Homem acolhe cadela de rua após furacão e é surpreendido com ninhada de filhotes
Por Beatriz Menezes em Cães
Um gesto de compaixão mudou a vida de um homem que salvou uma cadela grávida em meio à destruição causada pelo furacão Ian, que atingiu a costa oeste da Flórida em 2022.
Joe Tulgan, de 33 anos, encontrou a cadela enquanto ajudava na limpeza dos destroços provocados pela tempestade e decidiu acolhê-la. Poucas semanas depois, foi surpreendido com o nascimento de seis filhotes saudáveis.
Segundo o Newsweek o furacão Ian foi uma das tempestades mais devastadoras da história dos Estados Unidos, com ventos de categoria 4 e mais de US$ 112 bilhões em prejuízos.

A tragédia deixou 156 mortos somente em solo americano, e milhões de pessoas sem energia elétrica.
Em meio ao caos, histórias de solidariedade e esperança também emergiram, como a de Joe, que hoje vive em Greenacres, na Flórida, com sua esposa Marissa e sua enteada Abby.
Enquanto removia escombros com os amigos Travis e Todd, Joe foi abordado por uma cadela magra e coberta de sujeira, que buscava comida entre os restos deixados pelo furacão.
Comovidos, os homens a alimentaram e, naquela mesma noite, ela voltou a procurá-los, permanecendo por perto durante toda a estadia no Airbnb em que estavam hospedados.
“Me apaixonei por ela ali mesmo. Era evidente que não tinha um lar”, relatou o homem ao Newsweek.
Ao contar à esposa e à enteada sobre o encontro, recebeu o apoio que precisava para levar a cadela consigo. Eles a chamaram de Gypsy.
A princípio, o plano era simples: alimentá-la, levá-la ao veterinário, fazer exames e colocar um microchip. Mas, conforme os dias passavam, Joe percebeu que Gypsy estava ganhando peso mais rapidamente do que o normal.
“Instintivamente soube que ela estava grávida. Meus amigos achavam que eu estava exagerando na ração, mas o veterinário confirmou: ela estava esperando filhotes.”
Em 12 de dezembro, Gypsy deu à luz seis filhotes saudáveis dentro de casa. Durante esse período, Tulgan e os amigos continuavam viajando por diferentes cidades da Flórida e levavam Gypsy e os filhotes com eles.
“Eles deram trabalho, faziam bagunça, eram barulhentos, mas eu não trocaria essa experiência por nada”, afirmou.
Assim que os filhotes atingiram idade suficiente, quatro deles foram adotados por amigos e familiares.
Joe ainda mantém contato com todos e, ocasionalmente, atua como “babá” da ninhada.
“Eles adoram visitar a mãe. Ela brinca muito com os filhos quando se reencontram.”
Não conseguimos encontrar a publicação original mas de acordo com a revista, a história de Gypsy foi compartilhada por Joe Tulgan no Reddit, no grupo r/mademesmile, em 6 de julho, com fotos adoráveis da cadela e seus filhotes.
A publicação recebeu mais de 8.400 votos positivos e dezenas de comentários elogiando a atitude do tutor.
“Ela sobreviveu à tempestade para que seus bebês conhecessem o sol”, escreveu um usuário.