"Tamparam o ninho do passarinho com filhote dentro": Trabalhador interrompe obra para salvar filhotinho preso dentro de muro
Por Beatriz Menezes em Mundo AnimalVocê já se perguntou até onde vai a maldade humana contra seres indefesos? Um vídeo que circula nas redes sociais mostra que, enquanto alguns tentam destruir a vida de forma silenciosa, outros estão dispostos a interromper o próprio trabalho para garantir a sobrevivência da fauna local.
A cena registra o momento exato em que um homem percebe que o ninho de um canário-da-terra foi propositalmente lacrado com barro em um canteiro de obras.
O caso aconteceu recentemente e ganhou força após a publicação feita por Leonardo De Sá no dia 10 de fevereiro.
Nas imagens, um canário-da-terra voa desesperadamente contra a parede de um muro de concreto.
O pássaro carrega alimento no bico, mas não consegue acessar o interior da estrutura porque a cavidade onde ficava o ninho foi obstruída por uma pelota de barro seco.
O autor do vídeo relata o crime ambiental enquanto se aproxima da parede para desfazer o dano.
Ao remover a camada de barro com as próprias mãos, o trabalhador revela que o buraco escondia um filhote de canário-da-terra. A câmera foca no interior da abertura, onde é possível notar a presença do passarinho, ele estava encolhido em um canto assustado.
O ato de tampar o ninho foi uma tentativa clara de impedir que os pais alimentassem a prole, o que levaria os filhotes à morte por inanição ou sufocamento.
Segundos após a desobstrução, o pássaro adulto retorna. Sem a barreira física, o canário entra rapidamente no muro para entregar a comida.
O vídeo foi publicado por Leonardo De Sá em 10 de fevereiro e conta com 1,6 milhão de visualizações, 207 mil curtidas e 21 mil comentários.
“As vezes me pego pensando como Deus entristece de ver algumas atitudes dos seres humanos!”
“Infelizmente, há pessoas que nasceram para semear a maldade. Mas a vida se encarrega de retribuir pelos seus atos.”
“Que atitude nobre. Deus te abençoe.”
Foram alguns dos comentários.
Confira abaixo:
Segundo o Pet Anjo a época de reprodução ocorre de junho a dezembro, quando as condições ambientais são favoráveis.
O canário-da-terra constrói ninhos fechados em formato de cestinha ou pode colocar seus ovos em telhados protegidos.
O período de incubação é de cerca de 15 dias e a postura é de cerca de 4 ovos. Em cativeiro, a expectativa de vida é de aproximadamente 15 a 20 anos.
Implicações legais e proteção à fauna
Muitas pessoas acreditam que mexer em ninhos encontrados em telhados, muros ou árvores é uma ação corriqueira, mas a legislação brasileira trata o tema com rigor.
No Brasil, danificar ou destruir ninhos e abrigos naturais é considerado crime ambiental. De acordo com o perfil do @parquemongagua nossa legislação ambiental é bem clara quando prevê multas para:
I - Quem impede a procriação da fauna, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade ambiental competente ou em desacordo com a obtida;
II - Quem modifica, danifica ou destrói ninho, abrigo ou criadouro natural, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade ambiental competente ou em desacordo com a obtida;
Se você for mexer em uma árvore, telhado ou até no seu gramado e encontrar um ninho com ovos e/ou filhotes, você terá que interromper o seu trabalho e aguardar até que as aves saiam naturalmente do ninho.
Respeito a fauna não é só uma atitude sensata. É também seguir a legislação brasileira.
A preservação do canário-da-terra e de outras espécies urbanas depende dessa convivência respeitosa.
Respeitar a fauna não é apenas uma questão de empatia ou bom senso, mas uma obrigação legal que visa manter o equilíbrio do ecossistema.
Se você presenciar situações de maus-tratos ou destruição de habitats, a recomendação é buscar os órgãos ambientais para realizar a denúncia formal.
