Autoridades encontram cachorro parado em estrada insistindo que eles o seguissem - era seu dono que precisava de ajuda

Por
em Cães

Durante a madrugada, em uma estrada quase deserta da Espanha, uma pequena figura surgiu no feixe de luz da viatura da Guarda Civil de Zaragoza.

Era Lucas, um cachorrinho Yorkshire que, sozinho e no escuro, parecia determinado a chamar atenção.

“O animal não parava de latir… ele nos fez sinal”, contou o policial José María Ledesma, de acordo com informações do The Dodo.

Em vez de correr ou se assustar com a aproximação dos faróis, como a maioria dos cães faria, Lucas ficou ali, insistente, como se estivesse pedindo algo.

Intrigados, os policiais decidiram descer e segui-lo. E que bom que confiaram no instinto.

Lucas os levou até um barranco próximo. Lá embaixo, no meio da vegetação, alguém gemia de dor.

Era seu tutor, um senhor de 78 anos que havia escorregado horas antes e, sem conseguir se levantar, ficou preso, invisível para quem passava pela estrada.

Sem Lucas, talvez ele não tivesse sido encontrado a tempo.

Felizmente, os policiais conseguiram resgatá-lo com vida e levá-lo ao hospital.

Já Lucas, o herói de quatro patas, ganhou uma carona de volta para casa e, claro, um lugar garantido no coração de todos.

“Uma história de lealdade, instinto e trabalho em equipe”, escreveu a Guarda Civil de Zaragoza no Instagram.

Os cães sabem quando os tutores estão passando mal?

De acordo com o American Kennel Club (AKC), cães são especialistas em detectar alterações no comportamento, na rotina e até na saúde de seus tutores.

A Dra. Mary Burch, especialista em comportamento animal do AKC, conta que seu próprio cachorro, Wyn, percebeu uma crise cardíaca iminente mesmo antes dela.

“Ele estava do outro lado do quarto e correu para a minha cama, encostou a cabeça no meu peito, sobre o meu coração. Alguns minutos depois, tudo passou. Nunca vou saber se ele ajudou de alguma forma, mas ele sentiu que algo estava errado”, relatou.

Um nariz que salva vidas

Além da incrível percepção emocional, os cães têm um olfato muito mais potente que o nosso e isso faz toda a diferença.

Segundo estudos citados pelo AKC, eles conseguem perceber alterações químicas em nossos corpos.

É por isso que muitos cães detectam doenças como câncer, diabetes e até convulsões antes mesmo dos sinais aparecerem.

A doença muda o cheiro do corpo humano. E como os cães conhecem o “cheiro normal” dos seus tutores, qualquer alteração pode ser interpretada como um alerta.

Ou seja, seu cão pode sentir quando você está diferente pelo cheiro, pelo comportamento, pela emoção ou por tudo isso junto.

Larissa é jornalista e escreve para o Amo Meu Pet desde 2023. Mora no Rio Grande do Sul, tem hobbies intermináveis e acha que todos os animais são fofos e abraçáveis. Ela se formou em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo e é “mãe” de duas gatas.