"Vem aqui meu anjo, você ganhou um lar": Cão comunitário tem a reação mais doce ao ouvir que vai sair das ruas
Por Larissa Soares em Aqueça o coraçãoCaramelo sempre esteve ali. Presente no dia a dia, recebendo carinho, comida, cuidados veterinários e muito amor das pessoas ao redor.
Mas, apesar de tudo, ele ainda faltava aquilo que todo cachorro merece: um lar só seu.
O vira-lata comunitário era cuidado pela dona da página @odompittbull, de Curitiba (PR), que, junto com colegas da empresa, decidiu não virar as costas para ele.
“Não tem coisa melhor que pegar um doguinho e cuidar. O bichinho é puro amor”, disse ela, em um vídeo publicado em 15 de outubro.
Segundo ela, os funcionários se uniram, fizeram uma vaquinha, castraram o cão e passaram a garantir que ele tivesse tudo o que precisava enquanto vivia na rua.
Apesar de todo esse cuidado coletivo, Caramelo ainda não tinha encontrado uma família definitiva. E isso apertava o coração.
Mas a história teve o desfecho mais bonito possível.
No dia 17 de novembro, a cuidadora voltou às redes com uma coleira nas mãos e uma notícia que mudaria tudo.
Filmando o encontro, ela se aproximou do cachorro e anunciou: “Vim buscar o Caramelo porque agora ele achou um lar”.
Ao ouvir a voz conhecida, ele se aproximou. “Vem aqui, meu anjo. Que lindo”, disse ela, enchendo o cão de elogios.
Foi então que aconteceu a cena que conquistou a internet.
O Caramelo sentou, começou a abanar o rabinho e fez uma expressão que muitos definiram como um sorriso: olhos semicerrados, lábios curvados, rabinho tímido.
“Você vai para uma casa, meu amor. Chega de rua”, continuou.
E Caramelo parecia entender tudo. Ou, pelo menos, sentir que algo muito bom estava acontecendo. O rabinho não parava, e o “sorriso” seguia firme.
“Caramelo se derretendo todo”, comentou uma internauta.
“Se tem algo que me deixa feliz, é ver os animais bem, sendo amados e protegidos”, comentou outra.
“A carinha dele é a melhor”, disse mais uma.
Em um vídeo seguinte, a cuidadora decidiu contar a novidade com todas as letras.
“Caramelo, deixa eu te contar uma coisa, meu filho. Você vai ser adotado. A sua mãe vem te buscar hoje, tá bom?”, disse, enquanto fazia carinho nele.
Ela contou que ele teria uma família, uma irmã, que passaria o Natal em casa e que não precisaria mais enfrentar a rua, a fome ou as brigas.
“Chega de rua, chega de baguncinha”, disse. “Daqui a pouco a mamãe chega.”
Mais uma vez, Caramelo reagiu de uma forma que encantou os internautas.
Cães realmente sorriem?
Segundo a PetMD, a maioria dos especialistas em comportamento animal não considera o “sorriso” do cachorro igual ao sorriso humano.
No entanto, muitas expressões caninas podem ser interpretadas dessa forma, como a respiração ofegante com a boca aberta, o rosto relaxado, a língua para fora e até os chamados “sorrisos submissos”.
Na maioria das vezes, quando um cão parece sorrir, ele está, de fato, feliz. E isso explica por que fazemos essa associação tão rapidamente.
De acordo com os especialistas, esse comportamento é resultado tanto da evolução quanto da incrível capacidade dos cães de ler e interpretar os humanos. Eles aprendem rápido o que nos agrada.
Quando um cachorro faz uma expressão que entendemos como sorriso, geralmente recebe carinho, elogios, atenção e até petiscos.
Isso funciona como uma recompensa, fazendo com que ele repita o comportamento.
Além disso, existe um fator genético envolvido, chamado neotenia, que faz com que cães adultos mantenham comportamentos típicos de filhotes, como cumprimentos afetuosos, abanar o rabo, lamber e, sim, “sorrir”.
Larissa é jornalista e escreve para o Amo Meu Pet desde 2023. Mora no Rio Grande do Sul, tem hobbies intermináveis e acha que todos os animais são fofos e abraçáveis. Ela se formou em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo e é “mãe” de duas gatas.
