Após perder gestação, golden retriever adota ninhada e história comove família
Por Beatriz Menezes em Aqueça o coração
Uma cadela da raça golden retriever chamada Athena surpreendeu sua família em Araçoiaba da Serra, interior de São Paulo, ao adotar filhotes de outra cachorra da mesma raça depois de perder a própria gestação.
O caso, compartilhado por Graciele Francine em um comentário no TikTok, chamou a atenção do portal Amo Meu Pet, que entrou em contato para conhecer os detalhes.
Segundo Graciele, Athena tem três anos e convive com outros dois machos da raça.
A cadela ficou prenha em abril de 2024, mas acabou perdendo os filhotes após um tratamento contra uma infestação de parasitas.
“A gente sabia que ela estava grávida, já estava barriguda e formando leite. Mas ela pegou bicho, foi necessário passar o remédio para salvar ela e acabou perdendo os filhotinhos”, contou.
Enquanto Athena enfrentava a perda, a cadela de uma amiga de Graciele, chamada Mia, seguia com a gestação após cruzar com um dos goldens de Graciele.
No entanto, após uma cesariana, Mia rejeitou os filhotes.
“Minha amiga me ligou desesperada porque a cadela não aceitava os filhotes e até queria devorá-los. Ela disse que não conseguiria cuidar sozinha, já que precisava alimentar os bebês a cada duas horas, então dividimos a ninhada”, relatou.
Graciele levou seis filhotes para casa e foi surpreendida pela reação de Athena.
“No começo fiquei com medo de ela querer machucar os filhotes, mas percebi que ficou eufórica e curiosa. Aos poucos, deixei ela se aproximar. Logo começou a lamber, cheirar e deitar ao lado deles, estimulando o xixi e o cocô como uma mãe faria”, disse.
Mesmo sem ter leite para amamentar, Athena assumiu o papel de cuidadora, aquecendo os filhotes e interagindo com eles durante os primeiros dias.
“Ela educou, dava limites com mordidinhas quando brincavam forte demais. Foi incrível, até a dona dos filhotes ficou chocada porque a mãe biológica rejeitou e a minha acolheu”, acrescentou.
O comportamento da golden retriever surpreendeu até a própria tutora, que não esperava esse instinto.
“Ela é muito brincalhona, corre, morde, faz arte, mas nunca imaginei que teria um instinto materno tão forte. Fiquei com receio de rejeitar, mas ela foi exatamente o contrário, muito carinhosa e protetora.”
A adoção inesperada teve impacto em toda a família. Meses depois, Athena teve a própria ninhada, dessa vez de quatro filhotes.
“Ela foi uma mãezona. Todo mundo que vinha aqui dizia que não existia uma mãe igual. E diferente de muitas cadelas, ela sempre deixou a família participar, pegar os filhotes no colo, brincar. Ela só não deixava outros cachorros chegarem perto”, afirmou Graciele.
Todos os filhotes da ninhada adotada por Athena, foram doados para lares de confiança. A família organizou até um reencontro quando completaram um ano de vida.
“Foi maravilhoso rever todos juntos, foi um aniversário especial. Essa experiência fez a gente se apaixonar ainda mais por ela. Se tivesse que resumir em uma palavra, seria incondicional, porque foi um amor incondicional”, destacou.
O caso reforça algo já observado em outros casos: cães podem adotar filhotes de outras cadelas, principalmente quando passam por gestações interrompidas.
O instinto materno, aliado ao vínculo com o grupo familiar, pode despertar esse comportamento.
Confira o vídeo:
“Ela mostrou que amor não tem limite. O que aconteceu foi um aprendizado para todos nós aqui de casa”, finalizou.
Além disso, histórias como a de Athena lembram a importância do acompanhamento veterinário durante a gestação e pós-parto, já que complicações podem acontecer e exigem atenção imediata.
Athena hoje segue saudável, cercada de cuidados e carinhos. Para Graciele, a cadela ocupa um espaço ainda maior na família depois do episódio.