Golden retriever fica de coração partido toda vez que vê dono com mala - mas chega o dia que tudo muda
Por Ana Carolina Câmara em Cães
Os cães se adaptam à rotina e, quando percebem qualquer mudança, podem reagir com ansiedade, alegria ou até estranheza, mostrando o quanto são sensíveis ao ambiente e às pessoas ao seu redor.
Foi exatamente isso que aconteceu com Charlie, um golden retriever de dois anos. Quando sua tutora agiu fora da rotina, ele percebeu imediatamente e reagiu de um jeito que partiu seu coração.
Ao ver a mala em frente à porta, Charlie entendeu que aquilo significava viagem. Com resmungos e ganidos, expressou toda a sua tristeza, como se implorasse para que ela não fosse embora.
O resultado? Desta vez, Charlie iria junto!
Oba, vou junto!
Charlie vive com sua tutora Lauren Lieberman, de 34 anos, em Montreal, na província de Quebec, no Canadá.
Como um típico golden retriever, esse lindinho adora fazer birra e demonstrar suas emoções, isso porque é muito apegado à família e não esconde o que sente.
E sabe quando a birra fica ainda mais intensa? É quando Charlie vê uma mala em frente à porta, pois entende que Lauren ficará alguns dias fora de casa a trabalho.
"Toda vez que tiro a mala do armário, ele tem exatamente a mesma reação porque sabe exatamente o que ela significa", contou Lauren ao Newsweek.
Esse apego forte de Charlie está muito ligado à chamada Síndrome de Ansiedade por Separação (SAS) — um distúrbio comportamental visto em cães que sentem estresse e angústia quando ficam longe de seus tutores.
Estudos feitos por Gabriel Bellei Carvalho de Mattos et al., na revisão “Síndrome da Ansiedade por Separação em Cães” (UNIPAC, 2023), mostram que a SAS se manifesta com sintomas como latidos excessivos, destruição de objetos, uivos, choramingos, tentativas de fugir, tremores, entre outros, sempre que o cão pressente uma separação iminente.
A pesquisa também indica que esses comportamentos não são simplesmente “caprichos” - são respostas emocionais ligadas ao vínculo com a figura de apego. Quanto mais previsíveis forem os sinais de ausência (como mala pronta, despedidas longas), maior a reação do cão.
Só que, para a alegria de Charlie, essa última viagem guardava uma surpresa especial: ele não ficaria para trás dessa vez.
Lauren contou animada para o goldinho que também estava preparando a mala dele, porque, dessa vez, iriam viajar juntos para Stowe, em Vermont, nos Estados Unidos, famoso pelas paisagens deslumbrantes e pelas atividades de inverno como o esqui.
Porém, apesar da boa notícia, parece que Charlie não entendeu, pois “ainda fez birra quando viu a mala”, contou Lauren.
Golden sendo golden... cheio de drama e muito amor.
A manha repercutiu
Lauren decidiu registrar em vídeo a reação de Charlie diante da mala. Mesmo depois de tentar tranquilizá-lo, repetindo com carinho: “Você vai vir comigo! Desta vez você vem comigo!”, o golden retriever não conseguiu esconder a ansiedade e a expressão de incerteza.
“Ele acha que vou embora de novo”, confessou Lauren, com tristeza, olhando para a câmera.
O vídeo foi publicado em seu perfil no Instagram, @laurencodyandcharlie, no dia 2 de setembro, e rapidamente conquistou o público. Na legenda, ela descreveu de forma simples, mas marcante:
“O jeito que ele faz birra quando vê a mala”.
A cena emocionou milhares de pessoas e já ultrapassou 1,3 milhão de visualizações, recebendo comentários de internautas que se identificaram com a sensibilidade de Charlie.
“Ah... Os cães são tão inteligentes e sensíveis. Quem me dera que eles pudessem falar a nossa língua ou que nós falássemos a deles”, escreveu uma seguidora.
Outra declarou: “Eu amo Golden Retrievers... eles são os melhores”.
Confira:
A publicação não apenas revelou a personalidade carismática de Charlie, como também reforçou como os cães são capazes de sentir e expressar emoções.
Como ajudar um cão com ansiedade de separação?
Se assim como Charlie, seu cão tem ansiedade de separação, é importante saber que esse comportamento não é birra, mas sim um sinal de estresse emocional causado pelo medo de ficar longe do tutor. Muitos cães, quando percebem sinais de partida começam a demonstrar insegurança e podem latir, chorar, destruir objetos ou até tremer.
Segundo o portal Petz, a melhor forma de ajudar é por meio de um processo gradual de adaptação. Isso inclui treinar pequenas saídas, criar uma rotina previsível, oferecer brinquedos interativos que mantenham o pet ocupado, além de preparar um cantinho seguro, com cama e objetos familiares que transmitam conforto. Também é recomendado não exagerar em despedidas e retornos, mantendo esses momentos tranquilos para não reforçar a ansiedade.
Além disso, passeios regulares e atividades físicas ajudam o cão a gastar energia acumulada, deixando-o mais equilibrado. E, se os sintomas forem muito intensos, a orientação é buscar apoio de um veterinário comportamental, que poderá indicar terapias específicas ou até o uso de feromônios calmantes.
Outro goldinho dramático
Leo é um golden retriever de 4 anos que mostrou de forma divertida como os cães são capazes de expressar suas emoções diante da possibilidade de separação.
Ao ver sua tutora arrumando as malas para viajar, ele ficou triste, mas não demorou a reagir. Em vez de se lamentar, Leo decidiu agir: pegou o seu brinquedo favorito, um leão de pelúcia, e colocou dentro da mala aberta, como quem dissesse: “Se você vai, eu também vou junto!”.
A cena, filmada e publicada no perfil @midwestgolden.leo no TikTok, viralizou rapidamente, acumulando mais de 1,5 milhão de visualizações. Nos comentários, internautas se divertiram com a atitude do cão.
“Sou o advogado dele e legalmente ele também tem que ir”, brincou uma usuária.
Outro disse: “Ele está tipo: o quê, eu não vou também?!”.
Assista:
A tutora respondeu com bom humor às mensagens, mas explicou o motivo da viagem: ela estava indo para a Austrália com a mãe, depois de perder a avó, para realizar um desejo especial - assistir ao torneio de tênis Australian Open.
Leo, porém, preferiu resolver do seu jeito: garantindo seu lugar na viagem. Mesmo ficando em casa com o marido da tutora, ele certamente a receberá com festa, lambidas e muito carinho quando ela voltar.
Agora me conta, o seu pet também faz drama quando percebe que você vai sair de casa? Ele já tentou chamar sua atenção de um jeito fofo ou engraçado, como pegar brinquedos, latir, seguir cada passo ou até mesmo “arrumar a mala” para ir junto? Conta pra gente nos comentários.
Redatora e apresentadora do Canal Amo Meu Pet.
Com formação em Design de Produtos e especialização em Design de Interiores pela Universidade de Passo Fundo, a Ana encontrou sua verdadeira paixão ao unir criatividade, comunicação e o amor pelos animais.
Apaixonada por contar histórias que tocam o coração, ela estudou Escrita Criativa com o escritor Samer Agi e participa do programa JournalismAI Discovery, organizado pela Escola de Economia e Ciências Políticas de Londres e a Iniciativa de Notícias do Google, buscando se aprofundar no universo digital.
Hoje, dedica-se a produção de conteúdos que informam, emocionam, conscientizam e arrancam sorrisos.