Dois caramelos passavam frio, encolhidos na chuva, até que um assovio mudou tudo: “Vem, pode entrar”
Por Larissa Soares em Aqueça o coração
Em uma rua do Paraná, dois cães caramelo tremiam de frio, encolhidos sob a chuva, quando um jovem decidiu agir.
Os animais tentavam se proteger como podiam, sem sucesso, enquanto a chuva caía forte. Do outro lado da rua, o internauta Ziul observava a cena.
Diante da situação, ele abriu o portão de casa e assoviou, na tentativa de chamar a atenção dos cães.
No mesmo instante, um dos caramelos se aproximou, curioso. Com o rabo abanando, atravessou o portão e foi ao encontro do jovem, como se buscasse entender se aquele convite era seguro.
Aos poucos, foi ganhando confiança. Em seguida, outros dois cães apareceram, ainda receosos.
Ziul então foi até o portão novamente, chamou com calma, e um deles decidiu entrar. O terceiro hesitou por mais tempo, permanecendo do lado de fora, observando.
Dentro da casa, os dois primeiros já estavam protegidos da chuva. Secos e mais tranquilos, começaram a explorar o espaço.
Do lado de fora, o último cão ainda avaliava a situação. Mais tarde, em uma atualização, Ziul contou que ele também acabou entrando.
“Sim, o terceiro ficou com medo, mas veio depois”, escreveu.
O gesto viralizou no TikTok e recebeu muitos elogios.
“Esse tipo de conteúdo que enche o coração da gente de felicidade”, disse uma pessoa nos comentários.
“Parabéns, moço, linda atitude”, escreveu outra.
Outros questionaram se ele adotaria os cães. O jovem explicou que não poderia, pois se mudaria na semana seguinte para uma casa onde não era permitido ter animais.
Ajudar dentro das possibilidades
Animais em situação de rua enfrentam diariamente frio, fome, medo e insegurança. Em dias de chuva, esses desafios se intensificam.
Encontrar um abrigo, mesmo que temporário, pode trazer conforto, alívio e segurança.
Não é necessário um ato extraordinário para ajudar. Muitas vezes, basta agir dentro das próprias possibilidades.
Em Tocantins, por exemplo, um menino chamado João Vitor passou por uma situação parecida.
Em uma noite chuvosa, ele ouviu um som vindo da rua. Ao investigar, encontrou um cachorro sozinho, molhado e chorando. Sem hesitar, correu até a mãe pedindo para ajudar.
“Posso pegar ele da chuva? Amanhã a gente procura o dono”, disse o menino, segundo relato da mãe, Rafaela Dias.
Com a autorização, João saiu na chuva, pegou o cachorro no colo e levou para dentro de casa.
Lá, tratou de garantir o básico, improvisou um recipiente de água com uma garrafa PET e organizou alguns tapetes para servir de cama.
A história teve um desfecho positivo no dia seguinte, quando o cachorro foi devolvido aos donos. Mas o que chamou atenção foi a atitude do menino, que demonstrou sensibilidade diante de um animal desconhecido.
Hóspedes ‘folgados’
Outro episódio que ganhou repercussão aconteceu com Valquíria Soares, que decidiu abrir a garagem de casa para três cães comunitários durante uma noite de chuva intensa. A ideia era oferecer abrigo temporário até o tempo melhorar.
Os cães aceitaram o convite sem resistência. Encontraram um espaço seco e, pela primeira vez em muito tempo, puderam descansar sem precisar se manter em alerta. No dia seguinte, porém, veio a surpresa.
Ao sair para trabalhar, Valquíria percebeu que os três continuavam dormindo. Horas depois, ao checar a câmera de segurança, eles ainda estavam no mesmo lugar, espalhados pelo chão, profundamente relaxados. A cena arrancou risadas e também reflexões.
“Estou achando que eles estão bolando um plano para não sair mais”, brincou ela.
A publicação gerou identificação entre os internautas. Muitos também comentaram que aquele comportamento era típico de cães que finalmente se sentem seguros. Sem a necessidade de vigiar o ambiente ou fugir de ameaças, eles simplesmente dormiram.
Larissa é jornalista e escreve para o Amo Meu Pet desde 2023. Mora no Rio Grande do Sul, tem hobbies intermináveis e acha que todos os animais são fofos e abraçáveis. Ela se formou em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo e é “mãe” de duas gatas.









