Em consulta de rotina, papagaia recebe notícia que 'não gostaria' e precisará mudar hábitos

Por
em Humor

Dona de uma personalidade marcante, a papagaia Amora, de 8 anos, é uma das estrelas do perfil da tutora, Bruna, conhecida como Uni.

A ave sempre aparece fazendo muitas travessuras, cantarolando a própria versão de ‘atirei o pau no gato’ e apreciando frutinhas. Principalmente maracujá.

Mas, recentemente, Amora teve uma surpresa nada agradável em sua consulta de rotina: descobriu que está… um pouquinho acima do peso.

Sim, até os papagaios precisam encarar a balança de vez em quando e, no caso da Amora, o resultado trouxe uma nova fase na vida: a dieta começou.

“Vem comigo levar minha papagaia no veterinário”, contou Bruna em um dos vídeos que compartilhou.

Segundo ela, Amora vai ao veterinário uma vez por mês ou a cada dois meses, principalmente para lixar as unhas, que crescem rápido e podem machucar as mãos da tutora, além de fazer o check-up completo.

No vídeo, a papagaia aparece calmamente dentro da sua mochila de acrílico, observando a paisagem durante o trajeto.

“É o que ela mais gosta, porque dá pra ver a vista”, explica Bruna. Mesmo assim, Amora parecia saber exatamente para onde estava indo. E não parecia muito empolgada com isso.

Chegando ao consultório, os veterinários a enrolaram em uma toalhinha (uma cena que encantou os internautas) para medir o peso: 474 gramas.

Depois vieram os cuidados de rotina, unhas lixadas, spray contra ácaros e piolhos e, claro, a notícia que ninguém gosta de ouvir: Amora engordou.

“Então ela vai seguir de dieta e vai ter que se exercitar mais. Mas tá tudo bem, a Amora voltou pra casa, comeu maracujá e ficou feliz”, contou Bruna.

Nos comentários, os seguidores se divertiram com a sinceridade da situação.

“Por isso que ela não gosta de ir, mandam fazer dieta”, brincou uma seguidora. Outra completou: “Rumo aos 80 anos, Amora!”

Legumes, voos e ‘levantamento de papagaio’

Bruna levou a recomendação a sério. Em outro vídeo, ela mostrou como tem adaptado a rotina da Amora para ajudá-la a emagrecer.

“Como vocês já sabem, a Amora engordou e tá precisando perder um pouco de peso. Então uma das coisas que a gente tá fazendo é, obviamente, uma dieta. A Amora tem que comer mais legumes e verduras, menos ração e zero sementes”, explicou.

Segundo a tutora, a papagaia já comia uma ração light, mas mesmo assim acabou ganhando uns gramas extras.

Para estimular a ave a consumir alimentos mais saudáveis, Bruna começou a brincar com as apresentações dos vegetais, prendendo os pedaços na gaiola ou em brinquedos.

“Parece que tá funcionando, tá? Eu acho que ela tá comendo bem mais legumes e verduras do que antigamente”, contou.

Além da alimentação, agora também tem exercício físico na rotina da Amora.

“É muito fácil fazer exercício com um bicho que voa, porque eles só precisam voar. E a Amora não gosta de voar”, revelou.

Para contornar isso, Bruna incentiva pequenos voos dentro de casa e também faz o que chamou de “levantamento de Amora”: segura a papagaia com as mãos e levanta o corpinho dela várias vezes, como se estivesse treinando na academia.

“É bom pra ela gastar energia e também é bom pro meu braço”, brincou.

A tutora reforçou que Amora está sob acompanhamento veterinário e lembrou que o excesso de gordura em aves pode causar problemas sérios.

“Então ofereça uma alimentação adequada e leve o papagaio de vocês no veterinário”, alertou aos seguidores.

Cuidados e alimentação de papagaios

De acordo com o Long Island Birds and Exotic Vet Clinic, o caso de Amora é mais comum do que se imagina.

Muitos papagaios de estimação acabam ganhando peso por falta de estímulo físico ou por dietas inadequadas, com excesso de sementes e petiscos gordurosos.

Essas aves, conhecidas por sua inteligência e sociabilidade, precisam de uma rotina que combine alimentação balanceada, estímulo mental e exercício físico.

Na natureza, papagaios passam boa parte do tempo voando, explorando o ambiente e buscando alimento, o que naturalmente mantém o peso sob controle.

Em casa, o cenário muda. Ficar muito tempo dentro da gaiola, somado ao acesso fácil à comida, pode levar ao sedentarismo e ao sobrepeso.

O ideal é que o papagaio saia da gaiola pelo menos uma vez ao dia, com supervisão, para brincar e se movimentar.

Os especialistas também recomendam variar o cardápio, incluindo legumes frescos, verduras e pequenas porções de frutas.

E, claro, oferecer sempre água limpa e fresca e manter os recipientes de comida bem higienizados, já que papagaios são sensíveis a fungos e resíduos.

Outra dica importante é garantir que o espaço da gaiola seja adequado, grande o suficiente para que o papagaio consiga abrir completamente as asas sem encostar nas laterais. E nada de gaiolas decorativas ou feitas de materiais tóxicos, como chumbo ou zinco.

Consultas regulares com um veterinário especializado em aves também são indispensáveis.

Como os papagaios tendem a esconder sintomas de doenças (um instinto natural de sobrevivência), check-ups semestrais ou anuais são essenciais para detectar precocemente qualquer problema.

Larissa é jornalista e escreve para o Amo Meu Pet desde 2023. Mora no Rio Grande do Sul, tem hobbies intermináveis e acha que todos os animais são fofos e abraçáveis. Ela se formou em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo e é “mãe” de duas gatas.