Logomarca Amo Meu Pet

Mulher tosa seus cachorros e não consegue parar de rir ao ver a reação do gato

Por
em Humor

Sabe quando aquele amigo faz um procedimento estético que não o favorece? Pois a gata Kimchi sequer se esforçou para esconder o que ela achou do novo ‘corte de cabelo’ dos ‘irmãos’, os cães shih tzus Koa e Kumi.

Há cerca de um ano, Franzlei Yuson adotou a gata Kimchi e ficou encantada com a forma como a felina se adaptou rapidamente aos cães.

Desde então, os três se tornaram inseparáveis e compartilhavam o sofá, tiravam cochilos juntos e até trocavam carinhos.

Mas essa harmonia foi colocada à prova quando os dois Shih Tzus voltaram do pet shop com um visual radicalmente diferente.

O dia em que Kimchi “perdeu” seus irmãos

O marido de Yuson costuma tosar completamente os cachorros uma ou duas vezes por ano, para higienizá-los melhor e renovar o visual. Como isso acontece raramente, Kimchi nunca havia presenciado a transformação.

Assim que viu Koa e Kumi sem os pelos fofinhos de sempre, a gata arregalou os olhos, arqueou o corpo, mostrou os dentes e começou a sibilar.

Para ela, não eram mais seus irmãos de quatro patas, mas sim, dois estranhos perigosos dentro de casa.

“Foi a primeira vez que ela os viu daquele jeito, completamente diferentes. Ela fez a posição do gato bravo e sibilou para eles. E ela nunca tinha feito isso antes, nem quando chegou pela primeira vez”, contou Yuson ao The Dodo.

Enquanto isso, os cães não entendiam absolutamente nada. Rolavam alegremente no chão, como se nada tivesse acontecido, sem perceber que a amiga estava em estado de alerta máximo.

Kimchi, por sua vez, não quis saber de conversa. Ela correu para o quarto de hóspedes e passou quatro horas escondida, digerindo o choque.

Reconhecimento pelo olfato

O comportamento de Kimchi não é tão estranho quanto parece. Gatos não se guiam apenas pela visão e o olfato é a principal forma de reconhecimento entre eles.

É por isso que, muitas vezes, quando um gato ou cão volta do veterinário, acaba sendo hostilizado pelo companheiro felino que ficou em casa.

Esse fenômeno é conhecido como agressão felina por não reconhecimento, como explica a veterinária Dra. Laci Schaible em um artigo para a Embrace Pet Insurance Agency.

“Os gatos se reconhecem principalmente pelo cheiro. Quando um retorna cheirando diferente, seja por contato com outros animais, medicamentos ou até secreções de estresse, o companheiro pode interpretá-lo como uma ameaça e reagir de forma agressiva”, esclarece.

Segundo a especialista, esse tipo de agressão pode durar desde algumas horas até semanas inteiras, dependendo do temperamento dos felinos. O recomendado é separar os animais por um período e reintroduzi-los aos poucos.

Felizmente, no caso de Kimchi, o mal-entendido durou pouco.

Depois de algumas horas, ela se aproximou cautelosamente dos Shih Tzus, farejou os dois e percebeu que, por trás do novo visual, eram de fato seus velhos amigos. Em dez minutos, tudo voltou ao normal.

Internautas se divertem

O vídeo compartilhado por Yuson viralizou no TikTok e muitos tentaram imaginar o que estava se passando na cabeça da gata:

“Quem é esse?”
“Por que esse estranho está rolando na minha casa?”
“Isso simplesmente não parece certo.”

Outro se identificou:

“A gata está reagindo da mesma forma que minha irmã e eu reagimos na primeira vez que meu pai raspou a barba inteira quando éramos crianças”

Quando a tosa não sai como planejado

Essa não foi a primeira vez que uma tosa rendeu boas histórias na internet.

A cadelinha Tereza Cristina, ou Tetê, da raça maltês, viralizou em 2023 depois de voltar do pet shop com um visual que lembrou o personagem Beiçola, do seriado A Grande Família.

Segundo sua tutora, Nicolli Borges, a cadela sofria com coceiras e precisou de um corte bem baixinho. Mas a transformação foi tão radical que Tetê ficou visivelmente chateada.

“Tenho certeza que essa mini querida me odeia até hoje por causa dessa tosa”, brincou Nicolli em seu vídeo.

Outro caso foi o de Benny, um goldendoodle que simplesmente deu o “tratamento do silêncio” para sua tutora após sair do pet shop com um corte que não lhe agradou.

No carro, ele virou o rosto para a janela e se recusou a encarar Leah Stockton, sua dona. Leah tentava consolá-lo, dizendo o quanto ele estava bonito, mas Benny manteve a pose de desgosto até o fim.

Larissa é jornalista e escreve para o Amo Meu Pet desde 2023. Mora no Rio Grande do Sul, tem hobbies intermináveis e acha que todos os animais são fofos e abraçáveis. Ela se formou em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo e é “mãe” de duas gatas.