Mulher vê cachorro no quintal do vizinho, percebe que ele foi abandonado e então toma atitude para ajudá-lo
Por Ana Carolina Câmara em CãesEra maio, pouco depois do almoço, quando Stephanie Garcia, que vive em Cleveland, Texas, mãe de dois filhos, lavava tranquilamente a louça em sua cozinha, sem imaginar que aquele dia guardava uma grande surpresa.
Ao olhar pela janela, notou um cachorro vagando pelo pátio do vizinho, se protegendo do sol debaixo de um trailer velho. À primeira vista, parecia uma cena comum na vizinhança. Mas, naquele instante, algo não fazia sentido.
Dias antes, a família que morava ali havia feito as malas e se mudado, deixando a casa completamente vazia. Agora, diante de seus olhos, o quintal abandonado guardava apenas a presença de um misterioso cachorro marrom.
Logo, Stephanie se perguntou: será que o cachorro havia sido abandonado ali?
Preocupada, ela encheu uma bacia de água e outra de ração, foi até a cerca, aproximou-se com cuidado e ofereceu ao cachorro.
A forma como ele devorou a comida e matou a sede deixou claro para Stephanie que estava sozinho havia dias, abandonado à própria sorte.
Ela sabia que precisava agir e não hesitou!
O resgate
Por se tratar de uma propriedade privada, Stephanie teve receio de agir sozinha e buscou ajuda com a SPCA. Ela foi informada de que só poderiam entrar com um mandado judicial emitido no Condado de Liberty.
O pedido foi feito, mas, para a surpresa de todos, o juiz negou a autorização. Com isso, a SPCA foi obrigada a arquivar o caso, deixando o cachorro completamente desamparado.
Stephanie não desistiu de ajudar o cachorro. Durante duas semanas, ligou para diversos resgates, na esperança de encontrar alguém disposto a acolhê-lo. No entanto, a resposta era sempre a mesma: todos estavam com a lotação máxima e não tinham condições de recebê-lo.
Foi então que uma mulher apareceu, abrindo o portão da casa. Stephanie, sem perder tempo, correu até ela e pediu permissão para entrar na propriedade e finalmente verificar de perto a situação do cachorro.
Stephanie sabia que tirá-lo dali não seria fácil. Antes, precisava ganhar sua confiança. Por isso, junto do marido, levou água, comida e uma caminha macia. Então, começaram o processo de aproximação, visitando-o todos os dias e mostrando, com gestos simples, que Chance, nome que deram ao cachorro, não estava mais sozinho.
"Chance estava apavorado e era evidente que ele havia passado por muita coisa na vida. Felizmente, neste resgate, tivemos a oportunidade de ir com calma e trabalhar com Chance ao longo das semanas, enquanto a maioria dos resgates exige resgate imediato", disse Stephanie em entrevista ao People.
O local parecia um verdadeiro lixão, e Stephanie não tinha certeza se o cão realmente pertencia à família que havia vivido ali ou se havia sido simplesmente abandonado naquele espaço, tratado como se fosse apenas parte da bagunça deixada para trás.
A única certeza era de que ela precisava ajudá-lo, oferecendo segurança, amor e a chance de um recomeço, longe do abandono e da solidão.
“Não chegamos perto dele nos primeiros dias, deixamos que ele se familiarizasse com nossos rostos, cheiros e vozes”, lembra Stephanie. “Depois da primeira semana em que entramos na propriedade, Chance parou de fugir de nós e vimos que ele estava ficando mais confortável.”
Em desabafo à People, Stephanie falou:
"Chance teria sido abandonado à própria sorte no calor do sul do Texas, sem comida nem água, se meu marido e eu não tivéssemos intervindo".
Stephanie registrou o momento do resgate e compartilhou em seu perfil do TikTok, @steephanieeraee, no dia 30 de julho. Na legenda, escreveu:
'Salvar Chance e Nova tem sido uma vitória disfarçada. Estou feliz por ter conseguido fazer a diferença para mais dois cães.'
A publicação rapidamente acumulou milhares de visualizações e inúmeros comentários emocionados:
'Sabe, estou tão feliz que o controle de animais não acabou se arriscando, porque agora ele está vivendo a melhor vida com vocês', escreveu uma internauta.
'Você é incrível! Obrigada pelo que fez por este cachorrinho tão querido!', disse outra.
'Ouvir sua história me emocionou até as lágrimas. De um resgatador de animais para outro, obrigada por salvar a vida desses bebês', comentou uma terceira.
Assista:
Um recomeço para Chance
Chance levou cerca de 13 dias para confiar em Stephanie e em seu marido. Só então se arriscou a entrar no pátio do casal, gesto simples que representou uma enorme alegria para eles, pois simbolizava um grande avanço na recuperação do cão.
O casal respeitou ao máximo o tempo e o espaço de Chance, evitando pressa ou imposições. Cada aproximação foi feita com paciência, permitindo que ele entendesse, aos poucos, que finalmente estava em um lugar seguro.
"A linguagem corporal dele estava mudando e o abanar do rabo começou a ficar mais evidente", disse Stephanie. "Nossa paciência estava valendo a pena. Chance percebeu que não estávamos lá para machucá-lo e nos importávamos com ele."
No dia 20 de junho, Chance finalmente mostrou que queria ficar com a família. A partir desse momento, Stephanie o manteve na garagem, garantindo sua segurança até que passasse por uma avaliação médica e estivesse liberado para interagir com os outros cães da casa.
Chance foi diagnosticado com dirofilariose, uma doença causada por vermes transmitidos pela picada de mosquitos. Esses parasitas se instalam no coração, nos pulmões e nos vasos sanguíneos do animal, podendo provocar tosse, cansaço, perda de peso e, em casos graves, levar à insuficiência cardíaca.
O tratamento é demorado, exige acompanhamento veterinário e bastante cuidado, mas oferece chances reais de recuperação quando seguido corretamente, e é exatamente o que Stephanie e sua família estão fazendo por Chance, dedicando tempo, paciência e muito amor para garantir que ele volte a ter uma vida saudável.
Confira:
A surpresa não parou por aí...
“Alguns dias depois de termos Chance sob nossos cuidados, ouvi uivos lá fora e, para minha surpresa, havia outro cachorro na minha garagem com Chance, uma pastora alemã que parecia ser uma vira-lata”, revelou Stephanie.
Ela fez uma publicação em um aplicativo da vizinhança para perguntar sobre o pastor alemão e descobriu que o animal havia sido abandonado meses antes.
A cadela, que mais tarde recebeu o nome de Nova, costumava ser vista com frequência em uma loja de conveniência próxima, onde alguns clientes se compadeciam e lhe ofereciam comida.
“Ficamos com a Nova desde que ela chegou e ela também foi ao veterinário”, contou Stephanie. “Chance e Nova são um pacote completo.”
Que Chance e Nova encontrem em sua nova jornada apenas amor, cuidado e a segurança que sempre mereceram, deixando para trás o abandono e construindo uma vida repleta de amor.
Redatora e apresentadora do Canal Amo Meu Pet.
Com formação em Design de Produtos e especialização em Design de Interiores pela Universidade de Passo Fundo, a Ana encontrou sua verdadeira paixão ao unir criatividade, comunicação e o amor pelos animais.
Apaixonada por contar histórias que tocam o coração, ela estudou Escrita Criativa com o escritor Samer Agi e participa do programa JournalismAI Discovery, organizado pela Escola de Economia e Ciências Políticas de Londres e a Iniciativa de Notícias do Google, buscando se aprofundar no universo digital.
Hoje, dedica-se a produção de conteúdos que informam, emocionam, conscientizam e arrancam sorrisos.