Família se surpreende ao descobrir que estava criando uma raposa ao invés de um cão

Por
em Notícias

Uma família de Santa Rita do Sapucaí (MG) criou um filhote de raposa como se fosse um cachorro.

Ao descobrirem que o filhote na verdade era um animal selvagem, a família o entregou para uma ONG de proteção animal.

Em fevereiro de 2020, a equipe de fauna do Instituto Estadual de Florestas (IEF) retirou o animal da ONG e o levou para Varginha (MG).

“Foram colegas do IEF que viram a reportagem, entraram em contato. E a gente entrou em contato com a ONG para recolhimento para avaliação para uma possível reabilitação e posterior soltura”, explicou a coordenadora geral do IEF Danielle Andery.

De acordo com Danielle, a espécie é pouco comum e corre risco. “Está na lista como vulnerável de extinção. É um machinho filhote, que ainda vai passar por um processo de habilitação um pouco mais demorado".

A raposinha surgiu próxima à casa de uma família, que sensibilizada por sua condição, decidiu adotá-la. Eles a criaram como se fosse um cachorro: bebia água no pote, dormia no sofá e na cama de casa. Também apareceu em fotos com as crianças da casa.

“A gente tirou bastante foto, brincou com ela, deixou ela entrar dentro de casa, dormir na cama, no colchão. Ela ficava se divertindo”, contou a dona de casa Deisiane Dias da Rocha.

Uma semana depois, entretanto, a raposa começou a atacar as galinhas do quintal. A família procurou a Guarda Civil, que encaminhou o animal para a Sociedade Protetora de Animais da cidade, de onde foi retirada pelo IEF.

O filhote segue agora para o centro de triagem especializado em Belo Horizonte (MG), onde passará por exames clínicos e sanitários. No local, também será feita a reabilitação.

“Ele vai passar por exames acompanhado de uma equipe de biólogos e veterinários, pra poder fazer essa avaliação sanitária e comportamental antes da soltura. Mas primeiro ele tem que crescer”, contou Danielle.

Veja também este vídeo do nosso canal:

O pássaro que canta 'Meu Pintinho Amarelinho' e mais no Jornalzinho Amo Meu Pet | Com Pépe Bonner

Gabriel Pietro têm 20 anos, é redator e freelancer. Fundou o Projeto Acervo Ciência em 2016, com o objetivo de levar astronomia, filosofia e ciência em geral ao público. Em dois anos, o projeto alcançou milhões de internautas e acumulou 400 mil seguidores no Facebook. Como redator, escreveu para vários sites, como o Sociologia Líquida e o Segredos do Mundo. Ainda não sabe se é de humanas ou exatas, Marvel ou DC, liberal ou social-democrata. Ama cinema, política, ciência, economia e música (indie). Ainda tentando descobrir seu lugar no mundo.