Tendência 'pets de bolso' no Brasil: Nova preferência brasileira impulsiona mercado pet

Por
em Notícias

Você já ouviu falar nos 'pets de bolso'? Embora cães e gatos continuem sendo os favoritos, animais de estimação menos convencionais, como répteis, hamsters, mamíferos de pequeno porte que podem ser mantidos em espaços menores como gaiolas ou terrários, têm conquistado cada vez mais os brasileiros.

Crescimento dos 'pets de bolso'

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), estima-se que 39% dos lares brasileiros adotaram esses pets.

Esse aumento na procura se deve ao fato de muitas pessoas estarem buscando animais mais autônomos, que exigem menos cuidados e ocupam menos espaço, tendência impulsionada pela verticalização das moradias e pelas mudanças no comportamento da sociedade.

“Apesar do primeiro lugar ainda ser dos cães, é notório que ao lado dos felinos, que já apresentavam crescimento em outras pesquisas, os répteis e pequenos mamíferos têm despertado mais interesse”, afirma Caio Villela, presidente-executivo do IPB.

Oportunidade no mercado pet

Por conta desse crescimento, profissionais têm se especializado em áreas como veterinária exótica e comportamento animal, oferecendo serviços e cuidados específicos para esses pets menos convencionais.

De acordo com a Abinpet, em 2024, o setor de serviços veterinários se destacou no mercado nacional, alcançando R$ 7,7 bilhões, o que representa um aumento de 16% em relação ao ano anterior.

Com a crescente popularidade desses pets nos lares brasileiros, aqueles que se dedicam ao seu cuidado enxergam uma grande oportunidade de crescimento.

“Destacamos que os dois segmentos com maior alta entre 2023 e 2024 foram os de produtos veterinários e de serviços veterinários, com 16,1% e 14,2% respectivamente”, diz Caio Villela.

Atento a esse movimento, o Congresso PET VET 2025, que acontecerá dentro da PET VET Expo, ampliará sua programação para incluir conteúdos voltados exclusivamente ao cuidado de espécies não convencionais.

O evento ocorrerá de 13 a 15 de agosto de 2025, no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP), e contará com uma agenda dedicada à medicina veterinária de animais exóticos, refletindo a evolução e diversificação do setor.

“O maior interesse do público por animais não convencionais, que antes eram deixados de lado na hora de escolher um pet, tem criado novas oportunidades para esse mercado no Brasil. Foi pensando nisso que o Congresso PET VET 2025 apostou em um espaço de conversa focado neles. Estamos animados e acreditamos que seja apenas a estreia de uma grade que deve permanecer fixa no evento”, diz Guilherme Martinez, diretor do portfólio pet da NürnbergMesse Brasil, organizadora do encontro.

Você é da área e se interessou pelo evento? Então, não perca tempo! Para mais informações, acesse o perfil oficial no Instagram: @petvetexpo.

Redatora e apresentadora do Canal Amo Meu Pet.

Com formação em Design de Produtos e especialização em Design de Interiores pela Universidade de Passo Fundo, a Ana encontrou sua verdadeira paixão ao unir criatividade, comunicação e o amor pelos animais.

Apaixonada por contar histórias que tocam o coração, ela estudou Escrita Criativa com o escritor Samer Agi e participa do programa JournalismAI Discovery, organizado pela Escola de Economia e Ciências Políticas de Londres e a Iniciativa de Notícias do Google, buscando se aprofundar no universo digital.

Hoje, dedica-se a produção de conteúdos que informam, emocionam, conscientizam e arrancam sorrisos.