Após passar quase 3000 dias em abrigo, cão simpático entristece por nunca ter recebido nenhum interessado

Por
em Cães

Os filhotes geralmente têm mais sorte em abrigos de animais, mas nem sempre é assim. Às vezes, o tempo passa e esse filhote cresce. E a estadia que poderia ser curta acaba se estendendo por anos. Esse é o caso de Alemão.

Com quase 3.000 dias vivendo em um canil municipal, ele nunca teve a chance de ser notado, nem recebeu uma única visita de adoção.

Alemão é um simpático vira-lata que está no Canil Municipal de Mogi das Cruzes, São Paulo, desde 2017. Chegou ainda filhote, junto com três irmãos. Todos foram adotados. Menos ele.

Desde então, são 8 anos de espera, olhando o portão, abanando o rabo, torcendo por alguém que nunca veio.

Essa realidade foi compartilhada pelo perfil do projeto @passeioanimal.mogi, no Instagram, no dia 25 de julho:

A publicação rapidamente viralizou, com mais de 63 mil visualizações, mas nenhum interessado se apresentou de imediato. Dias depois, em uma atualização emocionante, os voluntários reforçaram:

“São mais de 2.800 dias esperando. Quantas visualizações valem uma vida?”

Felizmente, após tanta comoção, o projeto revelou que algumas pessoas demonstraram interesse em conhecer o Alemão. Mas ele segue no canil esperando a primeira chance de ser parte de uma família.

O que é o Projeto Passeio Animal?

O Projeto Passeio Animal é uma iniciativa de voluntários que levam, uma vez por semana, cães do canil municipal de Mogi das Cruzes para passeios pela cidade. A ação pode parecer simples, mas esses momentos fazem toda a diferença.

Segundo os organizadores:

“Nunca será só um passeio. Esses cães têm nomes, histórias e uma vontade imensa de serem amados. Socializar, passear e divulgar esses animais é uma forma de dar a eles uma nova chance.”

E isso é mais do que necessário. Em abrigos, muitos animais desenvolvem ansiedade, tristeza e até depressão. Principalmente os que, como Alemão, veem os anos passar sem receber uma visita.

Os benefícios de passear com um cão

Além de aliviar o estresse e estimular a socialização, os passeios ajudam a preparar os cães para a adoção. Eles aprendem a andar na guia, interagir com humanos e mostrar suas personalidades longe do ambiente confinado do canil.

De acordo com a VCA Animal Hospitals, caminhadas frequentes oferecem benefícios físicos e mentais importantes, como:

  • Controle de peso e saúde corporal

  • Manutenção das articulações e músculos

  • Melhora do sistema digestivo e urinário
  • Estímulo mental, evitando tédio e comportamentos destrutivos

Passear com um cão também é uma forma de cumprir as recomendações de atividade física da Organização Mundial da Saúde para adultos e crianças, promovendo saúde para ambos os lados da coleira.

Como adotar o Alemão?

A adoção de cães do Canil Municipal de Mogi das Cruzes é organizada por meio do próprio projeto Passeio Animal e pelo Núcleo de Bem Estar Animal (NUBEA). Os interessados devem entrar em contato pelo Instagram do projeto ou diretamente com o setor responsável na prefeitura.

A adoção é gratuita e responsável. Requer:

  • Ser maior de idade
  • Apresentar documento com foto e comprovante de residência
  • Passar por uma breve entrevista
  • Comprometer-se com os cuidados de saúde e bem-estar do animal

O Alemão está castrado, vacinado e é extremamente carinhoso, segundo os voluntários. Ele é leal, dócil e adora passear. Só precisa de uma chance: da primeira chance de sua vida.

Por que ele nunca foi adotado?

Infelizmente, isso não é raro. Cães de porte médio ou grande, sem raça definida, com pelagem escura e que envelhecem no abrigo são comumente ignorados. São os chamados "invisíveis".

Eles não têm olhos claros, não são filhotes fofinhos nem têm aparência de cães de raça. Mas têm amor de sobra. E histórias como a do Alemão provam isso.

Larissa é jornalista e escreve para o Amo Meu Pet desde 2023. Mora no Rio Grande do Sul, tem hobbies intermináveis e acha que todos os animais são fofos e abraçáveis. Ela se formou em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo e é “mãe” de duas gatas.