Cachorro estopinha se nega a sair de abrigo sem sua irmã: 'Nunca vi cães tão unidos quanto eles'
Por Ana Carolina Câmara em Cães
Os irmãos Pancho e Pancha, de apenas cinco meses, foram abandonados por seus antigos tutores há algumas semanas no abrigo Let’s Rescue Dogs, localizado em Los Angeles, Califórnia, nos Estados Unidos.
A duplinha de estopinha, sim, eles têm os pelos emaranhados e um jeitinho bagunçado que só aumenta a fofura, é muito unida.
Pensar em se separar é quase um tormento — Poncho que o diga, pois mostrou todo o seu apego à irmã em uma cena comovente.
A irmandade
Desde que Pancho e Pancha chegaram ao abrigo, não se desgrudaram. Um representante chegou a afirmar: "Nunca vi um casal de cães de abrigo tão unido quanto eles."
Só que, depois de alguns dias nas dependências do abrigo, chegou a hora da duplinha encontrar conforto e segurança em um lar temporário, até que o definitivo fosse finalmente encontrado.
Foi nessa mudança de ambiente que Pancho deixou claro que não está disposto a se separar de sua irmã, revelando o forte laço que os une.
Isso porque, quando Poncho desceu do carro que os levou até o novo lar, Pancha não o seguiu.
Sem entender por que a irmã não veio atrás, ele se sentou na calçada, olhou na direção do carro e simplesmente se recusou a seguir em frente.
Era como se ele dissesse: "Não vou a lugar nenhum sem a minha irmã."
O estopinha só voltou a reagir quando Pancha caminhou em sua direção. Num pulo de alegria, ele saltou sobre ela, como se comemorasse o reencontro mais feliz do mundo.
O momento foi registrado em vídeo e compartilhado no perfil do Instagram do abrigo, @lets.rescue.dogs, no dia 10 de maio.
“Pancho chorou e se recusou a entrar no carro até perceber que não deixaríamos sua irmã para trás. Agora eles podem florescer em lares temporários enquanto aguardam por uma adoção definitiva!”, diz a legenda da publicação.
O vídeo já ultrapassou 255 mil visualizações e recebeu centenas de comentários emocionados.
“Isso deixou meu dia muito mais feliz! Obrigada por esse resgate!”, escreveu um internauta.
“Essa é uma amizade leal e amorosa. Obrigada por mantê-los juntos...”, comentou outra seguidora.
Assista:
Que Pancho e Pancha encontrem seu lar definitivo e possam viver juntos uma vida cheia de carinho e segurança.
Amizade entre cães
Cães podem formar vínculos emocionais muito fortes entre si, especialmente quando convivem desde cedo ou compartilham situações intensas, como o abandono ou a vida em abrigos.
Estudos indicam que esses laços são reforçados pela liberação de ocitocina, o chamado “hormônio do amor”, que é liberado durante interações positivas, como brincadeiras, lambidas e momentos de proximidade.
Esse mesmo hormônio está envolvido na construção de laços afetivos entre humanos e cães.

Além disso, os cães demonstram sinais claros de apego ao parceiro canino, como ansiedade ao se separar, busca por contato físico e comportamento de conforto quando estão juntos.
De acordo com um estudo publicado na plataforma ResearchGate, a ocitocina tem um papel importante na promoção desses vínculos sociais entre os cães.
Redatora e apresentadora do Canal Amo Meu Pet.
Com formação em Design de Produtos e especialização em Design de Interiores pela Universidade de Passo Fundo, a Ana encontrou sua verdadeira paixão ao unir criatividade, comunicação e o amor pelos animais.
Apaixonada por contar histórias que tocam o coração, ela estudou Escrita Criativa com o escritor Samer Agi e participa do programa JournalismAI Discovery, organizado pela Escola de Economia e Ciências Políticas de Londres e a Iniciativa de Notícias do Google, buscando se aprofundar no universo digital.
Hoje, dedica-se a produção de conteúdos que informam, emocionam, conscientizam e arrancam sorrisos.