 2023. Mora no Rio Grande do Sul, tem hobbies intermináveis e acha que todos os animais são fofos e abraçáveis. Ela se formou em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo e é “mãe” de duas gatas.