Tutora quase passa mal ao encontrar gato em posição estranha e então descobre a verdade

Por
em Humor

Quem convive com gatos sabe que eles parecem desafiar a lógica e a física, principalmente quando estão dormindo. Mas Nino, um gato laranja, deu um grande susto em sua tutora.

Certo dia, a tutora entrou na sala encontrou Nino estirado no braço do sofá, com a língua para fora e a pata encostada no rosto, como se tivesse, literalmente, apagado no meio do banho.

“Ele dormiu se lambendo”, diz a tutora no vídeo, entre risadas nervosas. “Não, isso não existe. Mas tá respirando. Pensa no susto que eu tomei.”

Ela se aproxima, toca na língua do gato… e nada. Nino segue imóvel, entregue a um sono tão profundo que mais parece um transe.

“Nino? Tá vivo?”, ela insiste, agora com a voz um pouco mais aflita. E nada de resposta.

Depois de alguns segundos de desespero, ela decide balançar o gato, chamando por ele com mais força: “Nino… Ninooo, NIIINOOOOOO!!”.

Foi então que o gato laranja abriu os olhos, se espreguiçou com calma e voltou a dormir como se nada tivesse acontecido.

“Tu quer me matar do coração?”, diz a tutora, ainda rindo e Nino parece nem registrar a bronca.

O vídeo está circulando pela internet e os internautas se divertiram com a cena.

“Tadinho, muito cansado de fazer as coisinhas de gato dele!”, brincou uma pessoa, ironizando.
“E dizem que os gatos sempre dormem de sobreaviso”, riu outra.
“Eu tenho inveja do sono do Nino”, disse mais uma.
“Bichinho super se divertindo lá na quinta dimensão, nem lembrava que tinha corpo”, imaginou mais uma.

E não demorou muito para que a cena fosse comparada ao vídeo clássico do porco Rodolfo, aquele que parecia ter ido dessa para melhor, mas estava apenas dormindo profundamente.

“Rodolfo????”, comentou uma pessoa. Logo os outros continuaram:

“Rodolfin!!!!”
“Ruddy?!”
“Que susto, estava dormindo…”
“Releitura do clássico.”

Mas, por que os gatos dormem de jeitos tão estranhos? E por que, às vezes, parecem ter desligado o sistema operacional por completo?

De acordo com o site veterinário PetMD, os gatos passam até 16 horas por dia dormindo. E à medida que envelhecem, essa média pode ser ainda maior.

O sono, além de restaurador, é essencial para conservar energia, já que os instintos de caça, mesmo nos bichanos domésticos, ainda estão lá, bem guardados.

E quanto às poses? Bom, aí mora um universo à parte.

O que as poses que os gatos dormem dizem?

Quando o gato dorme enrolado como uma bolinha, com o focinho quase tocando a cauda, está buscando calor e proteção. Essa é uma posição ancestral. Assim, ele mantém o corpo aquecido e protege os órgãos vitais.

Já quando o gato dorme de costas, esticado, barriga exposta, patas soltas e confiança plena, é sinal de que se sente completamente seguro. Nenhum gato dorme vulnerável se não confiar no ambiente e, claro, no tutor.

Dormir de lado, por sua vez, é o equivalente a deitar no sofá depois de um dia longo. Significa relaxamento, conforto e, ainda assim, prontidão para uma fuga rápida, se necessário.

Há também a famosa posição do pão, quando o gato parece um pãozinho de forma, com as patas dobradas embaixo do corpo.

Segundo a PetMD, é o jeito que eles encontram de conservar o calor e, ao mesmo tempo, permanecer alertas.

E, claro, existem as posições inexplicáveis, aquelas que desafiam a anatomia e o bom senso.

De acordo com a PetMD, os gatos são capazes de dormir em poses que parecem impossíveis porque têm uma flexibilidade impressionante.

Os discos da coluna vertebral são muito elásticos, e as escápulas (os “ombros”) não são presas por ossos, como nos humanos, mas por músculos.

Isso permite que eles se contorçam em ângulos que fariam qualquer praticante de Yoga sentir inveja.

Pode ficar ainda mais estranho

Muitos gatos até sonham e podem se mexer, emitir sons ou mexer os bigodes durante o sono REM, a fase dos sonhos. Isso é normal e você não deve acordar o felino.

Quando eles caem em sono profundo, uma boa dica é observar a respiração. Se o abdômen do gato sobe e desce de forma ritmada, ele está apenas dormindo profundamente.

E eles também podem roncar. Sim. Aumente o volume e aprecie a minha gata roncando:

Larissa é jornalista e escreve para o Amo Meu Pet desde 2023. Mora no Rio Grande do Sul, tem hobbies intermináveis e acha que todos os animais são fofos e abraçáveis. Ela se formou em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo e é “mãe” de duas gatas.