'Ele está tentando curá-lo': Gato sente algo errado com cão idoso, e imediatamente começa a ronronar e a massageá-lo

Por
em Aqueça o coração

O gato River sempre amou seu irmão canino Oakley, um cão idoso. Mas, desde que Oakley se machucou e precisou de tratamento, River parece fazer de tudo para tentar deixá-lo mais confortável.

Com a idade avançada, Oakley começou a enfrentar as dores típicas da artrite. Além disso, um machucado fez com que ele precisasse de fisioterapia e sessões de massagem terapêutica para aliviar o desconforto.

A tutora, Amber, passou a dedicar alguns minutos do dia para massagear gentilmente o amigo de quatro patas. E foi justamente aí que River percebeu que algo estava errado.

Amber notou que, sempre que começava a massagear Oakley, o gato surgia ao lado, sentado como quem estuda um procedimento complexo.

Até que, um dia, ele decidiu participar.

"River ficava observando e começou a massageá-lo diariamente também", contou Amber no Instagram.

A princípio, ela achou que o gato estava apenas curioso. Mas rapidamente ficou claro que era muito mais do que isso.

River passou a lamber as orelhas de Oakley com delicadeza, deitar por cima dele como se fosse um cobertor vivo e, o mais comovente, fazer massagem.

Ao som do ronronado e com as patinhas em movimento de “amassar pãozinho”, o felino parecia determinado a confortar o irmão.

"Não acreditei em como isso foi fofo. River só queria ajudar seu irmão Oakley também", escreveu Amber ao compartilhar o vídeo.

Veja o vídeo:

A internet, obviamente, não resistiu. O vídeo do gato massageando o cão idoso viralizou e alcançou 8 milhões de curtidas. Nos comentários, o público se derreteu com o “catopraxista”:

"Ele está curando o cachorro do seu jeito doce e único", disse um seguidor.

Outros tentaram imaginar o que o gato estava pensando:

"Tenho me preparado a vida inteira para este momento."
"Ah, então vamos massageá-lo? Deixa eu ajudar."

O que Amber não esperava era que, ao postar o vídeo, descobriria que a ajuda do gato ia muito além do carinho.

Nos comentários, diversos seguidores explicaram que o ronronar dos gatos pode ter efeitos terapêuticos.

"Depois que postei a história do River massageando o Oakley após o ferimento, todos comentaram sobre a frequência do ronronar de um gato poder promover a cura. Que coisa mágica o que meu gato River tem feito pelo seu irmão Oakley", disse Amber.

O poder do ronronar

Pesquisas sugerem que o ronronar dos gatos, geralmente entre 25 e 150 hertz, está dentro de uma faixa de vibração associada à regeneração de tecidos, redução de inflamação e até melhora da densidade óssea.

De acordo com Nancy Martin, terapeuta do Inspira Health, essas vibrações são frequentemente utilizadas em terapias sonoras voltadas à cicatrização.

"As vibrações de baixa frequência do ronronar de um gato podem ajudar a reduzir a inflamação, melhorar a circulação e estimular a cicatrização de tecidos danificados", explicou. "Também foi demonstrado que elas promovem a regeneração de células ósseas e aumentam a densidade óssea."

Além dos benefícios físicos, o ronronado ajuda a regular o sistema nervoso autônomo, reduz o estresse e diminui os níveis de cortisol, o hormônio do estresse associado à pressão arterial alta.

Ouvir o ronronado ou acariciar um gato desencadeia a liberação de ocitocina, o hormônio ligado ao bem-estar, à confiança e à sensação de segurança. É praticamente um pacote completo de cuidados.

Larissa é jornalista e escreve para o Amo Meu Pet desde 2023. Mora no Rio Grande do Sul, tem hobbies intermináveis e acha que todos os animais são fofos e abraçáveis. Ela se formou em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo e é “mãe” de duas gatas.