Descartado igual lixo dentro de container, cachorrinho rosnava de medo das pessoas - até aparecer alguém disposto a amá-lo
Por Ana Carolina Câmara em Cães
Era uma noite de março quando Oscar, um cachorro da raça rottweiler, foi encontrado dentro de uma lixeira em Houston, no estado do Texas, nos Estados Unidos.
Descartado por sua antiga família como se fosse lixo, jogado em um contêiner, restava-lhe apenas rosnar para afastar qualquer um que ousasse se aproximar.
A crueldade humana o havia marcado profundamente, deixando cicatrizes não apenas em seu corpo, mas também em sua confiança.
Foi então que socorristas do abrigo Fur A Pawsitive Future chegaram para ajudá-lo.
A organização, localizada em Houston, é dedicada a resgatar gatos em situações de abandono e maus-tratos, oferecendo cuidados médicos, acolhimento temporário e a chance de um novo lar.
Ao encontrar Oscar, a equipe não pôde negar socorro e não mediu esforços: com paciência e carinho, conseguiram retirá-lo do contêiner e iniciar seu processo de recuperação, mostrando a ele que ainda havia esperança em meio à dor.
O resgate
A equipe da Fur A Pawsitive Future soube de Oscar após receber uma mensagem no WhatsApp de um morador da região onde ele havia sido abandonado. O recado, simples mas desesperador, dizia:
“Ei, Shireen, acabei de jogar o lixo na lixeira e vi esses olhos brilhando para mim”, contou a presidente da organização, Dra. Shireen Hyrapiet, ao portal The Dodo.
A mensagem inicial não trazia muitos detalhes, por isso Shireen pediu que o morador explicasse melhor. Foi então que ele revelou se tratar de um cachorro dentro da lixeira e que, provavelmente, alguém havia o colocado ali de propósito.

Apesar do foco do abrigo ser o resgate de gatos, Shireen não pôde ignorar aquele apelo. Reuniu rapidamente uma equipe e seguiu até o contêiner para resgatar o rottweiler.
Ao chegar, encontrou Oscar deitado, deprimido e cercado por lixo.
“Ele parecia tão derrotado”, disse Shireen. “Nossos corações simplesmente derreteram, se partiram e derreteram novamente.”
Com muito cuidado, a equipe envolveu o cão em uma guia e tentou puxá-lo para fora. Mas, indiferente, Oscar mal se movia, como se tivesse perdido até a vontade de lutar.
Com muita paciência, os socorristas conseguiram convencer Oscar a entrar na caixa de transporte. Assim que entrou, começou a rosnar, como se quisesse se defender, mostrando o quanto ainda estava assustado e desconfiado depois de tudo que havia vivido.
Os rosnados são uma forma normal de comunicação canina, utilizada para expressar diversos estados emocionais, desde brincadeira até desconforto e medo.
Segundo um artigo da PetMD, esse comportamento ocorre por motivos variados, como brincadeira, guarda de recursos, ou mesmo como um aviso para que algo ou alguém se afaste.
A American Kennel Club complementa que existem rosnados positivos, como aqueles comuns durante brincadeiras ou saudações, e rosnados de alerta, disparados por desconforto ou sensação de ameaça.

Ou seja, um rosnado pode indicar tanto um momento lúdico quanto sinalizar que o cão está assustado, estressado, com dor, ou em defesa, especialmente em situações de vulnerabilidade
Bom, rosnando ou não, uma coisa era certa: Oscar não ficaria mais naquela situação. Ele foi levado para as dependências do abrigo, onde recebeu água, comida e um lugar confortável para descansar.
O resgate de Oscar foi filmado e compartilhado no perfil do Instagram da Fur A Pawsitive Future (@furapawsitivefuture), no dia 30 de março.
“Embora sejamos apaixonados por gatos, não podíamos deixar este pobre cãozinho passar a noite numa lixeira. Missão de resgate no sábado à noite. Vamos levá-lo para o abrigo da cidade”, escreveu a equipe na legenda.
A publicação rapidamente acumulou milhares de visualizações e centenas de comentários emocionados:
“Obrigada sempre por tudo o que você faz. Especialmente por TODOS os animais”, agradeceu uma seguidora.
“Vocês são incríveis! Tadinho, o que há de errado com as pessoas? Como elas podem ser tão más?”, desabafou outra.
“Ele parecia tão derrotado e assustado. Obrigada por trazer este pobre bebê em segurança. Espero que um lar definitivo, com seres humanos decentes e atenciosos, esteja logo à espera dele”, desejou uma terceira.
Recomeço
Após os primeiros cuidados, Shireen entrou em contato com um abrigo local pedindo auxílio para Oscar.
Quando a Texas Bark Squad soube do caso, entrou imediatamente em ação e acolheu o rottweiler, oferecendo acompanhamento veterinário, um ambiente seguro e o carinho necessário para que ele começasse a recuperar a confiança.
Através da Texas Bark Squad, Oscar foi acolhido em um lar temporário, onde passou a receber todo o amor e atenção que nunca tinha conhecido.
Enquanto se recuperava fisicamente, também começava a reconquistar a confiança em humanos, descobrindo que podia, enfim, viver com dignidade e carinho.
Foi então que, em maio, o melhor aconteceu: Oscar encontrou a sua família para sempre!
Em uma atualização, a Texas Bark Squad anunciou que o rottweiler havia sido adotado por uma família amorosa, de Spokane, Washington, que reconheceu imediatamente o quanto ele era especial.
“De descartado a profundamente amado — parabéns, Oscar! Obrigado a todos que acreditaram em sua segunda chance e se esforçaram tanto para ajudá-lo”, escreveu a organização.
A boa notícia comoveu os internautas, e uma seguidora declarou: “Estou tão feliz. Adoro finais felizes.”
O abrigo também aproveitou a ocasião para incentivar:
“Os lares temporários tornam isso possível! Candidate-se para ser um conosco hoje mesmo. Forneceremos tudo o que for necessário, incluindo todos os cuidados médicos.”
Lar temporário é quando uma família acolhe um animal resgatado até que ele encontre sua família definitiva. Nesse período, o pet recebe amor, atenção, alimentação e cuidados médicos com o apoio do abrigo responsável.
Essa ajuda é essencial, pois muitos animais não teriam onde ficar após serem retirados de situações de abandono. Ao abrir sua casa, você oferece a chance de recuperação e recomeço para quem mais precisa.
Ser um lar temporário é transformar vidas e viver a alegria de participar de uma história de superação.
Repercutiu
A história de Oscar ganhou o mundo ao ser contada em vídeo pelo The Dodo e compartilhada na página @thedodo no dia 26 de agosto.
A publicação rapidamente acumulou milhares de visualizações e inúmeros comentários emocionados.
“Encontrei minha cachorra em um caminhão de lixo em 2019! O nome dela, Opala, significa lixo em havaiano, e hoje ela é meu maior tesouro”, relatou uma internauta.
“Olha essas almas incríveis resgatando esse bebê! Deveria ter uma foto deles no dicionário ao lado da palavra HERÓI”, comentou outra.
“Jogado fora como lixo. Isso é horrível. Obrigado aos socorristas e à sua família incrível!”, escreveu uma terceira pessoa.
Assista ao vídeo abaixo:
Que Oscar seja muito feliz ao lado de sua nova família.
Redatora e apresentadora do Canal Amo Meu Pet.
Com formação em Design de Produtos e especialização em Design de Interiores pela Universidade de Passo Fundo, a Ana encontrou sua verdadeira paixão ao unir criatividade, comunicação e o amor pelos animais.
Apaixonada por contar histórias que tocam o coração, ela estudou Escrita Criativa com o escritor Samer Agi e participa do programa JournalismAI Discovery, organizado pela Escola de Economia e Ciências Políticas de Londres e a Iniciativa de Notícias do Google, buscando se aprofundar no universo digital.
Hoje, dedica-se a produção de conteúdos que informam, emocionam, conscientizam e arrancam sorrisos.