Cachorro 'fiapo de manga', que diziam que nunca seria adotado por ser 'feio', se arruma para tentar encontrar um lar
Por Ana Carolina Câmara em CãesBigode é um cachorrinho que ouviu muitas vezes que nunca seria adotado por causa de sua aparência.
Como brincou a médica veterinária comportamental e adestradora Ana Carolina Werkema, “ele é da raça Caroço de Manga Chupada, cor cinza perolado”.
Quem o vê assim, com o pelo desgrenhado e o jeito simples, pode até subestimar seu charme. Mas basta alguns minutos ao lado dele para perceber que, por trás dessa aparência desarrumada, existe um cachorro doce, divertido e cheio de amor para oferecer.
Tudo o que Bigode precisa é de uma chance para mostrar que, por trás de sua aparência, existe um companheiro leal, carinhoso e pronto para encher a vida de alguém de alegria e afeto.
Quem é Bigode?
Esse lindinho, que está em Igarapé, Minas Gerais, foi resgatado e está sob os cuidados de Ana Carolina Werkema para se tornar o caroço de manga mais bem-educado e obediente que alguém poderia ter.
Isso porque o método de Ana, conhecido como CDF (Cuidado, Direcionamento e Felicidade) é um sistema de adestramento positivo voltado para filhotes. Ele combina atenção e afeto (Cuidado), ensino consistente de comportamentos corretos (Direcionamento) e a construção de um cão equilibrado e feliz (Felicidade).
O objetivo é prevenir e corrigir maus hábitos como xixi fora do lugar, morder e destruir objetos, usando técnicas claras, recompensas e constância, sem punições ou agressões.
Sem dúvida, o Bigode vai aproveitar essa chance para se transformar em um companheirinho exemplar, cheio de confiança, carinho e pronto para conquistar o coração de quem souber olhar além da aparência.
Bigode está há dois anos aguardando encontrar seu lar definitivo, um lugar onde possa receber todo o carinho que merece e oferecer, em troca, sua lealdade e alegria sem fim.
Nesse período, Ana contou que chegou a ouvir de uma pessoa: “Ninguém jamais vai adotá-lo, porque ele é feio.” Ela respondeu de imediato: “Eu não acho!”, mas não deixou de levantar uma reflexão: “Por que será que ele ainda não foi adotado até hoje?”.
Por isso, ela decidiu dar um bom banho nesse lindinho, aparar seus pelos e caprichar em um penteado especial, para que todos pudessem enxergar sua beleza exterior.
E, para finalizar, colocou uma gravatinha preta para deixá-lo com um ar elegante e charmoso, pronto para conquistar corações à primeira vista.
Engajada com a causa animal e decidida a ajudar Bigode a encontrar sua família para sempre, Ana registrou em vídeo o seu dia de “princeso”, mostrando cada detalhe da transformação desse fiapinho cheio de charme.
O momento foi compartilhado em seu perfil no Instagram @auprender no dia 8 de agosto. Na legenda, ela escreveu:
“Tem um espaço para ele aí na sua casa e no seu coração?”.
Bigode é de porte médio, pesa cerca de 12 kg, é castrado, vacinado, vermifugado, adestrado e testou negativo para leishmaniose, estando pronto para levar carinho e companheirismo para quem decidir abrir as portas da casa e do coração para ele.
A publicação já acumula milhares de visualizações e centenas de comentários cheios de carinho.
"Muito fofo!!! Também tô na torcida pra ele conseguir um lar especial e cheio de amor!", desejou uma internauta.
"Muito amor pra família que adotar esse lindão", escreveu outra.
"Que trem mais lindo!!!! Amo esses lindinhos arrepiados!", comentou outra.
Assista:
Se você é de Igarapé ou região e se interessou pelo Bigode, pode entrar em contato com a Ana pelo direct do seu Instagram @auprender para saber mais sobre o processo de adoção e, quem sabe, oferecer a ele o lar cheio de carinho que tanto merece.
Agora, se você não pode adotá-lo, pode ajudar compartilhando a história do Bigode nas redes sociais, falando sobre ele para amigos e familiares ou até contribuindo com a causa animal, para que mais cães como ele tenham a chance de encontrar um lar amoroso.
Descubra quem são os famosos ‘caroços de manga’
O cachorro caroço (ou fiapo) de manga é um tipo de SRD com pelos arrepiados e cheios de personalidade, lembrando um caroço de manga chupado. Sua pelagem é a característica mais marcante, com fios que desafiam a gravidade e dão um ar divertido e único.
Possui energia de sobra e dificilmente fica parado. Está sempre pronto para brincar, correr e interagir, demonstrando disposição quase inesgotável.
Além de ativo, é muito apegado ao tutor, seguindo-o por todos os lugares e transformando cada reencontro em uma verdadeira festa, com rabinho balançando sem parar.
O fiapo de manga também se destaca pela personalidade forte. Apesar de não ter raça definida, carrega o que há de melhor nos cães: carisma, coragem, afeto e curiosidade.
Geralmente de porte médio, é ideal para quem busca um companheiro animado, leal e sempre pronto para viver novas aventuras.
Ana fez um vídeo mostrando o quanto ter um carocinho de manga é maravilhoso e como ele pode suprir qualquer desejo de quem pensa em ter um cachorro de raça.
Segundo ela, se você sonha com um rottweiler, é bem capaz de encontrar um carocinho de manga preto com caramelo.
Se o desejo é ter um pequinês, existe grande chance de topar com um carocinho de manga de focinho achatado.
E, se o sonho for um husky, pode acreditar: há carocinhos de manga de olhos azuis prontos para conquistar seu coração.
Com bom humor e sensatez, Ana deixou o recado claro: “Pare com as desculpas e use a razão: adote um Caroço de Manga Chupada!”
Assista:
Nos comentários, não faltaram declarações cheias de carinho:
"A minha fiapo de manga foi adotada e mudou minha vida pra melhor", declarou uma seguidora.
"Fiapo de manga é vida, já adquiri minha unidade", comentou outra.
"Ana, você é maravilhosa, só que tem um caroço de manga sabe o que ele(a) representa: belezura e puro amor", escreveu uma terceira.
Claro que cada cão é único. Sendo de raça ou não, todos merecem amor, respeito e a chance de ter um lar seguro e acolhedor, onde possam viver felizes e expressar todo o carinho e lealdade que carregam.
Por isso, se você deseja ter um cão de raça, busque sempre por canis responsáveis, que priorizem o bem-estar dos animais.
Agora, se o seu coração está aberto para a adoção, saiba que existem inúmeros cães incríveis, de todas as cores, tamanhos e personalidades, esperando por uma chance de fazer parte da sua vida e retribuir com amor incondicional.
Ele pode estar em um abrigo de animais, em uma ONG de proteção ou até mesmo nas ruas, aguardando que alguém o enxergue, estenda a mão e lhe ofereça a oportunidade de ter um lar cheio de cuidado e carinho.
Redatora e apresentadora do Canal Amo Meu Pet.
Com formação em Design de Produtos e especialização em Design de Interiores pela Universidade de Passo Fundo, a Ana encontrou sua verdadeira paixão ao unir criatividade, comunicação e o amor pelos animais.
Apaixonada por contar histórias que tocam o coração, ela estudou Escrita Criativa com o escritor Samer Agi e participa do programa JournalismAI Discovery, organizado pela Escola de Economia e Ciências Políticas de Londres e a Iniciativa de Notícias do Google, buscando se aprofundar no universo digital.
Hoje, dedica-se a produção de conteúdos que informam, emocionam, conscientizam e arrancam sorrisos.