Vira-lata chega todos os dias trazendo uma pedra para pagar por lanche e atitude de proprietário chama atenção
Por Beatriz Menezes em Cães
Mesmo sendo um animal irracional, um cãozinho que vive na Cidade do México, no México, sabe muito bem o que precisa fazer para garantir sua refeição diária.
Em 22 de outubro um vira-lata caramelo apelidado de Esmashito passou a frequentar a hamburgueria de @_alonso88mtz em busca de alimento. Por viver na rua precisou adquirir algumas habilidades, entre elas, oferecer o pagamento com uma pedra.
Para muitos empresários esse pagamento poderia ser inviável, mas não para Alonso que prontamente atendeu ao pedido de Esmashito.
“Não tinha vendas mas um cão veio e trouxe uma pedra, suponho que como pagamento de um hambúrguer”, escreveu o autor do vídeo na primeira publicação sobre o vira-lata.
Então Alonso mostrou o passo a passo do preparo da refeição do cão. Basta fritar uma carne na chapa, torrar um pouco os pães e acrescentar um pouco de alface.
Muito comportado, Esmashito esperou do lado de fora e aprovou o lanche. A atitude de Alonso viralizou recebendo mais de 75 milhões de visualizações, 10 milhões de curtidas e 134 mil comentários.
Veja abaixo:
“Sou veterinário e dar um hambúrguer para os cães pode fazer mal, se não estiver acompanhado de uma coca-cola bem gelada”, brincou um internauta.
Alguns internautas sugeriram que o empresário adotasse o cão, mas ele explicou que não tem condições de levá-lo para sua casa. No entanto, enquanto puder estará oferecendo alimento, vacinas e até um banho.
O autor do vídeo não imaginava que o simples fato de aceitar a pedra no dia 22 faria com que Esmashito voltasse diariamente. Então, no dia 24, ao chegar para abrir o estabelecimento percebeu que o cliente já estava no local.

Primeiro o proprietário tratou de abrir a lanchonete, varrer o chão e limpar as mesas. O cão aguardou pacientemente no local e como recompensa ganhou outro hambúrguer - desta vez sem alface.
Confira:
Tá pensando que acabou? Nada disso, Esmashito tratou de espalhar para todos os cães do bairro que naquela lanchonete tem um humano de bom coração.
Sendo assim, no dia 30 de outubro Alonso foi surpreendido com a visita de outros dois cães, mas sem o caramelo.
“Sem clientes [humanos], não Esmashito chamou a clientela”, escreveu na legenda.
Assista:
Apesar de ser a única opção de alimentação disponível no local, cães podem comer pão?
Segundo a Médica Veterinária Leticia Fhynbeen especialista em Renal Care - Nefrologia e Urologia cães não devem comer pão.
Embora o pão não seja tóxico em pequenas quantidades, ele é rico em carboidratos e pobre em nutrientes essenciais, podendo causar ganho de peso, picos de glicose (risco para diabetes) e problemas digestivos, especialmente se consumido com frequência.
Na alimentação natural, cães digerem os alimentos de forma diferente dos humanos, e muitos temperos comuns podem ser prejudiciais ou tóxicos, como cebola, alho, sal em excesso, noz-moscada e pimenta.
O ideal é oferecer proteínas, vegetais e carboidratos seguros, sempre sem temperos nocivos e preferencialmente orientado por um médico veterinário nutricionista, que vai formular as quantidades e suplementações corretas para cada animal.
Quem é Letícia Fhynbeen
Letícia Fhynbeen é médica veterinária dedicada, principalmente, à nefrologia e urologia de cães e gatos. Seu propósito é oferecer um cuidado acolhedor, especializado e atualizado para melhorar a qualidade de vida dos pets e de suas famílias. Acompanhe dicas e conteúdos no Instagram: @renalcarenefrologia.
Alimentação natural caseira para cães: cuidados e melhores opções de carne bovina
Informações da Casa de Carnes Piné dão conta que ao optar por uma dieta natural caseira para seu cão, é fundamental ter cautela para que o alimento, em vez de beneficiar, não se torne um risco à saúde do animal. O objetivo principal é garantir que a alimentação seja segura e nutritiva.
As melhores carnes de boi para cães
A carne bovina é geralmente uma excelente escolha e uma das melhores proteínas para incluir na dieta natural dos cachorros.

Priorize cortes magros:
Para a saúde digestiva e o controle de peso, as melhores carnes para cães são aquelas com baixo teor de gordura.
Alguns dos cortes magros de boi mais recomendados incluem:
- Patinho
- Alcatra
- Lagarto
- Músculo
- Coxão Duro
- Miolo do Acém
Cachorro pode comer carne crua?
O consumo de carne crua geralmente não é recomendado sem o devido preparo. Isso se deve ao risco de contaminação por bactérias, como a Salmonella, que podem ser prejudiciais tanto para o cão quanto para os humanos que convivem com ele.
No entanto, para quem insiste em oferecer carne crua, o risco pode ser minimizado com a adoção de medidas de segurança rigorosas:
- Escolha de Fornecedores: garanta que a carne seja proveniente de fontes confiáveis e de alta qualidade.
- Congelamento Prévio:congele a carne por sete dias antes de servir. Esse processo ajuda a reduzir a carga patogênica.
-
Higiene Rigorosa:
- Sirva a carne na tigela por, no máximo, 20 minutos.
- Lave a tigela imediatamente após o consumo.
- Nunca guarde sobras para evitar a proliferação de bactérias.
Importante: mesmo que alguns patógenos não causem doença no cão, eles podem ser transmitidos aos tutores por meio do contato, como a saliva do animal, reforçando a necessidade desses cuidados.
Esmashito deve ter associado a pedra com algo positivo, nesse caso, o hambúrguer.
O reforço positivo é uma forma simples e carinhosa de treinar o seu cão. A ideia é recompensar o seu cão quando ele faz algo de bom, como sentar-se quando lhe pede ou manter-se calmo. A recompensa pode ser um snack, um carinho, um brinquedo ou simplesmente dizer-lhe “bom trabalho”. Desta forma, o seu cão ficará feliz e compreenderá que vale a pena repetir o comportamento.
Para a Tiendanimal este método funciona porque os cães aprendem associando o que fazem com o que recebem.
Se o seu cão recebe sempre algo de bom quando faz algo de bom, vai querer fazê-lo mais e mais vezes! Além disso, o reforço positivo cria uma ligação especial entre si e o seu cão.
O seu cão se sente seguro consigo, confia em si e gosta de aprender consigo sem stress ou medo.








