Encontro de almas: Jovem conta por que adotar cachorro Fred foi melhor escolha que ela podia ter feito na vida

Por
em Cães

No dia 25 de julho, Bianca Mota, de Florianópolis (SC), comemorou dois anos da melhor decisão que já tomou: adotar o cachorro Fred.

Para marcar a data, ela compartilhou no Instagram um vídeo cheio de emoção que rapidamente conquistou milhares de pessoas.

Tudo começou por acaso. Bianca estava navegando pelos stories quando se deparou com a publicação de alguém oferecendo filhotes de vira-lata para adoção.

Bastou uma olhada para que o coração dela desse o veredito: “Meu Deus, esse cachorro é meu”, pensou.

Sem hesitar, mandou mensagem perguntando se o filhote ainda estava disponível e, felizmente, estava. No dia seguinte, ela foi buscá-lo.

Foi amor à primeira vista. “E de fato ele era meu”, recorda.

Uma vida compartilhada

Desde então, Bianca e Fred se tornaram inseparáveis.

“Até hoje a gente é tão absurdamente um do outro. Eu já chorei agarrada no Fred, já sorri, já viajei com ele, já voltei, contei pra ele os meus maiores medos, segredos, meus sonhos. E daí que ele não sabe falar? Eu entendo o que ele pensa”, disse.

Fred acompanhou Bianca em momentos de adaptação, como quando ela começou a morar sozinha, e também nos dias de descobertas sobre o que queria para a vida.

“Em tão pouco tempo a gente conseguiu uma vida tão linda juntos”, disse.

É claro que nem tudo foram flores. Fred, como todo bom filhote cheio de energia, deixou algumas marcas pela casa: sofá mordido, porta arranhada, incontáveis meias desaparecidas.

Mas nada disso diminuiu o amor de Bianca, muito pelo contrário.

“Mesmo com todas as travessuras, ele ainda é o cachorro mais carinhoso, companheiro e expressivo. Eu escolheria ele 10 milhões de vezes”, declarou.

Emoção compartilhada

O vídeo da comemoração alcançou 159 mil visualizações e quase 30 mil curtidas. Nos comentários, muitas pessoas se emocionaram com o relato.

“Chorei. É realmente um encontro de alma, né?”, escreveu uma internauta.
“Não existe coincidência quando se trata de um amor assim. Que presente esse encontro! É por histórias como a sua que acreditamos tanto na força da adoção”, disse outra.

Bianca, por sua vez, fez questão de reforçar a mensagem principal: a importância da adoção responsável.

“Morar sozinha deixou de ser solitário com meu melhor amigo do mundo, e o amor que eu sinto por ele… completa cada segundo pra mim. ADOTEM (com responsabilidade, sempre!)”

Mais que companhia: um apoio para a vida

A relação de Bianca e Fred ilustra algo que as pesquisas já vem comprovando há algum tempo: os animais de estimação são ótimos aliados contra a solidão e até mesmo contra problemas de saúde mental.

De acordo com um estudo da Human Animal Bond Research Institute (HABRI), em parceria com a Mars Petcare:

  • 85% das pessoas acreditam que a interação com animais ajuda a reduzir a solidão;
  • 80% dos tutores afirmam que seus pets os fazem sentir menos sozinhos;
  • Mais da metade (54%) relata que seus animais os ajudam a criar conexões com outras pessoas.

Pesquisas conduzidas pela Dra. Nancy Gee, diretora do Center for Human-Animal Interaction na Virginia Commonwealth University, reforçam que os pets muitas vezes ocupam o papel de figuras de apego.

Eles são fonte de conforto, companhia e apoio nos momentos difíceis. Diferente das relações humanas, eles oferecem amor incondicional e espaço seguro para confidências, sem julgamentos ou expectativas.

Não à toa, em hospitais, lares de idosos e até escolas, os animais já vêm sendo incorporados em terapias para reduzir depressão, melhorar a cognição e estimular a socialização.

Larissa é jornalista e escreve para o Amo Meu Pet desde 2023. Mora no Rio Grande do Sul, tem hobbies intermináveis e acha que todos os animais são fofos e abraçáveis. Ela se formou em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo e é “mãe” de duas gatas.