Após 933 dias em abrigo, cachorrinha pula de emoção ao descobrir que festa de despedida era para ela
Por Ana Carolina Câmara em Cães
A cachorrinha Tracy chegou ainda filhote ao abrigo de animais PAWS Chicago, localizado em Illinois, nos Estados Unidos, com a esperança de ser adotada.
O abrigo é comprometido em resgatar, cuidar e encontrar lares amorosos para cães e gatos abandonados, oferecendo atendimento médico, carinho e a chance de um verdadeiro recomeço.
Só que, infelizmente, apesar de todos os esforços da equipe, dois anos se passaram e Tracy ainda não encontrou a tão sonhada família definitiva.
Até que, há poucos dias, o inesperado aconteceu: Tracy mal podia acreditar que a festa de despedida no abrigo era, na verdade, para ela.
Em busca da felicidade
Em entrevista ao The Dodo, Allison Wunder, gerente sênior de mídia digital da PAWS Chicago, contou que a maioria dos adotantes são pessoas que vivem na cidade.
Como Chicago é uma cidade vertical, muitos procuram por raças pequenas, que não ocupem tanto espaço e sejam mais adaptáveis à vida em apartamentos.
Tracy não se encaixou no perfil mais procurado, pois, conforme foi crescendo, revelou-se uma cadela de porte médio para grande, o que tornou sua adoção ainda mais desafiadora.
Os funcionários do abrigo não conseguiam acreditar que a cachorrinha estivesse sendo deixada de lado, já que era tão amorosa e brincalhona. Como destacou Allison:
“É sempre difícil ver uma cadela maravilhosa como a Tracy ser ignorada”.
E assim, por mais de 933 dias, Tracy permaneceu no abrigo, recebendo os cuidados diários da equipe, carinho dos voluntários e a esperança de que um dia sua família definitiva apareceria.
“Mas nenhum dia na PAWS foi desperdiçado para a Tracy — trabalhamos muito para proporcionar enriquecimento mental e físico, além de treinamento com reforço positivo para todos os nossos cães, para que a Tracy pudesse ter sucesso quando sua família chegasse”, disse Allison.

Um estudo publicado no Journal of the American Veterinary Medical Association mostrou que o enriquecimento ambiental e o treinamento com reforço positivo são essenciais para garantir o bem-estar dos cães em abrigos:
- Enriquecimento ambiental: como brinquedos interativos e estímulos sensoriais ajuda a reduzir comportamentos indesejados (como saltar ou latir) e aumentar ações mais calmas e desejáveis, como sentar ou ficar quieto, o que melhora a qualidade de vida dos animais.
- Quando combinado com treinamento de comportamento na gaiola por meio de reforço positivo (como petiscos ou atenção para comportamentos tranquilos), essas práticas reforçam comportamentos desejados e promovem um ambiente mais estável e acolhedor para os cães.
Essa combinação não apenas transforma o dia a dia dos animais em abrigos, mas também prepara cães como Tracy para uma chegada mais tranquila e confiante ao seu novo lar.
Foi então que o grande dia chegou!
Há poucos dias, Laura e sua família chegaram ao abrigo com o coração aberto e cheios de esperança de encontrar um novo amigo.
Eles haviam feito uma pesquisa no site e, em uma lista, escreveram os nomes dos cães que mais chamaram sua atenção.
Entre eles estava Tracy, cujo olhar doce, visto em um vídeo, se destacava e já transmitia a promessa de um amor verdadeiro.
A família começou a visitar a baia de cada cãozinho da lista, mas nenhum parecia se conectar com eles.
Foi então que, ao chegarem até a Tracy, o sentimento que haviam tido ao vê-la no vídeo se confirmou: ela era, sem dúvida, a escolhida.
"Tracy olhou para Laura e apoiou a cabeça em suas mãos", disse Wunder. "Depois de uns 5 minutos, eles sabiam que ela era a cachorrinha certa."
A equipe não poderia ter ficado mais feliz ao ver que, depois de tantos dias de espera, Tracy finalmente encontrou a família que tanto merecia.
"Eles certamente a escolheram, mas ver Tracy escolhê-los de volta foi mágico", disse Wunder. "Era como se ela os conhecesse há anos e estivesse esperando por eles o tempo todo."
Deixar passar batida essa conquista estava fora de cogitação. A equipe fez questão de festejar cada instante, celebrando a nova vida que começava para Tracy.
Por isso, antes que Tracy partisse rumo ao seu novo lar, voluntários e funcionários se reuniram no saguão para celebrar sua despedida, enchendo o ambiente de aplausos e carinho por sua tão esperada adoção.
"Fizemos uma comemoração para nossa menina Tracy — porque depois de 2 anos e meio na PAWS, ela finalmente encontrou sua família. Eles vieram conhecer alguns cachorros, mas Tracy fez a escolha por eles. Sem hesitação. Só amor", disse o abrigo.
E não parou por aí... essa lindinha ganhou bolo, brinquedos novos e muitos abraços, em uma verdadeira festa de despedida que marcou o início de sua nova vida.
"Um brinde à Tracy, às segundas chances e a todos que a ajudaram a chegar até aqui!", disse o abrigo.
A despedida foi filmada e compartilhada no perfil do Instagram do abrigo, @pawschicago, no dia 10 de agosto. Na legenda, a equipe destacou:
"Agora ela está em casa, seguindo seus humanos pela casa, quietinha, se adaptando como se sempre tivesse estado lá. E, sinceramente? Parece que sim."
A publicação acumulou mais de 78 mil visualizações e centenas de comentários emocionados.
"Ah, ela estava pronta para ir com sua família para sempre. Ela sabia exatamente o que eles estavam fazendo ali", escreveu uma internauta.
"O DIA MAIS FELIZ!! Obrigada, PAWS, por nunca desistirem dela! Cuidá-la por 2 meses foi absolutamente o melhor, e sou muito grata por ela agora ter o lar perfeito para sempre!!!" declarou outra.
"E eles viveram felizes para sempre… nós te amamos, Tracy," comentou uma terceira.
Assista:
Essa história não poderia ter tido um final mais feliz! E Laura, a nova tutora de Tracy, declarou:
"Apesar de estar no abrigo há tanto tempo, [Tracy] manteve seu espírito, seu orgulho e sua alegria de viver", disse Laura à PAWS Chicago. "O amor que ela recebeu da PAWS deve tê-la ajudado a manter sua resiliência e sua esperança. Não há nada nela que a faça ser vítima. Ela é forte, confiante e sabe amar porque foi amada pelas pessoas da PAWS."
E você, tem espaço no coração ou na sua casa para mudar a vida de um animal?
A jornada de Tracy mostra que todo cão ou gato merece uma segunda chance. Se não puder adotar, considere apoiar um abrigo com doações, voluntariado ou até mesmo compartilhando histórias.
Cada gesto conta e pode ser o começo de um recomeço cheio de amor para muitos animais.
Redatora e apresentadora do Canal Amo Meu Pet.
Com formação em Design de Produtos e especialização em Design de Interiores pela Universidade de Passo Fundo, a Ana encontrou sua verdadeira paixão ao unir criatividade, comunicação e o amor pelos animais.
Apaixonada por contar histórias que tocam o coração, ela estudou Escrita Criativa com o escritor Samer Agi e participa do programa JournalismAI Discovery, organizado pela Escola de Economia e Ciências Políticas de Londres e a Iniciativa de Notícias do Google, buscando se aprofundar no universo digital.
Hoje, dedica-se a produção de conteúdos que informam, emocionam, conscientizam e arrancam sorrisos.